Controles de risco – as três fases de um trader

 

Muita gente me pergunta sobre minha percentagem de acertos nos trades. E sempre tenho receio de responder por não conhecer quem esta me perguntando. Então resolvi escrever esta mensagem para esclarecer este assunto.
Dizer que eu consigo 80% de trades positivos não quer dizer nada porque um único trade pode me fazer perder absolutamente tudo e mais um pouco… portanto a percentagem de acertos não é relevante em si mas sim a qualidade de seu controle de risco.
Um trader passa por três fases distintas :

  • A primeira que é a fase do principiante : geralmente a taxa de acerto oscila entre 20 e 30% e o nosso trader esta perdendo rios de dinheiro. Para ele o importante é ganhar MUITO dinheiro então acumula perdas consistentes. As perdas de seus trades negativos são altas e os ganhos de seus trades positivos são baixos. É a fase onde o trader não gosta de reconhecer que errou e insiste num trade perdedor, mas quando ele esta ganhando esta com medo de perder então encerra rapidamente o trade…o medo domina nosso amigo.

 

  • A segunda fase é a fase onde o principiante já se conscientizou que tem que se proteger. Ele já acumulou um bom conhecimento do funcionamento do mercado sob todos seus aspectos e melhorou consideravelmente seu controle emocional. A taxa de acertos passa a ser de 40% a 50% positivos. Mas estes 50% ainda são trades de ganhos pequenos e de vezes em quando, por sorte, faz um trade de maior lucratividade. Mas nesta fase o problema persista em seus trades negativos. Dos 50% dos trades negativos, 40% são de perdas pequenas… resultado da melhora de seu sistema de controle de risco, mas infelizmente ainda 10% são de perdas pesadíssimas, ocasionadas por uma ainda falta de controle emocional. Estas perdas por si só , apagam os ganhos… e nosso amigo continua a perder dinheiro consistentemente.

 

  • Enfim vem a terceira fase. Nesta fase continua com 50 talvez 55% de acertos, mas a natureza dos trades mudou. Agora, os 50% ganhadores estão divididos em 35% de pequenos ganhos e 15% de ganhos altos. Seus trades perdedores são 99% de pequenas perdas e 1% de perdas mais pesadas mas não prejudiciais. Os 35% dos trades de pequenos ganhos cobram as perdas e os 15% fazem o lucro. O nosso trader tem o mais completo controle emocional, sabe onde entrar e sair , mas principalmente sabe encerar rapidamente um trade “torto” e deixar correr um trade vencedor.
    São destes trades vencedores compridos que vem o lucro bom, aquele que permite ao trader de acumular capital, mas os trades ganhadores curtos são necessários para pagar as perdas.

 

Deixe uma resposta