ESCOLHER UMA CORRETORA PARA DAY TRADES: OS 4 PONTOS A SEREM CONSIDERADOS PARA ESCOLHER CERTO

Dentro das inúmeras perguntas que eu recebo dos iniciantes, uma é recorrente: qual corretora devo escolher, ou como devo proceder para escolher uma corretora para day trades?

escolha de uma corretora

Quando comecei a operar via equipamento eletrônico em 2002, não era difícil escolher um corretora : só havia uma: a Investshop que era do Unibanco. Seus custos era altíssimos, mas era a única! E logo logo, seus serviços de roteamento das ordens ficaram deploráveis: havia excesso de clientes e o Unibanco não havia previsto os investimentos necessários a este crescimento. Alguns meses depois apareceu a Agora Senhor com custos na metade do Investshop. Mas ela também foi rapidamente vítima de seu sucesso e logo foi atropelado pela quantidade de cliente. Na época, a velocidade de roteamento era de 1 a 10 minutos. Ou seja quando um trader enviava uma ordem, levava ate 10 minutos para chegar na Bolsa. Era impossível operar Day trade nestas condições. Passei a contratar uma ótima corretora : a Interfloat que colocava a disposição uma plataforma DMA ( Direct Market Acces). Uma revolução!! minhas ordens eram transmitidas em fração de segundo. Nunca mais eu aceitei algo que não tenha esta performa. O problema era o custo : 1.700 reais por mês! Fiquei com a Interfloat ate 2013 quando o mercado passou por uma profunda transformação com a chegada maciça dos investidores estrangeiros que chegaram com suas tecnologias de outro mundo e o mercado local teve de que adaptar. Apareceram muitas plataformas de alta performa e de custo bem baixo. 

Portanto tenho condição hoje de lhe repassar toda este conhecimento resultado das diversas “frias” pela qual eu passei.

Esta interessado em conhecer o que existe hoje? Então me acompanha.

Este artigo tem o propósito de esclarecer esta duvida. Portanto irei abordar os seguintes tópicos :

  • O que é uma corretora de valores ?
  • Quais são os diversos tipos de corretoras de valores
  • características de uma corretora para Day Trades
  • Qual é a melhor corretora ou como devo proceder para escolher?

Siga me !!!!

1- O QUE É UMA CORRETORA?

acordo com corretora

Corretoras de valores são instituições autorizadas a comprar e vender ações e demais ativos na Bolsa de Valores e de Futuros para os seus clientes, além de custodiar os seus títulos e exercer os seus direitos. Seu funcionamento é autorizado e regulado pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Somente corretoras estão autorizadas a executar ordens junto a BMFBOVESPA. As corretoras são seu interface junto com o mercado. Como as transações são atualmente totalmente eletrônicas, as corretoras tem a obrigação de colocar a disposição ferramentas eletrônicas chamadas “Home broker” por onde o trader irá mandar suas ordens para a corretora que a retransmitirá automaticamente para a Bolsa.

Geralmente as corretoras de valores não estão limitadas a operar Day trades e portanto ofereçam a seus clientes toda a gama de ativos possíveis para aplicações das mais seguras como o tesouro Direito ate as mais agressivas como os derivativos.

Para isto as corretoras tem geralmente uma equipe de especialista capazes a principio de orientar seus clientes em suas operações e aplicações.

Enfim uma das tarefas das corretoras é o controle da custodia de seus títulos. A custódia de títulos é o serviço de guarda e o de exercício de direitos de títulos, os quais são prestados aos investidores pela instituição custodiante. Todos os títulos negociados são registrados em nome do investidor e a corretora se encarregue de controlar a distribuição dos direitos como: bonificações, dividendos e direitos de subscrição distribuídos por uma companhia a seus acionistas.

2-QUAIS SÃO OS DIVERSOS TIPOS DE CORRETORAS 

Na minha opinião existem 3 tipos de corretoras:

uma boa corretora

  1. as corretoras destinadas a investidores. Todas as corretoras de bancos (mas não somente) estão nesta categoria. Seu objetivo é colocar a disposição de seus clientes, equipes e ferramentas que irão permitir a um investidor de montar um porto folho de títulos em função de seu capital e seu apetite para o risco. Assim este tipo de corretora tem equipes de analise capazes de informar o cliente quais as empresas as mais interessantes para se investir para o médio e longo prazo. Elas tem toda a gama de produtos existentes no mercado. Portanto o Home Broker que elas colocam a disposição é de baixa performa com atualização diária ou no máximo a cada 15 minutos. De fato este tipo de investidor não esta interessado com o intraday mas com projeção de suas aplicações num prazo indo de vários meses a vários anos.
  2. As corretoras destinadas a investidores, day traders, swing trader e position trader. Geralmente oferecem todas as facilidades oferecidas pelas primeiras corretoras, mas além disto oferecem a capacidade de realizar trades de mais curto prazo. Neste caso a corretora ira colocar plataformas gráficas e de Tape Reading e Home Brokers da mais alta performa, real time, e as equipes necessárias capazes de atender os clientes a nível técnico. 
  3. Enfim a terceira categoria que são corretoras que elegeram foco de atuação no day trades. Estas corretoras são raras e geralmente acabam ampliando sua gama de oferta se transformando numa corretora do tipo 2 ou então se juntando com uma do tipo 1. De fato o mercado de Day trades parece o mais ingrato que existe e provavelmente pouco rentável para elas. Existe uma alta rotação deste tipo de corretoras.

3-QUAIS AS CARACTERÍSTICAS QUE UMA CORRETORA PARA DAY TRADES DEVE TER?

corretora para day trades

Para saber quais características uma corretora para day trades deve ter, precisa entender a natureza do day trade. O day trade é uma atividade solitária onde o trader pessoa física devera enfrentar as grandes corporações no mesmo nível. Ou seja o mercado não quer saber se uma ordem foi emitida por um grande player ou por uma pessoa física. Portanto tratara da mesma maneira uma ordem que foi enviado por uma pessoa em casa com seu lap top e aquela ordem que foi enviada por um robot governado por sistemas que reagem na velocidade da luz e mandam milhares de ordens em questão de segundo. 

Portanto o day trader pessoa física deve ter a disposição, sistemas operacionais (plataformas de trade e Home broker) suficientemente eficiente para transmitir uma ordem também na velocidade da luz . Uma corretora que leva 1 minuto para transmitir uma ordem, não atende atualmente a um day trader.

No meu artigo sobre plataformas para day trades eu apresento as diferentes plataformas gráficas disponíveis no mercado e suas características.

Vou apresentar abaixo as diversas corretoras que, atualmente ( Fevereiro de 2017) na minha opinião, ofereçam serviços adequados para day traders.

XP investimentos

É sem duvida a maior corretora do Brasil e que oferece todos os serviços necessários ao day trader. O inconveniente é que por ser um conglomerado de empresas diversas, o atendimento fica pesado.

Clear Corretora de valores

faz parte do grupo XP e é sem duvida a corretora que é totalmente focado no atendimento ao Day trader. Me parece que é a única assim atualmente no mercado. Passou recentemente por problemas estruturais que levavam a demoras no roteamento das ordens mas sua ligação com a XP permitiu de contornar esta situação.

A Rico 

Excelente corretora que não é só focalizada no day trade mas que oferece todas as ferramentas necessárias ao day trader e tem um ótimo atendimento.

A Walpires

Corretora séria que tem basicamente as mesmas características que as da Rico

A Nova Futura

A nova futura é a corretora que oferece pela NEWF a possibilidade de operar day trades com os mais baixos custos de corretagem no mercado e que tem uma ótima qualidade de serviços e atendimento.

A Modalmais 

A modalmais do Banco modal esta fazendo atualmente publicidade para esta modalidade de day trade. Apesar de apresentar todos os recursos necessários para day trades á custos vantajosos, pessoalmente nunca operei por esta corretora e não conheço ninguém que tenha operado. Mas o banco Modal é antigo no mercado e portanto acredito que a proposta deles seja seria. Resta a verificar operando por eles.

A Hcommcor

 que pela sua plataforma Superaçãoinvest oferece hoje uma gama de produtos e serviços perfeitamente orientados para o day trader. A Hcommcor é uma tradicional corretora de commodities que vinha há anos ensaiando uma entrada no day trade. Com esta nova plataforma ela faz um passo decisivo em direção ao Day trade.

Na realidade este mundo do day trade é muito flutuante. Corretoras que oferecem as facilidades para day trades hoje podem não existir mais amanhã e portanto tem que ter o maior cuidado ao escolher a sua corretora para ter certeza que tem solidez financeira suficiente para aguentar as flutuações do mercado. Se começar a pintar duvidas no mercado quanto a solidez de sua corretora , o melhor a fazer é trocar por uma outra mais conceituada.

4-Qual é a melhor corretora ou como devo proceder para escolher?

escolher uma corretora

Uma vez ciente das características necessárias para uma corretora atender um day trader, não existe uma “melhor corretora “. Ira depender muito da situação de cada trader. Uma corretora que oferece a mais baixa corretagem pode não ser a mais barata corretora para um determinado trader. Vou explicar.

Vamos considerar dois traders, cada um com as seguintes características :

  • Trader A: tem um capital para operar de 500.000 reais e pretende operar 100 mini contratos. Ele não se importa em deixar o dinheiro ganho na conta e portanto ira fazer uma única retirada por mês.
  • Trader B : começa com um capital de 1.000 reais e pretende operar 1 mini contrato. Ele ira retirar a metade do que ganhou na semana, a cada semana, fazendo assim 4 retiradas por mês.
  • Vamos considerar que cada um dos traders ira fazer 5 operações por dia em media.

Vamos agora considerar duas corretoras, cada uma com as seguintes características:

  • Corretora A : cobra 0,20 reais por operação e contrato; mais 8 reais de custo de TED por retirada; 3 reais diário de custos diversos; e 300 reais por mês para a plataforma gráfica
  • Corretora B : cobra 1 real por operação e contrato. Fornece uma plataforma gratuita e não tem outros custos.

O comparativo entre as duas corretoras para cada um dos traders é a seguinte:

COMPARATIVO ENTRE CORRETORAS

O outro ponto a considerar é a margem requisitada pela corretora. Vamos voltar a nosso exemplo. Vamos supor que a corretora A exige uma quantia de 500 reais por mini contrato e a corretora B 100 reais por mini contrato. 

Não é difícil entender que para o trader A qualquer corretora serve, já que tem capital suficiente para operar a quantidade de contratos a qual se predispõe. Porém para o trader B a corretora B será melhor já que apesar de pretender operar 1 minicontrato, pode se apresentar uma oportunidade onde o trade é tão evidente que pode querer carregar sua posição com 5 contratos, o que ele poderá fazer com a corretora B mas não a A.

Enfim últimos pontos a serem esclarecidos quando da escolha de uma corretora para day trade, principalmente para quem começa com pouco dinheiro e pretende viver disto. Os pontos são os seguintes:

Deve verificar :

  • se seu dinheiro é 100% disponível ou se tem restrições para se operar day trade.
  • se deve avisar no dia qual ativo ira operar e solicitar a mudança a cada vez que pretende mudar ou se seu capital pode ser usado livremente para qualquer operação para qualquer ativo. 
  • como são feitos as retiradas, ate que hora e quando cai na sua conta: algumas corretoras são bastantes restritivas quanto a isto.]
  • para quem tem um capital elevado e aplicado em varias modalidades: quais são os custos diversos como: taxa de permanência, custodia, etc…certas corretoras são bem imaginativas quanto á cobranças de custos diversos.

 

CONCLUSÃO

Escolher uma corretora que nos atende não é coisa difícil. Mas precisa respeitar algumas regras em função de suas próprias características financeiras e seus objetivos. O fato de uma corretora esta boa para um amigo não quer dizer que seja boa para Você. Por sinal se escolher errado pode se tornar uma bela dor de cabeça em termos de custos e lentidão do atendimento.

A profissão de day trader exige ferramentas a altura dos desafios atuais onde as grandes corporações utilizam robôs de alta eficiência e nível de capital que nenhum trader Pessoa Física pode sonhar ter um dia. As corretoras orientadas para day trades oferecem estes recursos cada vez mais potentes. Basta bater na porta certa!

Uma vez escolhida uma corretora lembre se que não esta casado com ela. Se aparecer uma que atende melhor seus propósitos , mude de corretora. Lembre se que operar day trade é como ter um negocio e a corretora é seu fornecedor e se este não tender mais ou se achar melhor, nada lhe impede de trocar de fornecedor.

Enfim a lista das corretoras que eu apresentei neste artigo, não é exaustiva. Como já coloquei , as corretoras aparecem e desaparecem o tempo todo e precisa ficar o tempo todo atualizado. É possível existir outras corretoras aceitáveis para Day trades que eu não conheça como tal. Aceito qualquer observação ou sugestão a respeito de qualquer corretora. Se for o caso posso incluir novos nomes neste artigo que tem por objetivo a ajudar quem se prepara a entrar neste mercado.

19 Replies to “ESCOLHER UMA CORRETORA PARA DAY TRADES: OS 4 PONTOS A SEREM CONSIDERADOS PARA ESCOLHER CERTO”

  1. Daniel

    Ótimo post, utilizo atualmente 3 corretoras. A primeira, a de um banco no qual deixo meus ativos de longo prazo, a segunda pra day trade geralmente de indice futuro e dolar e a terceira corretora para swing e alguns positions trade em ações porque é mais barata que a corretora do banco e mais segura do que a corretora de day trade já que pertence a um banco( já da pra saber qual é essa corretora rsrs). Utilizo essa terceira corretora porque como preciso do dinheiro disponivel pra operar açoes, nao me sinto confortavel em deixar dinheiro parado em outras corretoras. Todas tem seus riscos mas nessa corretora acho que minimizo mais. Na de day trade como TD são aceitos como garantia deixo um valor só para ajustes na conta da corretora.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      boa estrategia…realmente temos que nos adaptar e bem calcular a relação custo/beneficio.

      Responder
  2. Daniel

    belo artigo
    me dão uma idéia de qual corretora começar
    vou entrar com pouco dinheiro não pretendo fazer retiradas
    o que me dizem amigos?

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      atualmente eu uso a Modalmais que de meu ponto de vista é uma das melhores na relação custos beneficios. Recomendo que entre em contato com varias delas, pergunte tudo a respeito de seus custos e beneficios, faça uma planilha comparativa e escolhe aquela que mais te atende. Se não fizer retiradas me parece que as mais interessantes atualmente são a modalmais, a Novafutura e a Walpires para quem tem poucos recursos.

      Responder
  3. Guilherme

    Opaa, Boa tarde gostaria de saber a melhor no meu caso…
    Quero trabalhar como day trade e crescer neste ramo.
    Quero iniciar com 700 a 1000 reais.
    Quero uma corretora com poucas taxas, plataforma grátis, boa segurança.
    Nao entendi o que significa “nao fazer retiradas” quer dizer que nao vai poder tirar o dinheiro?
    Sou leigo neste assunto, obrigado quem ajudar.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Me parece que a corretora modalmais do banco modal (www.modalmais.com.br) seria a mais indicada para Você. Você tem que escolher o plano grátis. Mas não terá nenhuma plataforma gratuita. Eu uso a plataforma Chart Trading Modalmais que custa 49 reais ao mês mas é gratuita se fizer 49 reais de corretagem por mês. Não é difficile fazer isto mesmo com um contrato. A margem por mini contrato é de 100 reais para o mini índice e 140 reais para o mini dólar.

      Responder
    2. Roger Batté Resposta do autor

      quanto ao “não fazer retirada , não sei a qual comentário se refere. Mas é assim : a maioria das corretoras te deixam retirar qualquer quantia de dinheiro se solicitar a retirada antes das 15h e sua conta é creditada no mesmo dia (geralmente por volta das 16h30/17h00). Porém algumas corretoras exigem que avise com antecedência quanto ira retirar para poder reduzir sua margem. Mas nenhuma delas pode te impedir de retirar ate 100% de seu capital num determinado dia a seu exclusivo critério e sem ter que fornecer explicações. O dinheiro é seu e a corretora coloca a sua disposição uma conta corrente dentro da corretora que pode movimentar como qualquer conta corrente. A unica restrição imposta pelo Banco Central é que a conta origem do dinheiro que ira depositar na sua conta na corretora seja em nome do mesmo CPF assim como a conta destino das retiradas.

      Responder
  4. William Ribeiro

    Olá Boa tarde.

    Seu blog, me ajudou 100% com uma visão mais clara e simples. Eu tenho procurado pela internet informações mas é complicado, porque muito material é enrolação pra venda de algo, outros não são completos…
    Estou começando com isso “agora”, basicamente do 0. O meu foco é trabalhar com forex.
    Ainda não consegui me decidir em relação a uma boa corretora pra isso.
    Minha ideia de investimento inicial é de 2.000 (ate eu entender na pratica o mercado).
    Uma outra duvida que tenho é em relação a retirada… ja ouvi alguns novatos reclamando da forma de retirada ( eu ate entao achava que era algo simples ).

    De qualquer forma, agradeço seus posts! Continue com eles, nos ajuda bastante.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Eu não tenho nenhuma experiencia com o Forex. O que ouvi falar é que é muito mais perigoso operar Forex do que os mercados futuros. Mas entre o que se fala e a realidade há muitas vezes um mundo. Mas as corretoras aptas a operar Forex devem te permitir de transferir dinheiro para fora já que terá que operar com moeda estrangeira (geralmente dólar) e portanto para retirar dinheiro terá que fazer a operação inversa o que provavelmente deve complicar inclusivo porque o BC esta de olho neste tipo de operação. Mas estou falando isto baseado no puro achismo porque pessoalmente nunca nem tentei operar Forex. E honestamente não vejo o interesse em operar Forex e não futuros brasileiros …

      Responder
      1. William Ribeiro

        Eu tive contato com dois rapazes que faziam Forex, e por algum motivo, eu gostei da forma de trabalho e a pratica do coisa em sí e comecei a pesquisar. Como eu te disse sou novo nisso, mas ja fiquei em duvida sobre Forex ( sim ou nao). Vou me integrar sobre futuros brasileiros, pode realmente ser algo mais para o meu perfil de trabalho. Nova Futura e Modalmais são uma boa corretora pra isso, com investimento inicial (2/3 mil) no mercado futuro por exemplo, como mencionou?

        Responder
        1. Roger Batté Resposta do autor

          Eu trabalho com a Modalmais atualmente : é perfeita …muito boa mesmo, altamente eficiente e barata.
          Nunca operei pela Nova Futura mas me parece parecida á Modalmais. Ja vi muitos comentários positivos sobre ela.

          Responder
  5. Livia

    Roger, nunca vou cansar de te agradecer pela ajuda que seus posts me dão 😁 Estou operando ações na mesa real há uma semana. Tb utilizo o ChartTrading da Modal (usei o simulador nele por 2 meses) Desde que entrei pra mesa real pelo resultado na plataforma eu Fiquei negativa em 31 reais. Sou iniciante e sabia que no início iria perder, tb sei da existencia de custos com corretagem e molumentos, mas fiquei bem assustada com o extrato q tirei hoje. Apesar de parecer que perdi pouco, no meu saldo total da corretora perdi quase 700,00. E no meu plano a taxa de corretagem é só 1,49. Tive cerca de 24 ordens ao todo. Nao entendi esse valor alto q foi descontado. Existe alguma forma de minimizar essas taxas?

    Responder
  6. PauloH

    Deixe-me frisar a importância da corretora na política e zeragem para day-trade em ações e opções. A esperança do trader de nunca ser zerado compulsoriamente não é realista (algum dia vai acontecer um erro operacional, tecnológico ou de falta de liquidez). Até onde eu verifiquei – Modalmais zeragem nos ultímos 30 min e cobrança de 5% (desonestidade plena), XP zeragem nos últimos 30 min e Tabela Bovespa Cheia (desonestidade regulamentar), Nova Futura zeragem nos últimos 15 min e Tabela Bovespa Cheia (desonestidade regulamentar) e Clear zeragem nos últimos 6 min e corretagem de R$40 na zeragem (honesta e adequada).

    Responder
  7. Marcos

    Perdoem a pergunta básica mas nunca operei com Day Trade. Se vendo um papel em um dia posso usar dentro do mesmo dia os recursos previstos para comprar outro papel ou terei que esperar pelos 3 dias para acontecer a liquidação da operação de venda e ter então de fato os recursos? Obrigado.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Marcos, o sistema de liquidação é separado do sistema contabil. Ou seja se no dia D0 você comprar 1000 ações X a 30 reais, a sua conta na corretora sera debitado de 30.000 reais na hora Agora se vender as mesmas 1000 ações 2 minutos depaois a 31 reais sera creditado dos 31.000 reais também imediatamente de modo que poderá executar uma nova operação na fração de segundo depois.
      Porèm no dia d+3 sera feita as transferencias de custodias e se uma das operações não foi efetivada porque quem vendeu as ações para você não tinha as mesmas( ou a transação dele não foi validada) terá um problema e sua conta sera imediatamente debitada do valor das ações que vendeu sem as ter.
      Ressalto que há uma possibilidade disto acontecer mas é muito raro e em 15 anos de bolsa isto nunca aconteceu comigo.
      Deu para entender ?

      Responder
  8. Ricardo César

    Roger,
    Parabéns pelo portal/site.
    Através das dúvidas e do compartilhamento de suas informações consegui esclarecer muita coisa.

    Sou economista, mas não acompanhava o mercado financeiro, até mês passado.
    O que está achando da modalmais? Vi que eles tem TRYD Trader free, já testou? Acha que compensa?
    Se alguém teve a experiência na plataforma, por favor, compartilhe.

    Abraços

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Ricardo eu considero a Modalmais a melhor corretora para day trade atualmente. Passei a trabalhar com eles desde o inicio do ano e realmente não me arrependo. Eu já testei a plataforma Tryd há alguns anos. Na época não gostei. Mas eu vi que melhoraram muito o lay out. è uma plataforma exclusivamente grafista ate onde eu sei. Ela não tem quase nenhuma ferramenta de analise de fluxo e hoje eu não saberia operar sem isto. Ou seja se Você é grafista é uma boa plataforma.

      Responder

Deixe uma resposta