SOBRE FÓRUNS , CHATS E OUTRAS REDES SOCIAIS

PARTICIPAR DE FÓRUNS CHATS E OUTROS MEIOS SOCIAIS É FURADA

Quando comecei a operar na Bolsa 10 anos atrás , eu participava de uns fóruns …foi um desastre !

clipart-crying-smiley-emoticon-0f4f

Quando parei de participar eu estava humilhado , derrotado , eu me sentia um lixo. Percebi que isto me fazia mais mal do que bem e decidi me isolar.
Aos poucos eu entendi que não havia o porque me sentir mal …a quase totalidade dos espertalhões que era tão bons não estão mais no mercado …varridos !!
Então a recomendação que eu faço é a seguinte : fogem destes Everest de vaidade. O tipo de comentário do tipo : « olhe …olhe esta subindo …cantei a bola primeiro !!!  » não ira ajudar ninguém e muito menos aquele que esta escrevendo.

o medo do iniciante

clipart-smiley-terrified-yellow-emoticon-8206
Precisa entender que quando a gente entra no mercado estamos perdidos e que a gente procura entender como funciona tudo: as corretoras , o mercado , a analise técnica. Estamos num mar de duvidas e incertezas então encontramos um monte de gente que sabe mais que nos. E quando estes caras escrevem ou falam , eles se tornam fonte de verdade para nós. Acontece que na realidade eles sabem muito pouco a mais do que um principiante e portanto não tem valor de referencia. Eles são tão carentes de aprovação quanto os iniciantes e é por isto que escrevem e se vangloriam de suas vantagens. Acontece que só aparecem quando acabam de fazer um trade positivo : » olha o quanto dinheiro eu estou ganhando e como sou bom …entrei ali e fechei ali e ganhei tantos reais « .
São irresponsáveis !!!

quais são suas características pessoais?

clipart-orange-angry-smiley-emoticon-256x256-5926
Cada pessoa tem características próprias e o que é valido para um pode ser mortal para outro. Vou citar um exemplo :
Tenho um amigo que vive da Bolsa , mas tem 5 milhões na conta , em dinheiro , ações , títulos diversos ..pouco importe , o fato é que o cara é rico …
De vezes em quando ele faz alguma operação no índice futuro (cheio!!). Ele utiliza um lote padrão de 10 contratos. Então entre onde ele acha que deve entrar e aguenta ate 500 pontos de perda .Olha o cara tem uns 20 anos de mercado então erra pouco …mas aguenta isto e acaba o dia com 800 / 1000 pontos de ganho …mas primeiro aguentou uma perda de 400 ou 500 pontos. Quem não conhece o cara e lê o descritivo da operação dele pode achar ele muito macho de aguentar uma perda deste. Mas olhem ele estava perdendo 500x1x10=5000 reais …o que é 5000 reais em relação a 5 milhões? 0,01% …não chega a preocupar .
Agora vamos pegar um trader que tem 5000 reais e usa 10 mini contratos. Para ele uma perda de 500 pontos é simplesmente insustentável : 500x10x0,2=1000 reais ou seja 20% do dinheiro disponível !! então não adianta o primeiro tirar saro do segundo porque pula logo fora de um trade onde esta com 100 pontos de perda …100 pontos é o máximo que pode aguentar o que já representa 4% do capital disponível …
Portanto a realidade é de cada um e os resultados em valor de cada um não servem de exemplo para os outros .

fóruns = Everest de vaidade

clipart-boy-balloons-smiley-emoticon-256x256-cc3a
O outro ponto é que nestes fóruns as pessoas tem esta mania de só falar dos êxitos e nunca de suas perdas , o que dá a impressão que os cara são muito bons …nunca fazem um print screen da tela deles mostrando a realidade do dia deles …e quando fazem é porque justamente é excepcional. Acreditem , o cara que coloca de vezes em quando um print screen da tela dele com resultado maravilhoso , esta perdendo dinheiro consistentemente e como ele precisa levantar o astral dele então mostra somente as vitórias para o pessoal dizer para ele o quanto ele é bom …são loosers !!!
Não admira eles …tenha pena !…..Você provavelmente é tão bom quanto ele .
O verdadeiros traders bons fazem duas coisas : não participam de nenhuma sala de chat ou fórum , e trabalham sozinhos , se concentrando nas operações deles mesmos .
Ou então tem uma sala de trades onde aconselham e orientam outros traders operando ao vivo de maneira que os outros possam ver a realidade de se fazer trades com os ganhos e as perdas , as alegrias e as perdas de paciências …ali não há espaço para vaidade : o rei esta nu !!
Enfim , se você acha que não consegue operar sem participar de um fórum , então esta na hora de você se afastar para ver o que realmente vale e se volta a perder dinheiro quando se afasta então é que não sabe operar e é urgente começar a apanhar para poder começar a progredir , porque é só assim que se progride e consegue vencer …e quando souber ira perceber que não ira mais tolerar participar de uma sala destas …é deprimente !!!

participe das redes sociais fora da hora de operar

mulher atravessando
Isto não quer dizer que deve se isolar completamente das redes sociais. Bem ao contrario , mas de maneira pontual e nunca na hora de você fazer seus trades …antes ou depois , sem problema …pode ser ate bom , desde que esteja consciente de que o que as pessoas falam representa 10% da verdadeira verdade …e não pode se sentir humilhado porque um dia você ganhou 200 pontos e que um outro  » muito bom » diz ter ganho 1000 pontos sobre 1050 pontos de extensão que o dia teve !!..ou o cara é mentiroso , ou teve uma sorte danada !!
Portanto a lição é a seguinte : ganhador na Bolsa como em qualquer lugar na vida , é um cara que venceu por conta própria , apanhando …
Tem exceções? …claro que tem! …na Bolsa como em qualquer profissão tem os Pelés da vida …os excepcionais que tem isto na veia mas geralmente não operam como Pessoas Físicas (PF) ….mas são tão comuns encontrar como encontrar um Pelé !!! E mesmo o Pelé para se tornar o que ele foi , não dispensou as 10 horas de treino por dia !!
Ou seja não há sucesso sem labuta individual …e isto você não ira conseguir nos fóruns .

13 Replies to “SOBRE FÓRUNS , CHATS E OUTRAS REDES SOCIAIS”

  1. Anônimo

    gostei do post, ontem era eu quem estava a tentar conversar com vc pelo skype, perguntei como estava a nova corretora pq na tarde de ontem na hora da subida surpresa do mini indice em decorrencia da vale, o hb da clear travou. Sempre na hora da volatilidade esta acontecendo atrasos. Estou considerando outras corretoras… mesmo ainda estando em fase de aprendizado.
    Gosto da corretora clear mas acho que o forte dele sao as operacoes mais sofisticadas como travas de opcoes. Parece que os dados enfoque nao tiveram atraso mas os da tradezone sim. Creio que seja melhor trocar ideias centralizando por aqui mesmo e nao pelo skype, assim toma menos do seu tempo. Obrigado!

    Répondre
    1. Roger Batte

      Saens Saint…
      Durante o dia eu desligo o Skype para não ter distração com um monte de gente me fazendo perguntas …mas fora do pregão ou quando acabei o dia , não tem pb .
      não vejo problema em participar de fórum de maneira esporádica para manter relacionamentos sociais e ate para obter outras formas ou fontes de informação…como falei no meu artigo é ate saudável…o que não pode é ficar ligado o dia inteiro e esperar dos outros que deem dicas ou que você acabe se autojulgando , tomando como comparação o que os outros estão supostamente conseguindo…isto é de doer e não leva ninguém a lugar nenhum…
      Quanto a minha nova corretora é a Hencorp…estou muito satisfeito la …plataformas HB DMA a um preço irrisório e de graça se fizer 1200 reais de corretagem por dia …eles oferecem varias plataforma ( 5 no total) de nível diferente .Da comum ate uma DMA1 e outra DMA2 …escolhei a Cedro Finances Fast Trades…maravilhosa para o que a gente esta fazendo…
      Da uma olhada em : http://www.xthcommcor.com.br/plataformas

      Répondre
  2. Anônimo

    Mais um excelente texto.
    Tambem conheço um pessoal que opera pesado, entretano o alvo dos caras é 120pts diario, e um outro grupo do qual o alvo é de 200pts semanais. O indice pode variar 10.000pts mas eles fazem os trades com aquele alvo e não se abalam. Depois do objetivo cumprido desligam o monitor. Estou perseguindo esta disciplina, mas não é facil não.

    Bons trades.

    Guilherme

    Répondre
    1. Roger Batte

      GUILHERME …este é meu objetivo no curto prazo …operar uns 50 contratos mas tendo como objetivo 200 pontos por dia …de preferencia logo no inicio do dia …ai ficou fora do computador o resto do dia …pretende chegar nisto ate o fim deste ano…

      Répondre
    2. Anônimo

      mas 200 pts por dia seria no scalper certo? outro dia teve uma palestra da rico sobre scalper no mini indice foi gravado em http://www.livestream.com/encontrodeinvestidores2
      (eh soh procurar mini indice – scalper)
      achei o setup contrario a uma pessoa que usa trend following, e contrario a filosofia de procurar aquele padrao onda 3 em que o retorno eh potencialmente maior (filosofia phicube que estou assistindo no chat da clear)…

      sei que tem outro tipo de scalper via book, olhando o book de ofertas e tambem o times&trades

      acho tambem que se for para fazer scalper assim seria interessante ate tentar algo no sentido de programar um robo e tal… seria menos desgastante com certeza

      (saens)

      Répondre
    3. Roger Batte

      não…fazer 200 pontos por dia não é fazer scalpes hoje em dia …é fazer o que for preciso para obter estes 200 pontos …são muito poucos aqueles que fazem hoje em dia uma media de 200 pontos por dia.Todo sistema de rastreamento de tendencia atualmente são falhos …mas não usar los não quer dizer que ira fazer scalpes …

      Répondre
    4. Anônimo

      obrigado pela explicacao.
      assisti um seriado da inglaterra "million dollar traders" que esta no youtube em 3 partes.
      pegaram sete leigos, deram treinamento e botaram para operar um milhao de um fundo. No comeco todo mundo perdido e perdendo dinheiro. Metade mais uma pessoa nao conseguiram. Mostrou bem o psicologico deles e de quem comeca neste mundo.

      Répondre
    5. Roger Batte

      assisti uma parte deste seriado…muito esclarecedor do que acontece com o psicológico….por sinal aquela pressão que colocaram em cima deles era coisa de louco…mas é isto que acontece nestas salas de trades …então temos que ter em mente que aqueles que estão em nossa frente não estão brincando …sabem muito bem o que estão fazendo …por isto não podemos agir como amadores e se deixar controlar pela emoção…

      Répondre
  3. Anônimo

    Roger, Parabéns!!!
    Excelente texto e ótima informação para os traders de plantão, muito bom ouvir os conselhos de um trader experiênte como ti.
    ABS.

    Répondre
  4. Anônimo

    Roger,

    Parabens pelo texto, muito esclarecedor.

    Esse texto foi em abril, hoje, em julho, você ainda pensa ate o fim do ano estar operando com 50 contratos com obj de 200 pontos p/ dia? Porque com 50 contratos, uma variação de 100 pontos seria ganhar ou perder 500 reais. É mais arriscado em?

    Ai sua estratégia seria ter poucas operações no dia p/ alcançar esse obj (com 1-2 operações por dia) ou faria de 10-15 em forma de pequenos scalpes? E sairia ao ganhar esse 100-200 pts de objetivo? E quanto seria o stop loss do dia?

    Abraços

    Répondre
  5. Roger Batte

    sim eu acho que posso chegar la …mas mudei minha maneira de ver …eu acho que acima de 20 contratos não compensa mais trabalhar com o mini mas sim com o contrato inteiro.Com o mesmo valor de margem ira trabalhar com 1 lote do inteiro que operacionalmente equivale a trabalhar com 1 contrato do mini mas o resultado é 25 vezes maior …Ou seja meu objetivo seria trabalhar ate o final do ano com 2 lotes de 5 contratos do inteiro de maneira a não ter que alterar minha maneira de trabalhar , porque trabalhar com 50 contratos é muito mais pesado e obriga a gente a olhar tempos operacionais maiores , o que eu quero evitar …

    Répondre
  6. Pingback: DAY TRADING :DIAS DE PERDAS PESADAS | Actif Revenu

Laisser un commentaire