O retorno sobre o capital – Quanto posso ganhar trabalhando como day trader?

Mail recebido 

PROFISSÃO 2Caro Roger,

 
Também sou engenheiro, com MBA em Finanças. Comecei minha vida profissional na área financeira de grandes empresas, mas fiquei muitos anos afastado dessa área.
Há pouco mais de 4 anos voltei ao mercado financeiro numa função um pouco diferente. Hoje sou gerente comercial de um Fundo de Investimentos, e apesar de trabalhar num fundo de investimentos, meu trabalho é mais voltado à área comercial.
Essa função me toma muito tempo claro, mas eu gostaria de aos poucos me tornar um trader, e literalmente viver disso. Tenho certo capital que posso dispor para operar, algum tempo disponível, e uma boa base técnica para começar.
Há algum tempo estou tentando me informar “por onde começar” com as primeiras operações, ou com quem me aconselhar a respeito. Encontrei seu blog hoje, e confesso, achei seus resultados de 2013 sensacionais. Pena não estar disponível os resultados de 2014. É isso mesmo, 190% de ganho sobre o capital num mês ? Pode me ajudar a dar o pontapé inicial na minha intenção de ser um trader ? Em tempo, com um ganho médio sobre o capital relativamente pequeno (algo perto de 5%am), eu já posso me tornar trader em tempo integral.

Atenciosamente

Resposta

Vejo que deve estar com um bom conhecimento do que é a Bolsa e portanto não preciso te explicar que existe uma grande diferença entre ser investidor e ser trader. São dois mundos totalmente diferentes.
Para ser trader e operar o mini índice ou o mini dólar ou qualquer derivativo, não precisa de muito dinheiro para começar : algumas centenas de reais bastam ….mas para fazer disto uma renda para poder viver irá precisar de mais, mas mesmo assim com uns 20 ou 30.000 reais, terá mais do que o suficiente.
No que se refere aos rendimentos sobre o capital, sim são verdadeiros e mesmo pode obter muito mais do que isto. Obter 10 vezes seu capital não é tão absurdo, depende de sua capacidade de aguentar o risco e seu nível de insanidade mental. Não se ofenda!! é que eu mesmo já obtive este tipo de resultado numa época onde eu não tinha a menor ideia do que eu estava fazendo. Evidentemente, logo depois perdi tudo e muito mais!
 trader apavorado
A questão não é se é possível, mas se é possível conseguir isto com consistência. Eu não publiquei meus resultados de 2014 porque perdi dinheiro em quase todos os meses. E quando está perdendo dinheiro e coloca na web, não falta gente para te jogar pedras. Além de ter que suportar a dor da perda de dinheiro, tem que suportar as agressões morais. Mas logo logo vou voltar a colocar porque cheguei num nível de operações que me permite encarar os melhores do mercado sem perder dinheiro.
Estou te colocando isto para você entender que ser trader não é algo simples. Já ganhei muito dinheiro, já perdi muito, já tive pequenos ganhos sucessivos e pequenas perdas sucessivas e tem que permanecer na briga para poder sobreviver até vencer. Este é o grande desafio do trader …
Voltando ás porcentagens de ganho sobre o capital, você tem que entender que você está tendo uma reação de investidor e não de trader.
 
Vou te explicar:
 
Vamos supor que tenha 1000 reais e opere o mini índice por uma corretora que te pede 200 reais de margem por contrato. Poderá operar 5 mini contratos.
Para cada ponto do índice, ganha 0,20 reais por contrato… portanto irá ganhar 20 reais x 5 contratos = 100 reais a cada 100 pontos. E fazer 100 pontos não é muito difícil…certos dias poderá fazer ate 3000 pontos ou seja 3000 reais no dia com um capital de 1000 reais !!! O que dá 300% de ganho no dia..!!!
cara maluca
Mas entenda que a cada vez que opera um contrato do mini índice, está operando na realidade 10.000 reais que é o valor real do contrato. Portanto com 5 contratos estará operando 50.000 reais, e se para obter seus 3000 reais tiver feito 6 operações, terá utilizado na realidade 300.000 reais de capital e portanto terá na realidade ganho 1% sobre o capital usado, mas com somente 1000 reais de depósito na conta da corretora. É que a alavancagem é astronômica….
Então tem que entender que da mesma forma que está ganhando muito, pode perder muito num piscar de olhos, é aí que mora o maior problema de se operar ativos de alto risco : o medo. E portanto seus resultados irão depender diretamente de sua capacidade de lidar com o medo.
medo2
 Para iniciar, se informa dos investimentos que precisam ser feitos e  recomendo fazer um curso de Análise Técnica e de tape Reading. Irá encontrar estes cursos na WEB, não vou recomendar nenhum porque até onde eu sei, todos se valem.

Depois abra uma conta numa corretora que te oferece um bom nível de margem e corretagem (qualquer coisa acima de 0,75 reais por operação e contrato como corretagem é excessivo)  e comece a operar com 1 contrato do mini índice até conseguir entender como funciona o mercado. Aí então poderá começar a aumentar sua posição.

4 Replies to “O retorno sobre o capital – Quanto posso ganhar trabalhando como day trader?”

  1. Denis Souza

    Sera que e tão difícil responder que 2+2 e 4 tem que fazer toda uma enrolação. quando fiz minha pergunta no google sobre quanto posso ganhar operando 10 contratos de mini dolar queria uma resposta objetiva. mas ta eu sei que e um mercado de renda variável mas uma media de ganhos com certeza se deve ter agora tem que fazer todo um teatro e bla bla bla imbecis.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Denis…não sei ao que se refere e não sei se eu fiz um blablabla imbecil…mas de uma coisa tenho certeza é que não da para ter certezas nesta atividade e portanto ninguém ira te dizer quanto ” com certeza” ira ganhar em media nesta atividade operando 10 contratos. Se quiser ter certeza procura um emprego que ira ter a certeza de receber no final do mês uma quantia X

      Responder
  2. Julio Cesar Soares de Oliveira

    Roger, mais uma vez obrigado pelo esclarecimento, acho que o Denis deve estar distribuindo currículos depois da resposta, kkkkkkk.

    Responder

Deixe uma resposta