INICIO DO ANO 2017

Vou aproveitar este primeiro dia de pregão fraco para desejar a todos meus leitores um ótimo ano 2017. Eu sei que muitos de Voces são iniciantes e tenho a intenção de escrever mais artigos sobre os primeiros passos quando se entra em contato coma Bolsa. Para os mais experientes quero durante este ano compartilhar minha experiencia sobre como encerrar uma sequência longa ( vários anos ) de perdas e ganhos inconsistentes; sobre como ficar arruinado varias vezes e se levantar para ir em frente; sobre passar da dor ao sucesso. Há muito o que compartilhar para mostrar o caminho o menos doloroso. 

FELIZ 2017!!!

9 Replies to “INICIO DO ANO 2017”

  1. Juliano

    Olá Roger uma duvida, a diferença do mini indice para o indice é que o mini cada ponto é 0.20%, então minha duvida é operando com 5 contratos no mini indice qual é o melhor mercado o ibov ou o mini indice ja que os lucros e as perdas nos pontos seriam os mesmos. Abraços

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Juliano, 1 contrato inteiro representa 5 mini contratos. Portanto 1 mini contrato te faz ganhar 0,20 reais por ponto e o contrato inteiro 1 real. Porém para uma pessoa física há vantagens de operar o mini contrato:
      – a liquidez: o contrato inteiro não é totalmente liquido , ou seja pode haver ate 50/60 pontos abertos entre o preço de compra e o preço de venda . No mini isto é muito raro e quando acontece é melhor ficar fora do mercado.
      – Você só pode operar lote de 5 contratos inteiros …ou seja o equivalente de 25 contratos do mini . Para uma pessoa física isto é muitas vezes muito pesado. Até 100 contratos do mini você pode operar com uma diferença entre sua ordem e o valor médio de execução bastante pequeno…no inteiro terá que operar 20 contratos e Você pode haver surpresas desagradáveis caso queira fazer um scalpe.
      O Ibov futuro inteiro é mais para operadores pesados que vão operar varias centenas de contratos do inteiro…acredito que não sera seu caso.

      Responder
      1. Juliano

        Roger, tipo não entendi o que falou da para mim operar 1 contrato inteiro ou precisa ser 5 contratos? E eu estava comentando pois assim eu acho mais facil acompanhar o IBOV do que os de mini indice, mas meu objetivo seria operar ali no maximo 5 mini contratos ou no caso 1 contrato inteiro no IBOV.

        Responder
        1. Roger Batté Resposta do autor

          Você não pode operar só 1 contrato do Índice futuro inteiro…somente lotes de 5 contratos. Agora sou eu que não entendi o que escreveu. O IBOV é uma coisa …o índice Futuro inteiro é outra coisa. A diferença entre os dois é a taxa de juros ate o vencimento do índice futuro. Mas não há absolutamente nenhuma diferença de cotação entre o mini índice e o Índice futuro. O que estou falando é que é muito mais fácil uma pessoa física operar um mini do que um lote de 5 contratos inteiros. Mais fácil e menos perigoso.

          Responder
  2. Mairlo

    Grande Roger,

    Como só olho sua msg do Mercado Hoje, demorei pra ver sua postagem aqui. rsrs

    Bom, depois de um longo tempo fora dos mini-contratos, pretendo voltar a operá-los esse ano, fazendo swing trade para rentabilizar minha carteira. Ano passado voltei a fazer trades com ações e, no geral, o resultado foi positivo, apesar de não ter me arriscado muito financeiramente.

    E o seu ano, como foi? Operou bastante no day trade? Fez operações de períodos maiores que 1 dia? Chegou a fazer aquele curso do André Machado sobre Trades de Sucesso, em fevereiro?

    Um ótimo 2017 para vc e todos nós!

    Abração!!!

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      meu ano foi razoável…continuo a operar o mini índice e mini dólar.
      Não fiz o curso do Machado : sem ser pretensioso, não vejo porque gastar muito dinheiro para aprender muito pouco. Chega um momento onde não se aprende muita coisa a mais, só esclarecimentos suplementares do que já sabe.
      abração,

      Responder
  3. Marcelo Yamada

    Roger, neste post você comentou sobre um longo tempo de ganhos e perdas inconsistentes. Você finalmente conseguiu tornar-se um trader consistente?
    Pergunto isso, pois estou também num longo período de inconsistência, por mais que acompanhe o mercado todos os dias e estude bastante.
    Como você disse que iria compartilhar as suas experiências, caso tenha alguma orientação, eu agradeceria.
    Abç

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Marcelo, ainda tenho dias de perdas mas tenho em media 18 dias de ganhos para 2 de perdas atualmente. E meus dias de perdas são de valor mais baixo do que meus dias de ganhos.
      Constatei que minha inconsistência vinha exclusivamente de problemas psicologicos, o primeiro deles a mais total de confiança que eu tinha nas minhas decisões.O problema o mais serio que a gente tem que enfrentar quando a gente perde dinheiro consistentemente no mercado é a total perda de autoestima e confiança em si mesmo. è esta autoconfiança que temos que reconstruir e não é coisa simples. Não vou te prometer que vou escrever logo um artigo sobre isto porque não tenho certeza de ter captado toda a dimensão do problema e de sua resolução. Mas uma certeza eu tenho …se você esta operando há mais de 2 anos com perdas consistantes e esta estudando e acompanhando o mercado como esta dizendo , seus problemas provavelmente não são de ordem técnica mas psicológicos. e isto terá que descobrir por si mesmo ou contratando um psicologo especialista em mercado de capital…não sei se existem no Brasil.

      Responder

Deixe uma resposta