Opções e mini contratos : A importância do manejo de risco

Eu tinha um problema para explicar a quem faz minha assessoria , qual é a importância do manejo de risco e não conseguia trazer as explicações suficientemente convincentes para levar a maioria deles a usar este manejo.Acredito ter achado a demonstração para tal.
Eu vou começar para mostrar a diferença dos resultados de um dia com e sem manejo de risco .
Estou supondo um trader que tem 5000 reais para poder operar e sem alavancagem .Estou usando as entradas que eu mesmo fiz no dia 24 de abril ultimo na VALEE43 onde eu só fiz trades negativos .
Estou mostrando a seguir o quadro de manejo de risco com os resultados usando o calculo do tamanho de cada trade em função do nível de estope e  de um risco de 3% do capital por trade. Podemos ver que teria tido uma perda de 161 reais nestas condições.

Pois bem, agora vamos ver o mesmo quadro com um trader que usa o total de seu dinheiro para entrar nos trades. Ou seja ele divide 5000 reais disponível pelo valor da entrada… ou seja sem manejo de risco nenhum a não ser o fato de colocar um estope. Agora, o nosso trader esta perdendo 617,78 reais !!!

Agora a necessidade do controle de risco fica evidente!! Mas então porque a maioria dos traders não o faz ??? porque é chato… a maioria dos traders esta movida a emoção. E este método tem um grande defeito : se ele limita as perdas ele limita também os ganhos. Vamos ver isto a seguir.
Agora estou usando as entradas que eu mesmo fiz no dia 26 de Abril na VALEE42. Com controle de risco o nosso trader teria ganho 852 reais.

E sem controle, 1002,00 reais liquido… chato!!! E se tivesse comprado no inicio do dia e ficado até o fim do dia, teria ganho uma fortuna… mas como ele não sabia se ia subir ou não. Imaginem a perda se tivesse invertido!!

 

Então a maioria dos traders pessoas físicas ainda preferem apostar no ganho do que na perda porque é muito mais emocionante. E é por isto que a maioria das pessoas que me consultam para fazer minha assessoria estão tão preocupadas em saber se meu set up é bom ou não …porque sem manejo de risco precisam absolutamente de um set up maravilhoso que possa os dispensar do manejo de risco porque na realidade só querem alimentar seus sonhos de ganhos fácil.
Agora vamos falar da realidade do mercado e dos set ups.
Um set up muito bom lhe dará 70% de trades positivo. Acontece que se você for um muito bom trader ira acertar no máximo 70 % destes trades, o que nos leva a conclusão que um muito bom trader não ira acertar muito mais de que 50% dos trades de maneira consistente. Portanto o único jeito de ganhar fazendo trades é ter trades perdedores de valor muito menor que os trades positivos. O que quer dizer que tem que estopar o quanto antes quando um trade não anda como previsto e deixar evoluir um trade que anda bem , mas além disto tem que imperativamente limitar as perdas a um máximo , em percentual do capital  a cada trade e por dia. De onde o manejo de risco se tornar imperativo.
A outra razão do manejo de risco é que a maioria das vezes o mercado é duro… árduo… como atualmente. E nestes momentos, as chances de fazer trades negativos são maiores do que fazer trades positivos … mais uma razão muito forte para limitar as perdas .
E é por isto que eu afirmo que

SEM MANEJO DE RISCO, UM TRADER NÃO TEM CHANCE NENHUMA DE SAIR GANHANDO DESTA BRIGA QUÃO MARAVILHOSO SEJA O SET UP.

Deixe uma resposta