« MERCADO HOJE « : os dez quadros que irão mudar sua vida de day trader

Posté le par

Muita gente que lê o post que eu coloco cada dia me manda perguntas sobre seu significado. Vou colocar aqui as explicações de cada quadro que compõe aquela tabela e principalmente seu significado.

Primeiro quero lhes contar uma historia .

veleiro em alto mar

Alguns meses atrás assisti na Televisão francesa, uma reportagem sobre dois marinheiros franceses que se propunham a bater o recorde de velocidade na travessia do atlântico entre Nova York e a Irlanda.Nossos dois marinheiros , bem tarimbados , já com uma ampla lista de vitorias mundiais, saíram do porto de Breste na França e foram atracar no porto de Nova York.E la permaneceram por …mais de duas semanas .Um repórter que vinha se informar do porque desta demora em partir com uma pergunta do tipo : « tão com medinho né? » se viu convidado a entrar na cabine do Catamarã .E la o que podia se ver era paredes cobertos de equipamentos eletrônicos …uma dezena de telas de todo tipo e o segundo navegador escrutando as informações recebidas .A explicação que os dois forneceram foi a seguinte : « para bater o recorde do mundo precisamos ter tudo a nosso favor e sabemos que é nesta época do ano que acontece esta situação. Então estamos prontos para partir mas somente entraremos no oceano quando todas as condições climáticas serão preenchidas « .Três dias depois , entraram no mar e bateram o recorde de 4 horas .

Estou contando esta historia porque ao entrar no mar do mercado todo dia , muitos traders o fazem sem ter a mínima ideia do que esta acontecendo no mercado.Focalizam seu mente em ler corretamente os gráficos , e pronto.Voltando aos nossos marinheiros a pergunta é a seguinte : será que não sabiam manejar um catamarã ? claro que sabiam e muito bem por sua vez , mas não entraram no mar sem saber em que mar estava entrando.Sem saber se podiam encontrar um ciclone que podia os forçarem a voltar , ou , pior , podia os matar.

Nos somos estes marinheiros e precisamos estar informados ao máximo do que pode influir sobre nosso dia de trade.Por exemplo entrar num trade as 15h10 num dia onde o FED (BC americano) vai anunciar uma nova taxa de juros é querer enfrentar um ciclone em pleno mar…isto mata !!!!!

Portanto , o quadro que eu publico todo dia resuma as principais informações importante para fazer o raio X do mercado.Não é perfeito , mas permite de ver o meio no qual a gente vai atuar e as mudanças importantes de tendência do mesmo…Vou portanto agora passar a explicar ele .

No primeiro quadro , eu coloco o saldo das transações dos diversos atores no mercado classificados pela BOVESPA e pela BMF . Todo dia eu calculo o acumulado das posições financeiras dos investidores participantes no mercado.São quatro categorias :

-pessoas físicas (PF)

-institucionais brasileiros ( são os fundos )

-os não residentes ( aplicadores estrangeiros que fazem suas operações com dinheiro vindo do exterior)

-financeiras ( são essencialmente bancos )

Se olhamos a evolução deste acumulado ao longo dos anos, a gente constata que quando os estrangeiros compram (ou seja quando eles colocam dinheiro no mercado), o IBOVESPA sobe e quando vendem (retirem dinheiro do mercado) o IBOVESPA cai. Portanto é a evolução destas entradas e saídas que nos queremos acompanhar de modo a saber com antecipação se a força é altista ou baixista . Ai esta este quadro para o dia 26 de agosto 2016 :

acumulado global BMFBOVESPA

Este quadro tem seu inicio em janeiro de 2013 porque naquela data o saldo global dos estrangeiros era nulo e vinha de uma posição negativa. Assim podemos ver corretamente a evolução desde aquela época.

Outro quadro fundamental e ate mais importante em termo de previsão é o quadro do :SALDO ÍNDICE FUTURO BOVESPA .

Este quadro mostre a evolução do saldo entre as compras e vendas do índice futuro com as mesmas categorias de investidores. Assim sabemos que se os investidores não residentes passam a ter um saldo positivo é que esperam uma alta do mercado e se ficam com saldo « vendido » é que esperam uma queda do IBOV. e sabem que o mercado ira cair. Como são eles que fazem o mercado subir ou cair , saber como eles estão enxergando o mercado para os futuros dias, é uma vantagem para operar. Assim nesta data do 26 de agosto de 2016, podemos constatar que eles estão comprados em 65.260 contratos. È enorme !!!! eles estão consistentemente comprados desde 2014. Com certeza não estão esperando uma queda do mercado…Portanto , não vamos fazer trades overnight na venda …simples assim…Porém cuidado para os day traders: esta posição comprada não quer dizer que o mercado ira subir em linha reta. Não vamos esquecer que o mercado se move em zig zag e que portanto nesta época de alta haverá dias de forte quedas. Mas estas quedas geralmente se fazem com dificuldade no intraday e é portanto mais difícil vender contra a tendência geral.

saldo indice futuro

Abaixo do quadro do índice futuro , vem o saldo nos contratos do dólar futuro. A explicação é a mesma que para o índice futuro. Geralmente o índice Bovespa e o índice do dólar evoluem em sentido oposto. Faz sentido: quando os estrangeiros investem no Brasil , precisam vender dólar e comprar reais. O índice do dólar cai e o Bovespa sobe. Porém há vantagem do Banco Central do Brasil controlar a valorização da moeda brasileira para evitar haver alta da inflação e controlar a desvalorização dela para evitar prejudicar os exportadores. Portanto é interessante saber da evolução dos investimentos dos estrangeiros no Futuro do dólar pois se comprarem é que estão prevendo uma valorização da moeda ou o contrario se estão vendidos na moeda americana. Evidentemente há outras considerações a levar em conta mas estas são as principais.

Abaixo do quadro relativo as corretoras vem o quadro do ambiente externo .Trata se de tentar enxergar primeiro, como esta se comportando o mercado externo no dia e como provavelmente ira se comportar nos próximos meses .A primeira divisão é a situação dos índices asiáticos e europeus  e dos índices futuros nos USA. Estes últimos nos dizem como ira provavelmente abrir o mercado hoje aqui. Se forem negativo, aqui abre em geralmente em baixa e se forem positivo abre aqui em alta. Não é sistemático mas a maioria das vezes funciona.

A segunda divisão traz indicadores fundamentais para antever o que esta se preparando para os próximos meses la fora e portanto aqui. São 4 indicadores: os dois primeiros são as cotações das taxas dos Notes americanos de dez anos e o preço dos mesmo. O fato é que estes papeis do governo americano são reputados como sendo totalmente seguros. Portanto são papeis de refugio em caso de crise. Quando a taxa (Yield) esta subindo (e portanto o preço do papel esta caindo) isto quer dizer que o governo tem de oferecer uma taxa mais elevada para chamar mais compradores. Isto significa que o mercado não esta interessado em se proteger e isto é bom para a bolsa ( mercado de risco ). Ao contrario quando os Bonds estão caindo isto quer dizer que o mercado esta comprando forte e o governo abaixa a taxa dos papeis: isto quer dizer que o mercado esta preocupado e procura se proteger (e isto é ruim para a bolsa) .Portanto : bonds em alta = bolsa com tendência de alta e bonds em queda =bolsa com tendência de queda. Porém , existe uma defasagem de vários meses entre um e outro. Ou seja, uma queda acentuada dos bonds hoje ira provocar uma queda da bolsa daqui uns 5 a seis meses por exemplo …São indicadores de longo prazo .

Abaixo dos bonds vem o VIX. O VIX é um índice de volatilidade do mercado de opções na bolsa de Chicago. È utilizado como indicador de « nervosismo » do mercado : abaixo de 20 , o mercado é tranquilo.Entre 20 e 30 o mercado é normal , com sua quantidade normal de nervosismo. Acima de 30 é um nervosismo anormal: o mercado esta muito preocupado. Entre 40 e 50, o pânico esta ganhando terreno. Acima de 50 é pânico….crash na bolsa !!No crash de 2008 o VIX atingiu 75!!!

Enfim abaixo do VIX vem o TED Spread. È um coeficiente obtido pela diferença da taxa de juros dos Bill de 3 meses e da taxa do LIBOR de 3 meses. Este coeficiente nos permite de avaliar a liquidez do mercado. Uma taxa abaixo de 20 se refere a um mercado com liquidez excessivamente alta. Entre 20 e 25, liquidez alta e ente 25 e 30, liquidez adequada, 30 a 40, liquidez baixa …com problema, acima de 40 liquidez problemática para o sistema financeiro e acima de 50 a situação é muito seria …falta dinheiro no mercado mundial. Na crise de 2008 o TED Spread chegou a 450…ou seja não havia mais dinheiro em circulação !!!

ambiente externo

Estes 3 indicadores ( NOTES, VIX e TED Spread ) nós permitem de enxergar em que tipo de mar estamos navegando. São parâmetros de longo prazo que não influenciam no dia de hoje mas ajudam a explicar o comportamento do mercado aqui e hoje. Não teremos o mesmo comportamento no mercado quando a gente sabe que o mercado é tranquilo e sem problema e quando esta com muito problema. Assim a crise de 2008 era visível desde julho de 2007 e desde esta época os estrangeiros passaram a vender gradativamente suas posições no mercado brasileiro, prenunciando a queda ..

Por fim  do lado direito, vem o calendário diário dos eventos importantes nos USA e Brasil que podem impactar no mercado hoje naquelas horas. Não ter em mente este calendário é a mesma coisa do que entrar no mar sem saber se tem tempestade pela frente …Nestes horários, o mercado costuma se movimentar fortemente e de maneira nem sempre muito lógica, principalmente os dias de anuncio das taxas de juros do FED e de suas atas de reunião…não vão querer enfrentar este ciclone !!!!! Pessoalmente eu uso um relógio de alarme que eu programo para 5 a 10 minutos antes dos eventos para me avisar da proximidade dos eventos importante. Eu passo a seguir o link deste relógio para quem se interessar.(alarme gratuito).

Coloco em vermelho os eventos os mais importantes que irão mexer no mercado.

calendário diário na BOVESPA

Por ultimo eu coloco o valor do ajuste diário do índice futuro Bovespa e do índice futuro do dólar. Esta informação é importante para saber em que valor quem ficou posicionado fechou o dia anterior. Este dado é importante porque pode representar um potencial nível de briga para o dia de hoje.

ajuste do dia