Primeiros conselhos à um day trader iniciante

Estou recebendo regularmente mails de novatos que me fazem basicamente as mesmas perguntas. No lugar de fazer sempre as mesmas respostas, eu vou colocar aqui sob forma de artigo, usando extratos de alguns destes mails e a resposta que fiz de modo que quem estiver com as mesmas dúvidas possa eliminá-las.

Evidentemente, não irei colocar os nomes de quem me mandou nem mesmo a integralidade do texto recebido para preservar o anonimato da pessoa.

 
MAIL RECEBIDO
PROFISSÃO 2

“Olá Roger, estava fazendo algumas pesquisas sobre Day traders e encontrei seu blog, fiquei bastante animado com as informações e gostaria muito de saber a respeito de como me tornar um Day trader. Confesso que não sei por onde começar, se primeiro preciso fazer um curso de análise técnica, um básico de Day trader ou seja você me daria um treinamento? Me indicaria quais passos eu devo tomar  para eu começar a operar com consciência e aos pouco poder caminhar com minhas próprias pernas?  Quando você fala que pode obter bons ganhos com um capital de 3000, isso é possível?

Enfim gostaria de poder começar a trabalhar nessa área, mas estou com pouco capital e nenhuma informação, estou pensando em usar o notbook e um PC com duas telas para começar, gostaria de começar evitando as perdas e saber administrar os ganhos para poder cobrir as possíveis perdas.  Então eu gostaria de receber seu email se puder me dar uma mão, gostaria de saber onde ir e em quais portas devo bater antes de começar a operar na bolsa e saber lidar com os movimentos sem pelo menos durante alguns meses, sem perder meu pequeno capital.
    Aguardo seu email.”

 

 
RESPOSTA

 

Que é possível é .
Mas veja bem a pergunta que está me fazendo é a mesma que se estiver me perguntando se é possível se tornar campeão do mundo de natação. Vou lhe responder que sim porque já tem gente fazendo isto.

 

Agora me deixa te perguntar :
 
-Quanto tempo um campeão leva para se tornar campeão ?

-São anos e anos de treinamento 8 horas por dia numa piscina, com rigoroso controle alimentar, nada de namorar, tomar uma cervejinha, comer uma pizza, sair por aí em badalação nas sextas e sábados a noite, etc… etc…

esforço

Pergunto eu : Você topa ?
 
Quando irá entrar no mercado para se tornar vencedor no day trade, irá apanhar, perder dinheiro, passar raiva, ficar dias e dias estressado e este treinamento pode durar não um ano mas vários anos antes de começar a ganhar dinheiro consistentemente.

 

Se Você não for apaixonado por isto, melhor não iniciar.
Tem que entender que o mercado é um jogo de soma zero. O dinheiro que irá ganhar você está tirando de alguém… e este alguém irá fazer de tudo para que aconteça justamente o contrário… Hoje, estamos lidando com as melhores cabeças neste negócio e que por desgraça nossa estão assistidos por ótimos times de especialistas, hardware que nem pode sonhar adquirir, e com capital quase ilimitado… é destes caras que terá que tirar dinheiro!

boxe

Se estiver bem consciente de tudo o que acabei de escrever, então para começar, deve fazer cursos para aprender o que a Bolsa é e como funciona. O que é uma ação, um Futuro, uma opção; o que é ficar comprado e vendido, etc…
 
Depois pode ir para estudar análise técnica e Tape reading, abrir uma conta numa corretora e começar a operar.Dê uma lida no meu artigo: Quanto vou ganhar operando day trades na Bolsa?
Quanto ás ferramentas me parece que um note book e um PC para começar a estudar é suficiente . Mas para operar consulte meu artigo plataformas para day trades.
 
Para os cursos e treinamentos, existem um monte na WEB… não vou recomendar nenhum pois todos se valem …

 

4 Replies to “Primeiros conselhos à um day trader iniciante”

  1. Asprig

    Oi Roger!
    Li seu texto e peço licença para falar um pouco sobre minha experiência de calouro no mercado.
    Por razões particulares comecei a querer empreender, mas meu capital era pouco e as dificuldades no Brasil são muitas para um empresário.
    Conversando com um amigo que "mexia" com a bolsa me interessei, por algumas razões:
    1 – O capital é pequeno;
    2 – Os impostos são baixos;
    3 – A "firma' é fácil de abrir;
    4 -O equipamento é barato e pode ser utilizado para outras atividades;
    5 – A burocracia é mínima;
    6 – O negócio é virtual;
    7 – Só depende de mim!
    Isto considerado, aloquei uma grana de 4600,00 e (se considerar os equipamentos e softwares que eu já tinha e uns livros) mais uns 5000,00.
    Comecei a operar no mercado futuro (só mini) com algumas noções de análise gráfica e de manejo de risco (A. Elder)
    Entrei na selva em outubro de 2013.
    Perdi dinheiro consistentemente (-40% do dinheiro alocado) até agosto 2014.
    Principalmente por causa do psicológico.
    As emoções de medo, ganância, pressa, coragem, autopiedade, orgulho, vaidade, jactância e euforia (basicamente ego) atrapalhavam demais o meu trade.
    Mas, como tenho um controle de risco e avaliação de performance que estudei nos livros do Elder não destruí meu capital e estou atualmente me recuperando e começando a ganhar dinheiro, como:
    1 – Estudo da análise técnica;
    2 – Price Action (incipiente);
    3 – Acompanhamento diário do pregão;
    4 – Criação de Estratégias para cada horário do pregão;
    5 – Operar só quando for para "pegar um peixe no barril";
    6 – Elaboração de um setup operacional simples e adequado a mim;
    7 – Saber que posso estar errado: então tenho que saber o que mercado tem que fazer para eu saber que estou errado.
    8 – Estudo das relações macroeconômicas;
    9 – Acompanho o blog do Roger.

    Um aperfeiçoamento constante.

    Responder
    1. Roger Batte

      Asprig…se estiver começando a se recuperar Você esta de parabéns…o psicológico é realmente o que nos destrói ….quando a gente começa a controlar o psicológico o dinheiro entra no bolso …e isto é realmente a parte a mais difícil..

      Responder
    2. Asprig

      Obrigado Roger, saiba que seus vídeos e textos serviram muito para melhorar minha atitude diante do mercado. O texto do eutrader sobre psicológico tb auxiliou muito.
      Vamo que vamo!
      ○/●/!!!!!

      Responder
  2. Guilherme Taitson

    Boa tarde, tudo bem?
    Parabéns pelo blog e materiais disponibilizados…

    Acho que como muitos aqui caí nesse post buscando um por onde começar nesse mundo de day traders.

    Sou engenheiro, trabalhei alguns anos em megamultinacional, mas, como muitos aqui também, percebi que aquilo não era pra mim. Sem fazer loucuras me preparei para iniciar minha transição de carreira, planejei meu pedido de demissão (que felizmente foi adiantado pela oportunidade de um Plano de demissao voluntária) e tirei do papel meu plano de empreender. Hoje em dia após muito trabalho e dias mal dormidos tenho condição de focar em outro novo projeto que será me tornar um day trader, a um bom tempo namoro essa área, porém, não sei nem por onde começar, não sei o que estudar, onde e como treinar, o que preciso para começar…

    Caso tenha alguma sequencia de estudos para indicar, blogs para acompanhar, enfim, me dar um norte para iniciar esta nova empreitada…

    Muito obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta