QUANTO VOU GANHAR OPERANDO DAY TRADES NA BOLSA?

bolsa de são paulo

Quando criança eu costumava passar minhas ferias na casa de meu avó que era bastante rico. Eu ficava fascinado quando por volta das 11 horas da manhã, ele sentava frente á sua TV em preto e branco ( só os ricos tinham na época!) e ligava o aparelho para assistir durante 2 horas as cotações da bolsa ao vivo. Ele não era exatamente um homem paciente e discreto. Quando ganhava dinheiro ele exultava , mas quando perdia, seus empregados sabiam que não podiam ficar no caminho dele pelo resto do dia. Aquele gigante de quase 2 metros de altura e de voz forte me impressionava. O fato é que desde aquela época, eu sonhei em operar na Bolsa. Sempre me faltava algo : uma vez era o capital , outra vez era a disponibilidade, outra era simplesmente a coragem de ligar para uma corretora e me informar sobre como operar: eu ia passar por um idiota!!

Gostaria saber mais desta historia? então continue lendo.

Aos 53 anos, cansado da vida de executivo, eu encontrei o site de uma corretora, a Investshop ( era a única na época !! ) onde se podia abrir uma conta pela internet, depositar algum dinheiro e começar a operar. Achei fantástico: eu ia poder começar a comprar e vender ações sem ter que pedir nada a ninguém e ainda tinha um fórum para me ensinar os primeiros passos de como comprar  e vender. Era o paraíso!!

jovem com computador

Durante um ano fiquei ligado aquele fórum, catando as informações disponíveis, fazendo alguns cursos de Analise técnica e comecei a comprar algumas ações e vender-las com lucro. Adorei !!! Me achei o máximo! Eu ia ficar rico rapidamente!

trader vencedor

Alguns meses mais tarde e um bom começo com bastante lucros no bolso, decidi largar meu emprego e me dedicar apenas a operar o mercado. Mas antes disto me restava obter a resposta a uma pergunta:

quanto eu podia ganhar operando na Bolsa???

Você que esta iniciando ou tem a intenção de iniciar a profissão de trader esta se fazendo esta pergunta ???

Pretendo responder neste artigo.

Neste artigo vou abordar os seguintes assuntos :

  1. Entende a diferença entre um Investidor e um Trader.
  2. Os diversos tipos de Traders.
  3. quanto pode ganhar um day-trader: calculo inicial.
  4. Porque é tão difícil ganhar dinheiro com day trade?
  5. quadros de ganhos potenciais

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE INVESTIDOR E TRADER

O que eu não sabia quando comecei, é que existe uma diferença fundamental entre ser um  investidor e ser um Trader.

Meu avó era um investidor, eu queria ser um trader.

Na origem a Bolsa foi criada para capitalizar empresas. Compravam e vendiam se ações de empresas comerciais ou industriais. Logo esta atividade foi estendida ás commodities como o ouro , o café ou o trigo entre muitas outras.

Investidores compravam ações de empresas promissoras e esperavam alguma renda auferida pela distribuição de dividendos e talvez , aumentar o capital aplicado pelo aumento do valor das ações.

Mas hoje existem operadores, fundos, bancos que operam diversos ativos, executando ordens em alta velocidade, ficando em cada posição de alguns minutos a algumas horas. São os especuladores ou traders.

O INVESTIDOR 

investidor Warren Buffet

WARREN BUFFET é o mega investidor mais conhecido atualmente. Ele fez sua fortuna, comprando e acumulando porto folho de ações que lhe dão rendimentos e reinvestido estes rendimentos usando o principio dos juros compostos.

Usa a analise fundamentalista que consiste em verificar a solidez das empresas e sua capacidade a gerar lucros, analisando seus fundamentos como: mercado, margem de lucro, ativo e passivo. Achando uma empresa que tem boas perspectivas de lucratividade, o investidor compra suas ações com o objetivo de receber parte da lucratividade e reinvesti-la. Compram ações de empresas e ficam com elas ate os fundamentos destas companhias mudarem e deixar de apresentar atractividade. Isto pode durar de meses a anos.

Ótimos fundos de investimento podem render ate 30 ou 40% ao ano , se forem ótimos !! Mas o mais comum é o investidor almejar 5 ou 6% ao ano além da inflação.

Ou seja, um investidor que soube cumular um bom capital pode chegar a viver somente dos rendimentos deste capital, sem fazer mais nada a não ser acompanhar a qualidade de seu porto folho. Ele obtive uma renda passiva como a descreve Robert Kiyosaki em seu livro Pai rico Pai pobre.

O TRADER OU ESPECULADOR

George Soros

George Soros é um mega especulador principalmente em  taxa de cambio e chegou a ganhar um bilhão de dólares em um único dia .

O trader ( ou especulador ) de mercados financeiros é um dos personagens mais admirados (por alguns), odiados (por outros) e mal compreendidos (por quase todos) que existe.

O trader é aquele cara que compra e vende ativos financeiros aproveitando as oscilações destes ativos para realizar ganhos. Pode realizar altos ganhos e perder muito dinheiro também. Ter um ganho de 30% em alguns minutos não é impensável para o trader. Mas da mesma forma perder 30% em questão de segundos também não é de se excluir. Não se trata de acumular , mas sim de operar, trabalhar para conseguir um retorno financeiro.

Trata se de uma forma de obter uma renda ativa como definida pelo Kiyosaki já citado acima.

Um trader como Soros que opera ate bilhões de dólares, utiliza a analise fundamentalista como um investidor.

Porém a maioria dos traders ” pessoas físicas” que operam seu próprio dinheiro e que querem obter uma renda operando ativos financeiros , usam a analise técnica.

Como escreveu John Murphy :

“Análise técnica é o estudo dos movimentos do mercado, principalmente pelo uso de gráficos, com o propósito de prever futuras tendências no preço.”

O objetivo do trader pessoa física não é ficar rico, mas obter uma renda que pode ser muito confortável, com alta flexibilidade de horário de trabalho, de local de trabalho ( pode operar pela internet a partir de qualquer lugar ), sem ter que suportar ordens de terceiros.

Portanto quando quer saber quanto ira ganhar operando na bolsa , esta se propondo a ser um trader.

Então quer saber quanto pode ganhar um Trader? 

Mas primeiro precisa entender que existe vários tipos de trader e portanto vários níveis e tipos de retorno.

DIVERSOS TIPOS DE TRADERS 

profissão trader

O Position Trader

É o trader que ira comprar ou vender um ativo hoje com a intenção de fechar sua posição daqui um mês ou mais. Já tem um bom capital mas quer ter um retorno maior que um investidor. Seu objetivo não é exatamente obter uma renda, mas um retorno excepcional sobre parte de seu capital. Ele não tire sua fonte de renda destas operações.

O Swing Trader

É o trader que ira comprar ou vender um ativo hoje com a intenção de fechar sua posição daqui alguns dias ou semanas. São geralmente traders que tem uma outra fonte de renda mas querem melhorar seus rendimentos operando poucas vezes, quando tem disponibilidade de tempo.

O Day Trader

O Day trader é o trader que opera abrindo e fechando posições dentro no dia. No fim do dia suas posições estão zeradas para evitar o risco do overnight, quando uma noticia extraordinária do outro lado do planeta e durante a noite, pode derrubar ou jogar o mercado para cima, criando grandes perdas na abertura do dia seguinte para quem estiver posicionado contra a nova tendência. O day trader abre e feche posição em questão de segundos a alguns minutos. Faz varias operações durante o dia se aproveitando da volatilidade dos ativos.

O objetivo é obter uma renda exclusiva com estas operações. Pretende viver disto e fazer desta atividade sua profissão.

ENTÃO QUANTO PODE GANHAR UM DAY TRADER ?CALCULO INICIAL.

calculadora com caneta

Questão muito controvertida, onde geralmente os gurus de prontidão tem demonstrações prontas, provando que operações Day Trade são altamente prejudiciais, ou que para os melhores traders não valem a pena. A explicação deles é a seguinte: como uma pessoa com 10.000 reais pode pretender fazer em media 10.000 reais por mês? Para quem tem um pouco de experiencia no mercado, efetivamente  fazer 100% de lucro por mês parece ridículo!!

notas financeiras

Quem faz este tipo de afirmação esta colocando no mesmo nível, investimento, que é a obtenção de uma renda passiva, com Trading, que é um trabalho que produz um retorno a cada operação e portanto a obtenção de uma renda ativa. Esta comparando a rentabilidade de uma aplicação de 10.000 reais, uma vez no mês, com a rentabilidade de 10.000 reais aplicados varias vezes no dia.

Você quer entender melhor ? então segue este raciocínio.

Quando um investidor aplica 10.000 reais e no fim do mês recupera um ganho de 100 reais , ele ganhou 1%, o que é uma muito boa rentabilidade.

Mas se nosso trader aplicar 10.000 reais 5 vezes ao dia e que no fim do dia obtive 500 reais, ele terá obtido os mesmos 1% : 500 reais sobre 50.000 aplicados. E se considerarmos 20 pregões (quantidade médio de pregões por mês ) no fim do mês ele  terá obtido 10.000 reais de ganho, ou seja 100% de seu capital!!

 Parece absurdo mas não é. Então qual é a magica?

cubo magico

A mágica vem do fato que ao aplicar 10.000 reais, 5 vezes ao dia, vezes 20 dia, ele terá aplicado na realidade 1.000.000 de reais no mês e portanto terá ganho os mesmos 1% mas sobre um capital muito maior.

Você quer saber onde esta a pegadinha ?? Porque os grandes fundos não fazem isto?

A “pegadinha” esta no fato que a cada vez que Você entra numa nova operação assume de novo 100% do risco. O que leva á dedução lógica que a cada trade pode ganhar 1% mas pode perder muito mais. E as grandes instituições financeiras, por definição, tem uma real aversão ao risco.

Ou seja o risco que um trader autônomo, pessoa física, pode assumir, uma grande instituição não pode.

POR QUE É TÃO DIFÍCIL GANHAR DINHEIRO NO DAY TRADE?

atleta fazendo um esforço

Ganhar 100% ao mês é maravilhoso!!  Mas porque é tão difícil atingir esta meta? porque nada garante que o Day trader não vai perder dinheiro pelo menos um dia por mês e neste caso muda tudo.

Vamos fazer agora outra conta: o trader, com os mesmos 10.000 reais, ganha 500 reais por dia positivo e perde 300 reais por dia negativo. Vamos considerar que ele faz 60% de dias positivos e portanto 40% negativos : 12 dias positivos e 8 negativos. Os resultados passam a ser : (12×500)-(8×300)=3.700 reais …brutal diferença!!

Com este pequeno exemplo podemos ver que o que mais importe ao Day Trader não é tanto como ganhar muito mas sim como perder pouco.

Minha experiencia me prove que as perdas estão raramente ligadas ao mercado mas a grande maioria das vezes ao nosso desempenho mental. Perdemos dinheiro os dias onde nós estamos cansados, irritados, doentes, estressados, distraídos etc…é fundamental saber como estamos antes de começar para, se for o caso, ficar fora do mercado .

E SE EU NÃO GANHAR NADA CERTOS DIAS?

Não ganhar nada é melhor que perder e faz uma grande diferença no fim do mês. Vamos voltar ao nosso calculo.Vamos supôr agora que o nosso trader conseguiu se afastar do mercado todos os dias onde podia perder dinheiro. Agora o resultado passa a ser : 12×500-0=6000 reais. Novamente : brutal diferença!! isto só porque teve a disciplina de ficar fora 2 dias por semana!!

QUADROS DE GANHOS POTENCIAIS DE DAY TRADER EM FUNÇÃO DO ATIVO OPERADO

Criei 4 quadros de cálculos de ganhos potenciais em função do ativo operado: ações, opções a seco, mini índice, e mini dólar. 

É bom lembrar que operar na Bolsa é realizar operações de risco e que portanto seus ganhos irão depender diretamente de sua capacidade em obter lucros. Não existe ganhos garantidos. Portanto estes cálculos corresponderiam a operações ideais que provavelmente Você não encontrará na realidade.

Os cálculos são cálculos simplificados que não levam em conta os custos das operações e partindo do principio que os dias de ganhos são iguais aos dias de perdas o que nunca é a realidade. Na verdade o grande desafio do trader iniciante será de tentar fazer que seus dias de perdas não estejam superiores aos dias de ganhos. 

GANHO POTENCIAL MENSAL OPERANDO AÇÕES

quadro de ganhos com ações

GANHO POTENCIAL MENSAL OPERANDO OPÇÕES A SECO

ganhos com opções a seco

GANHO POTENCIAL MENSAL OPERANDO MINI ÍNDICE FUTURO

ganhos com mini índice futuro

GANHO POTENCIAL MENSAL OPERANDO MINI DÓLAR

ganhos com mini dolar

CONCLUSÕES

Espero ter respondido a suas expectativas quanto ao quanto se pode ganhar na Bolsa operando day Trades. 

Agora vão algumas dicas:

  • Nunca se esqueça que os resultados são de cada um e de sua capacidade em ficar calmo na adversidade .
  • Ser Day Trader é uma profissão e como qualquer profissão necessita de aprendizagem: cursos, livros, palestras e principalmente, operar, operar.
  • Começa a operar com o dinheiro mínimo que puder e vá aumentando este capital devagar. Lembre se que se perder 50% de seu capital terá que ganhar 100% do que sobrar para recuperar o capital inicial. Ou seja é muito mais fácil perder do que ganhar. As perdas são seu inimigo.

Comente o artigo . Coloca suas duvidas que terei prazer em responder 

57 Replies to “QUANTO VOU GANHAR OPERANDO DAY TRADES NA BOLSA?”

  1. Ronaldo

    Acredito que a melhor forma de ganhar dinheiro no Day Trader, é não ser ganancioso, ter um risco beneficio 1 pra 2, e de no máximo 2% por trade.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Boa observação. O “não ser ganancioso” é o fundamental. Ter ganancia quer dizer que não controle suas emoções e isto é mortal no day tade…

      Responder
  2. RAFAEL

    Show de bola, acredito que dependendo de qual forma vc opere em Day trade, através de fluxo ou price ou de setup, tem que ter um ótimo manejo de risco, por que o emocional conta muito na hora de uma perda.

    Responder
  3. RAFAEL ADAMI

    Um dos melhores artigos artigos que já li sobre Day trade! Simples e objetivo!!
    Meus parabéns me tornei leitor e com certeza voltarei mais vezes procurando boas explicações.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      recomendo que lê os livros do Al Brook, Oliver Velez, Capra. Recomendo que começa por ler o livro “Analise Técnica: teorias, ferramentas , estrategias ” do Marcio Noronha. O Marcio junto num livro o básico da AT. Mas tenha consciência que com isto você não ira saber nada. Sera só uma introdução.
      Recomendo que leia a resposta que eu fiz a Josecho no dia 18/09/2016 sobre o artigo “mercado hoje” do mesmo dia.

      Responder
  4. Gidalfo

    Roger, muito bom o seu blog, Eu li todas as suas postagens, realmente me ajudou a entender a vida de Trader. muito obrigado.

    ainda tenho algumas duvidas e, gostaria de saber o tempo médio entre começar e operar?
    Você acha factível um ganho mensal de 5 mil reais, para quem está em inicio de operação?
    posso garantir resultado positivo com plataformas gratuitas tipo o metatrader 5? qual a plataforma que vc indicaria para o day trade?
    essas plataformas servem apenas para o Trader ou servem também para o investidor conservador?
    Vi em um dos posts que vc falou que tem bons cursos gratuitos e que eles se valem, mas gostaria de saber uma indicação sua para começar a estudar.

    Acho que foi um dos melhores blogs que achei para compreensão dessa vida de Trader. Parabéns e Obrigado mais uma vez

    Atenciosamente

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      São muitas perguntas..kkk…vamos responder:
      Renda: não esquece que o retorno obtido com Day trade não é garantido; Você não pode pensar em ganhar XR$ por mês. Ira depender de sua capacidade em lidar com o medo essencialmente , de seu capital disponível inicial ( recomendo que tenha 6 meses a 1 ano de despesas mensais de reserva além do dinheiro para operar), de suas capacidades de aprendizagem, etc…alguém que tem 1000 reais para operar não pode pretender ganhar 5000 por mês…entende? mas quem tem 100.000 ou mais porque não? 5000 no mês da uma media de 250 reais por dia (media!!!) ou seja 0,25% de seu capital…acho tranquilo a partir do momento que sabe operar.
      Levei menos de um mês entre o momento em que entrei em contato com o trading eletrônico e minha primeira operação. Levei mais um ano para aprender analise técnica , mais 1 ano para ganhar MUIIIIITo dinheiro e mais 1 ano ainda para perder tudo e muito mais e enfim começar a aprender de verdade. Acho que cada cabeça é uma cabeça. Mas fazendo de maneira seria eu diria que mais cedo começar a operar melhor:então seria 1 mês para aprender o básico da analise técnica e do tape reading e começa a operar com 1 contrato do mini índice ( deixe o mini dólar ou opções para mais tarde…são mais perigosos)…opera pouco ( por exemplo das 9h ás 13h) …não tenta ganhar dinheiro no inicio mas sim se esforça para fazer trades certos.Quando perceber que esta acertando com regularidade começa a carregar mais (2,3,4 contratos…).Na parte da tarde , use para aprender mais , ler livros fazer cursos one lineetc… Isto ira provavelmente levar mais de um ano…
      O fato de usar tal ou tal plataforma não ira alterar a sua capacidade de entender o mercado. Não é a plataforma que faz o trade , é Você. O MT5 é uma excelente plataforma mas não chega perto do ProfitChart Pro da Nelogica. Acredito que a segunda permite de operar com mais tranquilidade e agilidade o que são dois aspectos que eu considero muito importantes para day trades.Mas para iniciar durante os primeiros meses , talvez o MT5 seja suficiente. Todas as plataformas servem para o investidor, mas neste caso o ProfitChart seja exagerado.O tempo do investidor é a semana e o mês…o do day trade é o segundo e o minuto.Portanto um investidor pode usar uma plataforma gratuita que se encontra na WEB que tem uma defasagem nas cotações de 15 minutos ou de 1 dia.
      Cursos que eu acho bom: Analise Tecnica: curso https://www.youtube.com/watch?v=fEa1YOBaVng (são quatro modulos) que é para mim o melhor que ira encontrar em termos de analise técnica e gratuito …mas tem muitos outros , geralmente mais incompletos mas se juntar tudo, acho que hoje da para aprender tudo sem pagar nada. No tape reading tem os videos da scalper trader mas geralmente não mostra como operar. Para isto precisa pagar.

      Responder
      1. Gidalfo

        Roger, obrigado pela disposição em responder, e começo a estudar hoje mesmo.
        Eu entendo de arquitetura se eu puder te ajudar em alguma coisa ajudo tbm. Abraço

        Responder
      2. Aluisio Fernando Campos

        Roger, na sua opinião o que dá mais resultados, a Análise Técnica ou o Tape Reading? Parabéns pelo seu trabalho.

        Responder
        1. Roger Batté Resposta do autor

          não sou um especialista do Tape reading mas sei o suficiente a respeito para dizer que tape reading leva o trader mais inexperiente a se confrontado com suas emoções , mais do que com analise técnica. Isto é um fato. O outro problema que vejo com o TR é que o custo operacional (corretagem) pode ser MUITO mais elevado que para quem usa AT. Do resto é tudo igual: o trader que esta aprendendo não escapa da problemática da aprendizagem. Não acredito que um seja melhor que outro em termo de rendimentos após ter adquirido a experiencia.

          Responder
      3. RODRIGO DE VASCONCELOS TENORIO

        Pegando o gancho….. então basicamente pra se ter um ganho mensal de 5 mil deve se ter um capital de compra de 100 mil? É isso?

        Responder
        1. Roger Batté Resposta do autor

          Rodrigo, não sei a que comentário Você se refere mas não, não é isto. Para ter um ganho de 5000 reais por mês tem que ter em media um ganho de 5000 dividido por 20 dias (em media por mês), ou seja 250 reais por dia. Se quiser ganhar 250 reais por dia com um objetivo de em media 5 pontos por dia (no mini dolár), então terá que operar 5 contratos. E para operar 5 contratos numa corretora que pede 100 Reais de garantia por contrato , terá que ter um capital de 500 reais minimo.

          Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      na minha opinião é uma fria. Veja bem: para operar com eles tem que pagar uma taxa de entrada de uns 200 reais( me parece). Ai pode operar com a plataforma deles e o dinheiro deles com a condição de ganhar dinheiro. Se perder tem que reembolsar e se ganhar Você ira receber somente uma parte do ganho (se não me engano 30%), ou seja nada. E eles não te orientam …Você esta sozinho. Se quiser ter o apoio dele (tipo coatching), ira pagar mais um tanto….ou seja ira trabalhar como empregado sem ter as vantagens e assumira todos os riscos das operações …não vejo vantagem. Melhor começar por si só: as perdas serão iguais e os ganhos não serão diminuídos.

      Responder
      1. Bruno Arcanjo

        Boa tarde Roger! Antes de tudo, gostaria de agradecer pelo conhecimento compartilhado. Assim como vários que estão aqui, estou me preparando para entrar no mercado, no comentário acima você diz, “melhor começar por si só”, quando você diz isso, o que você quer dizer na verdade? ja consultei a Toro radar e algumas outras empresas, mas sinceramente, sempre fico com a intenção que com esforço podemos alcançar resultados melhores a longo prazo. Poderia nos dizer como começar por si só? Caso tenha algum artigo sobre isso no site, peço que nos informe para que possamos acompanhar. Obrigado!

        Responder
        1. Roger Batté Resposta do autor

          Bruno , não me lembro onde escrevi isto mas provavelmente eu quiz dizer que a melhor maneira de aprender é apanhando. Ou seja , faça uns cursos de AT e TR de preferencia grátis e começa a operar 1 Contrato do mini índice, sozinho…ou acompanhando uma sala de trade como as da Rico ou da Clear…não para copiar mas para entender o que este pessoal esta ensinando em termos de controle emocional. Mas o melhor aprendizado mesmo é sozinho. Porque ai quando perde não terá como culpar o fulano ou sicrano…Quanto a TORO..vê o comentário que eu fiz para o Ourival logo abaixo…

          Responder
          1. Roger Batté Resposta do autor

            os mercados futuros começam ás 9h00 e não 7h. O mercado a vista começa ás 10h00. Na teoria os futuros não deveriam parar já que trata se de apostar no que sera o índice a vista no dia do vencimento. Portanto é desconectado, a principio, da realidade das empresas. Agora porque 1 hora antes? eu não sei. Teria que perguntar para os especialistas da BMF.
            Operar o índice inteiro é complicado pela falta de liquidez. Se você olhar os valores de melhor compra e melhor venda no book ira constatar que a maioria das vezes tem um spread de 30 a 50 pontos. Portanto já na cara tem um risco inicial de 30 a 50 pontos…complicado para uma pessoa física. Mas pode operar o mini ate 100 contratos sem problema de liquidez. E não esquece que independentemente do que a sua corretora lhe pede como margem, 100 mini equivale a uma operação de 500.000 reais. Eu já acho pesado para uma pessoa física.

    1. Roger Batté Resposta do autor

      Marcos…nunca trabalhei com a Toro…mas pelas informações que tenho em mente sobre a Toro, esta corretora é mais uma corretora para investidores e não para day trader. Mas pelo que me consta , é uma corretora seria .

      Responder
      1. Livia

        Oi Roger, estou começando agora e achei a ToroRadar pela internet, eles não se apresentam como corretores. Alias, repetem varias vezes que não o são, Mas se formos comparar o valor da mensalidade é dificil de acreditar rs… Enfim, pensei em começar com a Toro por uma questão de segurança (comparar as minhas intenções com as recomendações deles). Seria mesmo uma forma de test drive antes de começar a investir meu dinheiro. Acha que funciona ou me recomendaria outra forma de “testar”? A Atom tem um simulador também

        Responder
        1. Roger Batté Resposta do autor

          Livia …me desculpe pela demora em responder…
          Bom…primeiro Você precisa entender o que cada um faz . A Toro é um site que presta serviços para investidores. A ATOM é uma empresa que coloca a disposição de day traders mesas proprietárias ( eles te alocam recursos financeiros, fornecem a infraestrutura e de todo o que Você ganha, uma grande parte fica com eles…mas é para traders). Portanto a questão é a seguinte : o que pretende fazer : remunerar seu capital , ou ganhar dinheiro operando com alavancagem ? Caso queira remunerar seu capital, qualquer corretora de grande porte serve. Se é para operar no day trade, ai muda: são poucas corretoras realmente orientadas para day trades ( meia duzia mais ou menos ).

          Responder
  5. Maicon P.

    Oi Roger, td bom?
    Quero fazer Day Trader. Gostaria de uma ajuda, procurei por alguns cursos, na internet, para operar na bolsa. Tem alguma opinião sobre o curso da Trader Brasil?
    Também observei o curso para iniciantes do Instituto Educacional BMFBovespa, gostaria de alguns comentários, e se puder algumas indicações de cursos.
    Abraços!

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      já que esta partindo do zero , aconselho começar pelos cursos do Instituto BMFBOVESPA. Isto ira te dar um bom conhecimento do que é a Bolsa. Geralmente quando a gente inicia , nossa percepção da Bolsa ésta completamente errada.Não conheço a Trader Brasil , mas pelo que vejo no site deles são professores que devem ter bons conhecimentos do mercado de renda variavel mas desconhece totalmente o que é oeprar day trade.
      Para day trade recomendo que faça o seguinte , após ter feito os cursos da BMFBOVESPA: faça um curso de analise técnica com pessoas serias (André Machado, André Moraes,Carlos martins, ou seja pessoas que trabalham com isto). depois faça um curso de tape reading para você entender como operam os grandes operadores. Enfim acompanha uma sala da Clear ( varios oepradores muito bons la ) ou da Rico ( o japatrader ). Ai estará preparado para começar a operar.

      Responder
  6. Otávio Ferreira

    Olá Roger, eu estou lendo tudo o que posso sobre daytrade e encontrei este site. Já estudei bastante e fiz alguns trades lucrativos com dinheiro real, mas estou focando atualmente no simulador. Uma das coisas mais difíceis de definir é qual ativo operar, são muitos e cada um exige uma estratégia diferente, então eu optei, de início, pelas ações, porque é mais tranquilo, menos volátil e, portanto, a meu ver, menos arriscado e menos estressante, estou fazendo trades num simulador e montei a seguinte estratégia: Fazer dois trades por dia obtendo um lucro total de 0,3%, aplicando, de início, 50 mil reais, o que dará, no final do mês, uma rentabilidade de 6% sobre estes 50 mil, ou seja, 3000 reais. Pode parecer pouco, mas se, no mês seguinte, aplicar os 53 mil, depois 56, 59, e assim por diante, dá para dobrar o capital em apenas um ano, e, em menos de 5 anos, fazer 1 milhão, isso falando em trades com 50 mil, se usar alavancagem depois que estiver indo bem, pode-se fazer muito mais. O que você acha desta estratégia? Coisa de maluco ou faz sentido? Obrigado.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      otavio, infelizmente não é assim que funciona. Este raciocino é aquele que todo principiante ( inclusivo eu) faz tentando voltar ao que é um salario que cai mensalmente . Mas operar na Bolsa não funciona assim: é uma renda variável, e portanto ira variar para cima e para baixo. Ou seja Você não pode pressupor que ira sistematicamente fechar o dia positivo. Funciona assim: você diz que quer fazer 0,3% ao dia. Mas ai , num determinado dia Você faz um trade e é estopado com 0,2% de perda …ira ficar machucado e ira analisar o mercado, chegar á conclusão que se equivocou naquele trade que não era para comprar mas para vender e ai ira fazer mai um trade “para recuperar a perda”. Mas ai é de novo estopado e agora esta com 0,5% de perda…ira tentar de novo e sera de novo estopado, mas como esta muito zangado com o mercado , ira perder 0,6% de seu capital original o que te leva a 1% de perda…se Você for sábio , ira parar naquele dia …tem gente que insiste e perde muito mais que isto…o Dia seguinte inicia o dia apavorado e entre num trade que anda bem mas lá pelos 0,15% de ganho o mercado faz um movimento esquisito e Você encera seu trade com este lucro….mas logo o mercado dispara e anda 5% naquele dia …Você fica furioso de ter deixado passar eta oportunidade. O dia seguinte, jura que jura que ira segurar sua posição ganhadora. Entre num trade que começa a andar e como no dia anterior , la pelos 0,18% de ganho o mercado faz um mvto esquisito mas você é macho…segura firme e de repente o mercado desaba 1%…. devo continuar???? não sei se entendeu. O grande desafio do trader é :saber iniciar um trade + saber interromper o mesmo quando esta perdendo + mais saber segurar uma posição ganhadora, mas além de todo isto é saber interromper um dia perdedor dentro de um limite prefixado e saber parar num dia ganhador quando atingiu um limite de ganho. MUITAS vezes a gente ganha um belo dinheiro de manhã e por não saber parar, devolve tudo a tarde e ainda fica negativo no dia …Somente operando de verdade com o minimo dinheiro possível ate adquirir uma boa experiencia , ira te permitir saber quanto ira ganhar no mercado . E isto é de cada um.

      Responder
  7. Jairo Meirelles

    Andei fazendo umas contas e favor corrija-me se eu estiver errado:

    Vamos supor que eu tenha R$ 10.000,00 para operar, eu faço uma compra e após uma valorização de 0,5% que as pessoas afirma que é um bom ganho eu vendo minha posição. O que sobra pra mim de lucro efetivo?

    1 – Compra

    R$ 10.000,00.

    Custos:
    Corretagem: R$ 10,00
    Emolumentos de 0,025% : R$ 2,50

    2 – Venda

    R$ 10050,00

    Custos:
    Corretagem: R$ 10,00
    Emolumentos de 0,025% : R$ 2,512

    3 – Lucro Operacional

    R$ 50,00 – 10,00 – 2,50 – 10,00 – 2,51 = R$ 24,99

    I.R. 20% sobre o lucro: R$ 4,99

    4 – Lucro Líquido:

    R$ 24,99 – 4,99 = R$ 20,00

    5 – Margem Líquida: R$ 20,00 / R$ 10.000,00 = 0,2%.

    Estou correto em minhas análises? Fazer contas desconsiderando os custos da uma visão um pouco distorcida da realidade não acha ?

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Você esta certíssimo nos cálculos mas errado no conceito. Meu blog trata de como fazer day trade “para viver disto”.
      Vamos partir do principio que quer ganhar 10.000 reais por mês em media, com um ganho de 0,5% por dia e considerando 20 pregões, você precisa ganhar 500 reais por dia. E para ganhar 500 reais por dia com 0,5% de ganho precisa de 100.000 reais minimo de capital e com os reais 0,2% isto vai para 250.000 reais minimo , acreditando que usa 100% de seu capital em cada operação ( precisa ser muito macho para isto!!).
      Razão pela qual Você poderá perceber que nos meus artigos eu falo essencialmente em operar futuros e não ações.
      Se refizer estes cálculos com o mini índice ira perceber que os custos tem um peso muito menor.
      Por outro lado , meu artigo tem como objetivo clarear um pouco a mente de quem esta chegando no mercado e não tem como pretensão de dar uma resposta definitiva á pergunta de quanto ira se ganhar no mercado. Porque não da para responder a esta pergunta: como coloquei no artigo, depende muito de cada um e de suas condições financeiras, pessoais e psicológicas …
      Mas é verdade que se quiser ter uma valor exato dos resultados, Você tem que considerar os custos envolvidos…

      Responder
  8. cleber oliveira

    Boa tarde Roger. Gostei do seu site e de como explicou o funcionamento do day trade. Já coloquei dinheiro no forex (sim hoje eu sei que é furada kkk) o que me ensinou bastante sobre as emoções e como elas interferem. Hoje estou descobrindo os robôs de investimento (plataforma metatrader e Smarttbot). Gostaria de saber o que vc acha de investir com robôs.
    Também gostaria de comentar uma estratégia que estou adotando para simulação com os robôs. Estou investindo em mini dólar. Utilizo as médias móveis ( uma das mais simples estratégias) para saber quando comprar ou vender. Utilizo como stop Gain apenas 02 pontos. Eu sei parece pouco mas a minha taxa de acerto aumentou bastante. Embora perca os grandes movimentos acabo ganhando na quantidade de trades positivos. Em dia de mercado lateral as coisas se complicam um pouco e acabo fechando vários trades negativos. Para proteger adoto o stop loss de 02 pontos.
    Para ganhar dinheiro pretendo aumentando o numero de contratos (conforme vou ganhando dinheiro).
    Gostaria de saber o que voce achou da minha estratégia? Obrigado

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Cleber, pessoalmente não acredito que se possa viver do mercado operando com robos. Dá para ganhar dinheiro mas não muito além do que um bom fundo pode dar e sem ter a dor de cabeça de programar. Mas é uma visão bem pessoal. Por outro lado , uma regra fixa de ganhos e perdas ira ao longo do tempo te dar COM CERTEZA uma probabilidade de acertos perto dos 50%. Ou seja inevitavelmente ira perder dinheiro com consistência pois a diferença ira se fazer nos custos que vem diminuir seus lucros e aumentar suas perdas.Mas eu tenho vários amigos que operam com robos e tem seu lucrinhos todos os mês. Mas nenhum vive disto…a maioria fazem isto pelo prazer da programação do que verdadeiramente para viver com isto.

      Responder
  9. Ourival

    Olá Roger muito bom o blog, parabéns realmente pela postura em querer ajudar pessoas que desejam ser day trader, porém tem pouco conhecimento. Então sou leigo no assunto e gostaria de saber como começar para ser um bom day trader, onde aprender técnicas que facilitem a compreensão para um iniciante como eu, haja vista que a análise técnica que muitos oferecem por vezes não alcançar a realidade de cada indivíduo. Ex. compra pacotes de serviços dá tororadar no custo de R$ 2000 anual e aí?

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Ourival: esquece qualquer compra de pacote caro para aprender. Honestamente, eu não sei o que a Toro Radar esta fazendo mas com absoluta certeza, não é uma corretora orientada para trade e muito menos para day trades. è uma corretora prestadora de serviços para investidores que tem outra coisa a fazer na vida do que cuidar diretamente de seu próprio dinheiro. Portanto esquece a Toro.
      A melhor maneira d aprender é fazer um curso gratuito de analise técnica que ira encontrar na WEB , alguns cursos da BMFBOVESPA (pagos mas bem baratos) e começar a operar 1 contrato do mini índice, acompanhando uma sala de trade tipo Clear , Rico etc…No inicio terá dificuldade mas rapidamente ira entender…acredito que em menos d 3 meses ira entender exatamente do que se trata e ai de dicas de traders em dicas ira completar sua formação…mas evite qualquer curso que custe acima de 1500 reais: não precisa disto.

      Responder
  10. Marcos Vinicius Cassel

    Boa tarde Roger, adorei o seu artigo, estou querendo entrar neste mercado e sem dúvida o seu foi um dos melhores que li até agora. Vi todo mundo falando de ganhos e perdas e percebo que você tem bastante experiência atualmente sobre o mercado. Desculpe a intromissão, mas quanto você opera diariamente e qual o seu financeiro médio?
    Pergunto isso por que ainda vejo muito artigo dizendo “você pode ganhar, vocÊ pode perder, sem ganância você terá resultados consistentes”, ok entendi. Quanto é um resultado consistentes de um Day Trader pessoa física como você?

    De novo desculpe a intromissão mas preciso ter este parâmetro, pois nenhum trader de fato diz, olha nos últimos 12 meses minha rentabilidade foi de X%.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Marcos…vou tentar te responder.
      Primeiro quero que Você entende que esta tentando raciocinar como um empregado que tem a certeza de receber X reais no fim do mês e isto não existe nesta profissão de trader. Haverá meses onde ira ganhar muito dinheiro e meses onde ira perder e o resultado que terá que considerar sera a media mensal.
      segundo, o resultado sobre o investimento não existe na realidade. Por exemplo , imagine que uma corretora te peça 80 reais de margem por mini contrato de dólar. Com 800 reais ira poder operar 10 contratos. Se fizer 40 pontos de ganhos no mês (como eu fiz no mês passado ) ira ganhar uns 3600 reais líquido, ou seja 350% de sua margem. Mas se tiver um capital total de 3.600.000 reais , isto ira representar somente 1% de seu capital. E é por isto que ninguém coloca valores, porque não faz sentido além de ser perigoso em termos de segurança para Você e sua família. Como coloco em vários de meus artigos , a sua rentabilidade ira depender diretamente de sua capacidade em dominar seus medos , em particular aquele ligado á ganancia.
      Não procure certezas num mercado que é unicamente feito de incertezas. Se um dia operar como trade ira perceber que na hora de decidir para entrar num trade, terá muitas incertezas e mesmo assim terá que tomar uma decisão rápida.

      Responder
  11. José Genivaldo

    show, de explicações. pretendo entrar nesse seguimento, e seus comentários foi de grande importância. obrigado.

    Responder
  12. AMAURI DE SOUZA

    bom dia Roger,tenho 53 anos trabalhei na epoca do viva voz da bmef,depois nunca mais operei a uns 5 anos atras abri minha conta xpi atraves de uma corretora em ribeirao preto tentei operar eletronico açoes da itube4,petr4,bbas3 enfim fui operar no antigo modelo dos escalpers fazendo medio etc… teve dias de ganhos dias de perdas mas porque sou arrojado perdi a paciencia porque nao sei analisar o grafico na hora de entrar e sair foi praticamente na fé e experiencia antiga,voce acha que ha possibilidade de eu ser um trade? estou querendo começar estou vendendo minha empresa e vou ficar sem fazer nada vou ter tempo para um curso,é que meus amigos falam se ja ta velho para este cursos graficos etc… aguardo.

    Responder
  13. Marcos Aurélio Rosa

    Não poderia sair do Blog sem parabenizá-lo pelos seus artigos. Obrigado Roger, por compartilhar seus conhecimentos. Um grande abraço… do seu fiel seguidor.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Helena, bom dia. Eu fiz vários videos sobre a comparação Tape Reading e analise técnica. da uma olhada no blog. Atualmente eu opero com gráfico me apoiando na leitura do fluxo de ordens e as agressões. Considero o TR, a base da formação dos preços, mas não concordo com aqueles que desprezam a AT sob o pretexto que só faz as pessoas perderem dinheiro. Definitivamente eu sei que não tem nada a ver. Perde se e ganha se tanto dinheiro usando uma como outra técnica. Porém , o TR ajuda a entender como os preços se formam.

      Responder
  14. Carlos Paranaíba Assis

    Boa noite Roger! Tudo bom?
    Cara, acabei de cair de paraquedas no seu blog. E vou te falar, SENSACIONAL. Nunca entendi nada de bolsa de valores, absolutamente nada. E nos últimos 10 dias me deparei com o marketing da Atom Educacional e de lá pra cá venho lendo e assistindo muita coisa sobre o Day Trade(inclusive videos no youtube de quase 2 horas de duração). Estava me perguntando se entro ou não na Atom já de cara para aprender, e pelo que li aqui não vou fazer isso. Já anotei os livros dos autores que vc falou aqui pra cima e os videos de cursos gratuitos. Não sei se vou conseguir ser um Day Trader um dia, mas gostaria muito.

    Enfim, quero te fazer duas perguntas. Baseado nos comentários que vc respondeu aqui, quanto seria o investimento inicial seguro para operar este 1 mini contrato que vc tanto comentou aqui para começar(aprendendo)? Não faço ideia se 500 reais ou 10 mil reais seria ideal para “brincar” de iniciar a operar. Supondo que para iniciar uma operação, tipo: minha primeira operação da vida, vc acha q fazer um investimento de 1 mil reais é legal? Ou mais? Ou menos?
    Outra, supondo que estes 1 mil reais rendam no final do mês 40 pontos positivos(que foi o exemplo seu mesmo, de janeiro se não me engano), qual seria o lucro liquido? E se fossem 20 pontos negativos, quanto eu teria de prejuízo no final do mês?

    Olha, no mais Roger, parabéns pelo Blog e já o coloquei nos meus favoritos. Top.

    Um abraço.
    Carlos.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Carlos, obrigado pelo apoio.
      Você precisa ainda aprender muito para entender a Bolsa e isto é mais do que normal na medida onde acaba de chegar.
      Você precisa entender que na Bolsa existe inúmeros diferentes títulos: os mais conhecidos são as ações de alguma empresa no mercado chamado “a vista”. Cada ação representa uma parte doo capital da empresa. Ou seja ao comprar uma ação você possui uma parcela concreta da empresa.
      Além disto existam os mercados futuros que são derivativos. Temos os futuros de commodities( metais, petróleo,grãos,boi, etc…), de moedas, de índices os mais variados, de taxa de juros , etc….aconselho voê entender do que se trata realmente antes de começar a operar qualquer coisa.
      Os mercados futuros do índice BOVESPA e do dólar ( que são os futuros que eu opero), se dividem em dois em funçao do tamanho do capital envolvido. São : os futuros inteiro ( índice inteiro e dólar inteiro), onde cada contrato representa um capital operado de 50.000 reais. E os mini contratos ( do índice e do dólar ) onde cada mini representa um decimo do inteiro ou seja 5000 reais. Porém para operar a corretora pela qual ira operar somente ira te pedir o deposito do valor da garantia que hoje varia de 80 a 500 reais por mini contrato, dependendo da corretora. Ou seja na Clear por exemplo com 80 reais pode operar um mini contrato que representa na realidade 5000 reais na BMF. na Modalmais onde estou agora é 100 reais para o mini índice e 140 reais para o mini dólar. São ativos que são chamados de alavancados porque com pouco dinheiro , você alavanca muito dinheiro.
      No mini índice, você ganha 0,20 reais por ponto e contrato. Então com 100 pontos de ganho ganha 20 reais com 1 contrato ( e perde 20 reais se perder). No mini dólar ganha 10 reais por ponto e contrato: Assim se fizer 2 pontos ira ganhar 20 reais por contrato ( e perder 20 reais se perder).
      Portanto : se dispor de 5000 reais e resolve operar 100% de seu capital no mini dólar por exemplo poderá operar 50 contratos numa corretora que pede 100 reais de garantia por mini contrato do dólar. E assim poderá ganhar 1000 reais se ganhar 2 pontos. Ms tem que estar consciente que ira perder 1000 reais ou seja 20% de seu capital se perder 2 pontos, e no dólar pode perder 10 pontos e mesmo muito mais num piscar de olho dependendo do momento. Ou seja , num piscar de olho pode perder mais do que seu capital e ficar devendo dinheiro para a corretora. entendeu???
      Razão pela qual eu digo de qualquer seja seu capital , começa a operar somente um contrato porque se por infelicidade sua perder de repente 15 pontos com 1 mini contrato do dólar ira perder 150 reais o que não sera um drama se estiver com um capital de 5000.
      Então para responder a sua pergunta se fizer 40 pontos de ganhos no dólar com 10 contratos com uma margem de 100 reais (1000R$/100R$) ira ganhar 4000 reais menos os custos operacionais o que deve dar no final uns 3500 reais. Se for 20 pontos negativos ira perder 2000 reais mais os custos o que deve dar uns 2300 reais de perda.
      Mas lembre se que é muito mais facil perder do que ganhar e portanto sua primeira missão ao entrar neste mercado é aprender a ganhar consistentemente durante 6 meses a 1 ano com 1 contrato. Não quera ganhar muito desde já porque é a melhor maneira de se arruinar.

      boa coragem e boa sorte ,

      Responder
  15. Marcelo Barbosa

    muito bom esse blog, mas ainda tenho uma duvida sobre o lucro liquido de uma operação. Como o Carlos ai em cima tb meio que cai de paraquedas e me interessei muito e ja comecei a operar na plataforma demo. Minha duvida é a mesma dele. Sei que a principio não devemos nos preocupar com ganhos, mas gostaria de saber sobre o quanto de dinheiro posso efetivamente colocar no bolso. Pois ganhar R$ 400,00 operando 1 vez com 10 mini contratos é diferente de operar 10x com 10 mini contratos para um ganho dos mesmos R$ 400,00. O liquido dos dois dias serão diferentes, mesmo sendo o mesmo valor arrecado.

    Li que pago como taxa de corretagem para a operadora R$1,00 por mini contrato na entrada e R$1,00 na saida. Então se operar com 10 mini contratos ja tenho um custo de R$ 20,00. Depois li sobre taxas de emolumentos para a BOVESPA se não estou enganado para manter na CBLV (algo assim) que é 0,025% sobre o capital de entrada e os mesmos 0,025% sobre o capital de saída da operação. Minha duvida é qual o valor desse capital e se estou correto nessas informações. Quanto vale os meus 10 mini conrtatos de solar e de indice? Fora isso ainda tenho os 20% de IR sobre o lucro – taxas – emolumentos. Estou correto?
    abraço

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      bom eu calculo o lucro liquido da seguinte maneira:
      Lucro liquido antes do IR= (quantidade de pontos x quantidade de contratos) – custos de corretagem – custos da BMF/BOVESPA – custos operacionais
      custos de corretagem= quantidade de contratos x corretagem ( que varie atualmente de 0,20 a 1 real por contrato dependendo da corretora)
      custos BMF/BOVESPA = eu considero 0,13 x (quantidade de contratos) para o mini índice e 0,38 x quantidade de contratos para o mini dólar
      custos operacionais= são os outros custos da corretora ( como por exemplo taxa de TED , taxa de administração da conta, etc ) quando ela cobre isto. Tem também os custos relativo a contratação de uma plataforma gráfica ou de TR quando não utilizar uma plataforma gratuita.
      Enfim o IR não entre no resultado porque qualquer seja a sua atividade terá que pagar o IR. No caso do Day trade o IR é de 20% do ganho no mês a pagar ate 30 dias do fim do mês de apuração.

      Responder
      1. Marcelo Barbosa

        Muito Obrigado pela respostas, esses custos da Corretagem e da BMF são cobrados na entrada e na saida da operação ne? ou seja….são dobrados. O restante eu entendi.
        Abç

        Responder
        1. Roger Batté Resposta do autor

          sim…os custos estão cobrados a cada operação ou seja a cada vez que vende e compra. Um trade é sempre composto de duas operações : uma de compra e uma de venda e a gente paga os custos de corretagem e da BMF/Bovespa a cada vez.

          Responder
  16. Ildemar

    Olá Roger, tudo bem?
    Acabei achando seu blog por acaso e foi exatamente o que eu estava procurando, estou querendo começar na carreira de day trade, eu achava que era simples só comprar e vender ações estará, mas estou vendo que não é bem assim, eu até fiz a uns dias atrás, em uma folha de caderno e com as cotações do aplicativo investing.com, uma simulação comparando e vendendo ações com um capital de 4000 reais e consegui fazer 326 reais. Agora quero fazer os cursos para engreçar na carreira, o que você me indicaria? Para me ajudar com as dicas no day trade eu vi que você tem falado que a toro radar não é boa mas a Atom é melhor, hoje ainda está assim?
    Preciso muito de suas dicas, pois vejo que sou um bebê nessa área rsrsrs

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      dicas de cursos: para Analise Tecnica : procura na internet os cursos do Japa Trader, do pessoal da corretora Clear, e da corretora Rico. Para Tape reading : procura os cursos do Allison Correia, e os cursos do Portal do trader.
      Para escolher uma corretora leia meu artigo : http://www.actifrevenu.com/wp-admin/post.php?post=7320&action=edit
      Estou a disposição para outros esclarescimentos .
      Boa sorte na sua entrada na profissão de day trader

      Responder
  17. Bruno Malaquias

    Olá Roger, parabéns pela iniciativa e pela paciência em ajudar e responder as perguntas que fazemos.

    Sou iniciante também em relação ao mercado, e queria uma ajuda em algumas questões..

    Li todos os comentários anteriores e inclusive, irei aproveitar algumas dicas de cursos e que já foram postadas aqui…

    Eu tive procurando alguns cursos para day trader (Curso Presencial) e para a minha surpresa, são extremamente caros… Não vou citar aqui o nome das instituições, mas gostaria de saber se vale a pena o investimento em um curso presencial. O valor médio de um curso presencial para day trader está na faixa de R$4.000,00 a R$5.000,00.

    Qual é a sua opinião?

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      NÂO não vale!! Inclusivo isto me irrita bastante que ainda hoje haja este tipo de cursos. Deve entender uma coisa: todo o conhecimento técnico existe na WEB e é de graça. Tem livros (não gratuitos mas de custo baixo), videos de monte e gratuito no You Tube. Ou seja para aprender toda a parte técnica não precisa de um curso presencial. Estes caras estão cobrando uma fortuna porque a corretora se aproveita e tem custos altos para alugar a sala e os equipamentos. Mas depois de um fim de semana passado num curso assim Você não terá muitos mais conhecimentos que se tivesse aprendido sozinho na Web. Para mim um curso presencial de 1500 reais já é caro. O melhor é fazer um curso one line de 500 ou 600 reais e acompanhar uma sala de trades Você operando com seu dinheiro. Isto será muito mais barato e muito mais proveitoso.
      Tem que entender que o maior aprendizado ao qual não ira escapar é operando de verdade com dinheiro de verdade. Porque é ai que o bixo pega!!! E isto ninguém pode te ensinar. Esta profissão é dura e pretender aprender num curso presencial de um dia ou dois é a mesma coisa que algum novato apaixonado de cirurgia pretender aprender a operar um coração num curso de fim de semana.

      Responder
  18. Bruno Malaquias

    Olá Roger, boa tarde

    Eu ainda recebo por email os posts do “Mercado Hoje”, mas não consegui encontrar nesse site artigos ou dicas publicadas por você recentemente.

    Você tem algum outro site ou blog com informações mais atuais? Possui algum e-mail para contato?

    Pergunto isso pq achei de excelente nível o conteúdo postado por você aqui.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Bruno, realmente eu não publico novos artigos há tempo. Na realidade, eu não publico artigos regularmente porque não considero que vale a pena escrever para escrever e publicar algo que não tenha conteúdo realmente interessante. Mas tenho alguns artigos em montagem. Para cada artigo tenho que fazer pesquisas para achar dados fiáveis na web e isto leva tempo. Estou partindo do principio que um artigo deve trazer algo realmente útil aos day traders. Mas vou me esforçar para publicar algo a cada mês.

      Responder
  19. Mauro

    Roger, bom dia!
    Li seu comentário sobre a Toro, na semana passada eles fizeram contato comigo e me passaram a pagina como teste de 15 dias.
    Nela aparece a indicação das ações bem como a hora de comprar e hora de vender (para day trade).
    Ou seja, eles estão passando dicas com base em analises etc etc… do que comprar e a hora de vender.
    Estão querendo 1.900 assinatura anual…
    A plataforma usada é a da xp não sei se é uma boa plataforma……
    Me passaram também que a xp cobra 10 reais por ordem (compra/venda) ou seja 20 reais…..e assim vai.
    Sinceramente não sei se vale essa ajuda da toro por 1.900 reais(ano).

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Mauro…é sempre difficile para mim responder a este tipo de pergunta. Vou te dizer porque : eu entrei nesta atividade de trader para ser independente e para não ter alguém me dizendo o que fazer de minha vida. Então quando uma corretora entre em contato comigo para me fornecer seus conselhos tenho uma natural rejeição. uns 15 anos atrás ate usei um serviço assim: e perdi muito dinheiro. Veja bem: não estou dizendo que o serviço é ruim e não funciona. Simplesmente não vai com minha cabeça. Agora quando alguém vem me dizer que aconselha para entrar e sair em day trade, me desculpe mas me parece piada. Os movimentos do mercado são atualmente tão rápidos que não vejo como alguém pode te dar as entradas e saídas a não ser que seja ao vivo e com preparação antecipada do tipo: olha vamos comprar ações da Petrobrás. esperam meu aviso para entrar…entrem! e ai tem que bater na tecla na mesma hora …então pagar 1900 reais por ano para isto eu acho melhor aprender a profissão e economizar este dinheiro.
      A plataforma da XP é excelente …mas pessoalmente eu tive varias queixas contra a XP no passado então fico afastado deles. Mas já vi gente satisfeito com a s prestações deles. De maneira geral na XP se você estiver com capital alto será bem tratado. Se estiver com pouco capital será explorado sem dor.
      Resumindo, se pretende operar day trade com o que for (ações, futuros, opções, commodities) existem outras corretoras no mercado muito melhor e baratas para te atender (modalmais, Nova Futura, Hcommcor por exemplo).

      Responder

Deixe uma resposta