PLATAFORMAS PARA DAY TRADES: OS 4 TÓPICOS IMPORTANTES PARA VOCÊ NÃO COMETER SUICÍDIO OPERACIONAL

Esta decidido! vou operar day trade na Bolsa!!! Eu vi que nos cursos que eu fiz, os professores usavam belas ferramentas fornecidos por um software. E agora, onde eu acho estas ferramentas?

Que tipo de computador devo ter para operar? Ter uma ou mais de uma tela?

Foi assim comigo no inicio de 2002 quando eu dava meus primeiros passos nesta profissão de trader. Na época, o mercado brasileiro estava em seus primórdios em termos de tecnologia e desde então aumentou muito a oferta de ferramentas para operar na Bolsa. Mas a quantidade nem sempre foi acompanhada pela qualidade. E desde então a confusão nas ofertas de softwares, foi acompanhada pela confusão da briga entre quem diz operar com somente um notebook e quem diz ter uma mesa com ate 8 monitores.

ESTA PERDIDO PARA ESCOLHER SUA PRIMEIRA PLATAFORMA OU INSATISFEITO COM A ATUAL ?

Este artigo é feito para Você

Nele vou apresentar

  1. qual é a diferença entre Home Broker e plataforma operacional (gráfica ou tape reading).
  2. quais são as características que uma plataforma operacional precisa ter atualmente para permitir de operar sem problemas.
  3. Quais são as plataformas mais encontradas no mercado, suas características e seus custos?
  4. como compor sua mesa de operação e porque.

Esta apresentação é o resultado de 14 anos de experiencia em tentativas e erros. Erros que, para a maioria, me custaram bem caro.

Não gostaria evitar todos estes percalços? Então me acompanha nesta viagem!! 

TGV

 

1-QUAL É A DIFERENÇA ENTRE HOME BROKER E PLATAFORMA OPERACIONAL?

Para operar na Bolsa, você ira precisar dos dois.

O HOME BROKER

o Home Broker é a ferramenta que permite de enviar suas ordens para a Bolsa através uma corretora. Você precisa primeiro escolher uma corretora , que ira lhe fornecer um Home Broker.

Esta ferramenta ira permitir de passar ordens de compra, venda, stop loss e stop gain, zerar suas ordens ou posições, inverter sua posição de compra para venda, por exemplo. Além disto, o HB deve lhe permitir em tempo real ( nem todas as corretoras o fazem em tempo real: verifique este ponto antes de se comprometer com uma corretora ):

  • ter o saldo da sua conta
  • ter seus limites de garantias
  • visualizar suas ordens
  • cancelar uma ou todas as ordens
  • ver a cotação de qualquer papel compondo o IBOVESPA
  • ver a cotação de qualquer Futuro cotado na BMF

O fornecimento do HB é gratuito. Faz parte das prestações de serviços da corretora.

Exemplo de boleta de compra para day trade

boleta de compra da corretora clear

Exemplo de Boleta de execução rápida

boleta fast clear

PLATAFORMA OPERACIONAL

A plataforma operacional é a plataforma que ira lhe permitir de estudar as oscilações do papel do seu interesse para tomar a decisão de comprar ou vender. Esta plataforma pode não ser fornecida pela sua corretora. E muitas vezes (mas nem sempre), a plataforma fornecida de forma gratuita pela corretora é de baixa qualidade. E quando é de alta qualidade é cobrada um valor mensal.

Porém a maioria destas plataformas, estão disponíveis no mercado e podem ser contratadas fora da corretora. Quando a corretora lhe propõe a plataforma a um custo um pouco inferior ao cobrado diretamente pelo fornecedor da mesma, é melhor contratar diretamente com o fornecedor. A razão é que se amanhã a sua corretora vier a fechar, ou começar a dificultar suas operações e obriga-lo a não utilizar mais aquela plataforma, Você não ira perder todos seus estudos e poderá continuar a operar independentemente das andanças de sua corretora.

Existem três linhas de plataformas operacionais:

  • as para Tape Reading (TR)
  • as para Analise Tecnica (AT)
  • as para Tape Reading e Analise Técnica com roteamento de ordens ou sem roteamento de ordens

 

2-CARACTERÍSTICAS QUE UMA PLATAFORMA DEVE TER PARA SER EFICIENTE.

Quando comecei a operar 14 anos atrás, eu comecei a usar uma plataforma gráfica que, na época, era a melhor. Porém após alguns meses de uso, ela começou a apresentar lentidão e ate a travar, ficar atrasada sobre as cotações da BOVESPA. Ela era vítima de seu sucesso e o forte aumento de clientes fez que saturou as estruturas de conexão com os clientes. Finalmente mudei para uma outra que ainda estava em desenvolvimento mas prometia ser muito boa. E foi mesmo. Único inconveniente era seu preço relativamente alto (uns 230 reais mensal). Inúmeras vezes eu tentei mudar para uma mais barata , 150 ou 180 reais mensais mas a cada vez eu lamentava muito minha escolha, após perder centenas de reais por travamento dos gráficos. Ou seja a economia de umas dezenas de reais me custava centenas de reais. No day trade, acreditem, o barato custa caro. Acabei desistindo de procurar uma plataforma mais barato para me conformar com a plataforma a melhor do mercado.

pão duro

então quais características uma plataforma deve ter ?

plataforma para Tape Reading :

  • vários tipos de book de ofertas parametrizáveis
  • Times and Trades parametrizáveis
  • ranking das corretoras
  • preço médio e valor global negociado por corretora atualizado em tempo real
  • sinalização das agressões com o total por período parametrizável
  • gráfico Volume at Price
  • boletas tipo DOM ou “one click”

Todos estes dados devem ser em tempo real e nunca travar.

plataformas para Analise Gráfica 

  • Gráficos de candles, barras, linhas pelo menos
  • Gráficos com periodicidade mensal, semanal, diária, e minutos configuráveis
  • Estes gráficos devem poder ser de minutos, ticks (Renko e Range), pontos
  • Os parâmetros (cores, quantidade de gráficos por tela etc..) dos gráficos devem poder ser adaptáveis.
  • Devem comportar a maioria das ferramentas de estudos atualmente conhecidas (uma centena).
  • Devem permitir a exportação dos dados para pelo menos uma planilha excel.
  • De preferencia deve permitir a execução de ordens a partir do gráfico. Na realidade este ponto esta se tornando uma realidade no mercado e portanto uma obrigação: a plataforma que não tiver a possibilidade de operar pelo gráfico é atualmente ultrapassada.

Todos estes dados devem ser em tempo real e nunca travar.

 

3-QUAIS SÃO AS PLATAFORMAS AS MAIS ENCONTRADAS NO MERCADO , SUAS CARACTERÍSTICAS E SEUS CUSTOS.

PLATAFORMAS PARA TAPE READING 

O Tape Reading começou a ser mais utilizado pelos traders pessoas físicas no Brasil, recentemente, a partir de 2014. Portanto ainda existem poucas plataformas conhecidas.

plataforma flashtrader 

É a mais conhecida e eficiente do mercado. Ela foi realmente concebida para analise de fluxo de ordens.

Exemplo de tela da Flashtrader :

tela da Flashtrader

Esta plataforma é oferecida atualmente por varias corretoras, mas pode ser contratada diretamente no site da Flashtrader informado acima.

O custo é de cerca de 200 reais mensal. (Maio 2016)

Plataforma STOCK TRADE da Cedro Technologies

Ideal para day Traders. Suas principais funcionalidades são :

  • 3 tipos de livros de ofertas
  • ranking de corretoras, mercados e símbolos
  • Times and Trades
  • resumo de operações e execuções em tempo real
  • plataforma preparada para Tape Reading

Exemplos de telas :

tela da Cedro Technologies

Infelizmente não tive acesso a seu custo.

Plataforma GL Trade

Foi a primeira a chegar no mercado. De origem francesa, do tipo DMA ( Direct Market Acces) ela é eficiente e rápida. Muito usada pelas grandes instituições ela tem os seguintes recursos:

  • Poder da Execução de ordem imediata
  • Vendas à descoberto
  • Ordens na BM&FBOVESPA (mini contratos)
  • Execução de ordens com agilidade
  • Basket de ordens e/ou ativos
  • Fácil instalação e suporte on-line

tela da GL Trade

Porém, hoje em dia, as novas plataformas brasileiras ficaram melhor que a GL .

Eu usei a plataforma GL durante vários anos. O funcionamento dela era realmente fantástico mas seu custo mensal ( em torno de 2000 reais) era proibitivo e não melhorou. Uma pena !!

PLATAFORMAS PARA ANALISE TÉCNICA 

Ao contrario do Tape Reading, a Analise Técnica é uma ferramenta de analise do mercado que foi utilizada maciçamente pelos traders Pessoas físicas no Brasil desde a origem. Como consequência existem uma proliferação de plataformas, nem todas de boa qualidade.

Existem dois tipos básicos de softwares gráficos: aqueles que Você carregue em seu computador e aqueles que Você não precisa carregar e que estão instalados num “Cloud”. A diferença fundamental entre os dois é que nos segundos Você carregue suas configurações no Cloud e assim, Você pode acessar a sua plataforma de qualquer lugar ou equipamento (PC , Tablet , Cellular). Parece a priori bem interessante inclusivo porque a maioria das vezes os custos estão um pouco mais baixos. Só tem um problema : Você é totalmente escravo da disponibilidade da internet e da capacidade de tratamento do sistema central. TODOS os sistemas deste tipo que eu testei, travavam nas horas mais volátil do dia, ou seja justamente na hora onde todo mundo quer entrar ou sair do mercado e onde os potenciais de ganhos são maiores e portanto exatamente a hora onde sua plataforma NÂO pode travar!! Este tipo de software é interessante unicamente para quem opera pouco, no fim do dia por exemplo . Não recomendo para Day Traders

Os outros sistemas devem ser carregados numa plataforma sua (PC ou Note Book) e neste caso somente terá acesso por este equipamento. Mas geralmente o Day Trader tem uma plataforma de trabalho instalada e ira acessar sempre do mesmo lugar. A vantagem é que mesmo se a internet cair, poderá continua a analisar o mercado pois todos os dados históricos e lay-out estarão instalados na sua maquina e por outro lado, não ira depender da saturação ou não do sistema central.

Plataforma ADVFN

Plataforma instalada num cloud. Muito popular e bastante econômica. Mas trava muito. Ela possui as seguinte ferramentas:

  • gráficos de barras , candlesticks, linha , Areá
  • numerosos indicadores
  • gráficos diários e de minutos
  • possibilidade de ter varias telas abertas simultaneamente
  • configuração dos parâmetros dos gráficos

tela de gráfico ADVFN

Existem vários planos em função do tipo e da quantidade de ativos que quer acompanhar e operar e o custo pode ir de zero a algumas centenas de reais.

Plataforma da Bussoladoinvestidor

Plataforma bem simples e barata instalada num cloud.

A versão mais completa possui:

  • Gráficos de candlesticks Renko e Heikin-Hashi
  • mais de 100 indicadores
  • histórico intraday de 45 dias
  • link RTD
  • calculadora do IR

O custo da versão a mais completa é de 74,90 reais mensal.

Plataforma CMA

Plataforma completa. A mais antiga do mercado e que foi bem atualizada.

  • Gráficos de candlesticks , barras e linhas
  • gráficos de dias e minutos
  • mais de 100 indicadores
  • Link DDE

tela CMA

Custo não disponível. Consulte a CMA pelo site indicado acima.

Plataforma Enfoque

A plataforma Enfoque é uma plataforma tradicional do mercado brasileiro. Funciona bem . É proposta por varias corretoras em seus planos de corretagem. A versão Investidor + , possui :

  • gráficos de barras e candles
  • indicadores
  • gráficos de minutos e longo prazo
  • Noticias
  • índices mundiais

Tela gráfica Enfoque

O custo da versão investidor+ é de 258 reais mensais

Plataforma GrapherOC Pro ou Expert

Plataforma muito completa e eficiente. Só pode ser contratar através de uma corretora. Possui recursos completos :

  • gráficos de barras, candlesticks
  • Indicadores e ferramentas de analise
  • todos os gráficos de periodicidade acima de 1mn
  • criação de regras e indicadores personalizados
  • Possibilidade de programar seu trade system
  • Backtests
  • Roteamento das ordens por boleta e a partir do gráfico
  • livros de ofertas e Times and trades
  • radar
  • acompanhamento da custodia

Tela gráfica da GrapherOC

Custo da plataforma PRO, Bovespa + BMF : 316 reais mensal

Plataforma Investcharts

Plataforma em continuo processo de melhoria e bastante eficiente. Possui :

  • Visualização de vários gráficos com configurações específicas.
  • Gravação automática das configurações do usuário.
  • Mais de 150 indicadores e estudos de análise técnica.
  • Mais de 10.000 ativos: ações, opções, índices, contratos futuros, mercadorias, etc.
  • Janela de Cotações com diversos Portfólios: Índices Bovespa, Classificações Setoriais, etc.
  • Tipos de gráfico: Candlestick, Barra, Histograma, Heikin-Ashi, Renko, Range Bar, etc.
  • Visualização de até 4 gráficos simultaneamente.
  • Visualização de gráficos e livro de ofertas em vários monitores.
  • Gráficos de longo prazo: Diário, Semanal, Mensal, Trimestral e Anual.
  • Gráficos intraday: 1 a 600 minutos configuráveis de 1 em 1 minuto.
  • Gráficos de ticks: 1 a 1000 negócios configuráveis de 1 em 1 negócio.
  • Histórico de cotações de longo prazo: até 20 anos.
  • Histórico de cotações intraday: até 12 meses.
  • Ferramentas: Linhas de tendência, Canal, Fibonacci, Texto, Variação %, Topos e Fundos, etc.
  • Teclas de atalho que tornam mais rápidas e práticas as operações.
  • Esquemas de cores pré-configurados.
  • Livro de Ofertas: Resumido e Detalhado.
  • Times & Trades: Negócios, Compradores, Vendedores e Saldo.
  • Notícias: Avisos, Comunicados, Fatos Relevantes, etc.
  • Ticker de Cotações configurável.
  • Alarmes, Setups e Localizador/Scanner de ativos.
  • Roteamento de Ordens de compra e venda de ativos (corretora XP Investimentos).
  • Tape Reading (análise do fluxo de ordens).
  • Módulo de Opções: Black & Scholes, Cálculo das Gregas, Trava de Alta/Baixa, Borboleta, etc.
  • Backtest.

tela gráfica Investcharts

custo : 175 reais mensais

Plataforma Metatrader5

Plataforma tradicional nos USA onde é muito utilizada. Possui todos os recursos de analise gráfica, totalmente flexível. Permite montar trading system e enviar ordens automáticas.

Ela é oferecida gratuitamente por algumas corretoras no Brasil: XP investimentos , clearRico

Tela metatrader5

Plataforma NINJATRADER

É a plataforma a mais conhecida no mundo e a mais completa. É agora oferecida no brasil por algumas corretoras, mas é possível comprar a licença de uso junto com o sinal que queira operar: Bovespa ou BMF ou os dois.

A plataforma permite, além de efetuar estudos gráficos e de tape Reading, executar ordens diretamente no gráfico de maneira muito ágil ou pelo sistema DOM. É uma das duas plataformas melhores do mercado.

O inconveniente é que tem que comprar a licença (999,00 dólares ) e pagar o sinal a cada mês ( 41 dólares) (ver ESIGNAL REAL TIME)

Tela NinjaTrader

Plataforma ProfitChart RT ou Pro

É a outra melhor plataforma do mercado brasileiro. Extremamente completa e em constante melhoria, possui a mais completa gama de ferramentas para analise gráficas e tape reading.

Possui um excelente e muito completo sistema de roteamento de ordens, adaptável a qualquer necessidade e tipo de operação. Plataforma muito flexível, rápida, e totalmente confiável.

A versão Pro é mais completa e permite melhor roteamento das ordens.

A Nelogica possui acordos com varias corretoras no Brasil que oferecem esta plataformas dentro de seus pacotes de corretagem .

Recomendo contratar diretamente na Nelogica para ser independente e não ficar na mão de sua corretora.

O custo é de cerca de 250 reais mensal para a versão RT e 340 reais para a versão Pro.

A vantagem do ProfitChart sobre o NinjaTrader é que a empresa é brasileira e o atendimento é realmente excelente.

Tela ProfitChartPro

Plataforma TRYD 4

Excelente plataforma que tem todos os recursos de analise gráfica e tape reading com roteamento. É uma plataforma bastante tradicional. 

custo mensal Bovespa + BMF: 157 reais

tela gráfica TRYD4

Plataformas das corretoras 

Além das plataformas apresentadas acima, cada corretora inclui no seu pacote de serviços , uma ou varias plataformas gratuitas. Cabe a cada um de analisar o que for de seu interesse ou não. E varias delas são bem interessantes.

Com a concorrência que existe atualmente no mercado, as técnicas mudam com extrema velocidade e em alguns meses novas técnicas de executar trades aparecem, e a cada vez mais sofisticadas. Portanto é indispensável ir se atualizando para se manter atualizado e performante. 

Gostou do que apresentei? tem alguma observação ou correção em relação a algumas plataformas? coloque seu comentário e terei o maior prazer em responder e se for o caso, irei corrigir ou complementar esta apresentação. 

 

4-COMO COMPOR SUA MESA DE TRADE E PORQUE.

Você esta operando day trade com um notebook e escolheu o sistema gráfico o mais barato do mercado? E se queixa de não ganhar dinheiro no mercado?

Uma das razões para Você não estar ganhando dinheiro (mas não a unica, com certeza) é que não esta com as ferramentas adequadas. Eu sei, vou recomendar Você investir num computador com pelo menos duas telas e uma plataforma operacional não gratuita, e ira me responder: só depois de começar a ganhar dinheiro!! É aquele empreendedor que ira começar a investir na sua fábrica somente após ter começado a ganhar dinheiro. Uma má noticia para Você: não é assim que o sistema capitalista funciona. Nele tem que arriscar primeiro para ganhar depois. Raríssimos são aqueles que conseguem fazer o contrario.

Isto faz sentido para Você? 

Portanto qual é a meu ver o investimento inicial a se fazer para praticar esta profissão de day trader:

Um computador com no mínimo 2 monitores de 21 polegadas. Mas o melhor é ter 4 ou 6 monitores. Porquê tantos monitores? porque ao operar intraday suas decisões devem ser rápidas. E para ser rápidas você terá que ter as informações em tempo real. Não adianta ter um sistema gráfico em tempo real se você tem que puxar na mão cada gráfico quando lhe passar pela cabeça. Tem que ter os gráficos fundamentais bem na frente de sua cara para poder decidir o tempo todo com todas as informações atualizadas em tempo real. Assim por exemplo, para operar o mini índice, precisa ter : os gráficos semanal, diário  do IBOV  e o INDFUT  …os gráficos de 60 / 15 e 5mn do Mini Índice ( ou 15/5/1mn). Além dos gráficos, você  deve precisar de uma tela para o Home Broker onde ira aparecer o book, a lista das ordens executadas e o histórico das ordens  por corretora, uma janela com seu saldo e suas posições. Em resumo, não consegue colocar isto em 2 telas, pelo menos não num tamanho que lhe permite enxergar corretamente. Se operar junto com o mini índice, outros ativos como mini dólar, opções ou mesmo ações, então esquece os dois monitores … terá que ter de 4 para cima.

estação de trabalho para day trades

E você não imagine o aumento de produtividade com o acréscimo de 2 ou 4 telas!! E muitas vezes é possível fazer isto no computador que Você já tem. De repente já tem os slotes que irão lhe permitir acrescentar uma ou duas placas de vídeo com duas saídas ao custo atual de uns 250 reais cada placa. Mais os 4 monitores de 21 polegadas a um custo de 400 reais cada mais ou menos. Ou seja pode começar por implementar mais 2 monitores a um custo de 1100 reais e quando estiver financeiramente mais confortável acrescenta mais dois monitores.

Para acomodar estes 6 monitores precisará comprar suportes para 6 monitores a um custo total atual de cerca de 800 reais.

 

5-CONCLUSÃO

Operar day trade envolve um certo investimento que precisa ser bem planejado. Este planejamento deve iniciar com as perguntas certas que são :

  • que tipo de day trader quero ser? operar ações? contratos futuros? commodities?
  • em função disto quais são as pressões que o mercado ira realizar sobre minha mente?
  • em consequência qual software devo usar?
  • após ter respondido a todas estas perguntas, qual é a configuração física ideal que irei precisar para operar?
  • enfim qual sera meu investimento inicial e meu custo mensal?

Seguindo este mapa, acredito que poderá chegar a uma responta a mais adequada ás suas necessidades, sem esquecer de ficar sempre ás espreitas do mercado para aproveitar as novas oportunidades tecnológicas que irão permitir de aumentar sua eficiência operacional, ou baixar seu custo operacional ou os dois ao mesmo tempo.

Espero ter respondido á suas expectativas.

Mande seus comentários e observações para melhorar esta apresentação, afim que ela possa se tornar uma fonte confiável e completa de informações para os traders iniciantes ou mais experientes que queira revisar sua plataforma de trades.

BONS TRADES A TODOS!

 

 

 

 

 

 

51 Replies to “PLATAFORMAS PARA DAY TRADES: OS 4 TÓPICOS IMPORTANTES PARA VOCÊ NÃO COMETER SUICÍDIO OPERACIONAL”

    1. Roger B. Batte Resposta do autor

      eu sou um daytrader usando price action em gráfico de range. Ou seja uso analise grafica + fluxo.

      Responder
    1. Roger B. Batte Resposta do autor

      obrigado por me ter avisado. Realmente eu copiei a tela no site da ADVFN mas sem perceber que não se tratava da tela da Própria ADVFN…vou corrigir

      Responder
  1. Fernando

    Roger , Para operar apenas no mini índice você acha necessário ter 4 a 6 monitores? . Parabéns ótimo artigo

    Responder
    1. Roger B. Batte Resposta do autor

      Fernando, eu acredito que para começar com somente o mini índice dois monitores bastam: num ira colocar 4 tempos gráficos e no outro os quadros do HB. Mas se quiser mesmo se tornar um day trader consistente terá que aprender a trabalhar com mais de um ativo porque tem dia onde trabalhar o mini índice é mortal. Ai ira precisar de 4 a 6 monitores. Eu não me vejo trabalhar com menos de 4 monitores operando o Índice e o dólar. Que pode , pode , mas perde muiiiiiito em eficiência….

      Responder
    1. Roger B. Batte Resposta do autor

      eu aconselho começar com um minimo de 1000 reais operando um único contrato ate começar a ganhar dinheiro de maneira consistente. e somente passe a operar 2 contratos quando estiver acumulado ganhos de 1000 reais …a cada 1000 aumenta 1 contrato. mesmo se sua corretora lhe pede 100 reais ou menos para operar 1 contrato .

      Responder
  2. Eduardo Lima

    Bom dia, Roger.

    Sou iniciante em trading, forçado pelo desemprego a tentar sobreviver com minhas verbas rescisórias aplicando em trades de ações, cuja existência eu sequer conhecia.
    Tenho menos de 2 meses de auto-aprendizado, e como vc menciona no item 4 desse artigo, estou “operando day trade com um notebook e escolhi um sistema gráfico barato”.
    Tive um pouco de ‘sorte de principiante’ em termos de já ter conseguido resultados positivos em 6 de 7 negociações, mas, claro, também já tive o choque de realidade esperado pela ousadia de operar sem ter o nível de experiência nem os equipamentos necessários.
    Ainda não pretendo desistir, e encontrar seus artigos foram um oásis no deserto de informações incompletas que podem ser encontradas na WEB.
    Gostaria, portanto, de agradecer pelo seu excelente trabalho.

    Responder
    1. Roger B. Batte Resposta do autor

      Eduardo , o objetivo de meu blog é este mesmo: dar aos principiantes todas as informações que lhe permite iniciar com o minimo de problema possível e dar aos mais experientes que não conseguem ganhar dinheiro consistentemente, as dicas e orientações que possam lhe permitir acertar com mais frequência. Estou preparando mais artigos com novos assuntos. Já vem em breve. Estou também corrigindo e completando artigos antigos.
      Mas tem uma coisa que me preocupa bastante no que esta me dizendo: esta fazendo isto porque esta desempregado. Não sei se é a melhor maneira de iniciar. Você DEVE iniciar com o minimo dinheiro possível …e começar com ações não é o caminho. Inicie com o mini índice. Não precisara de muito dinheiro (1000 reais iniciais) e começa por operar 1 contrato (margem necessária: 90 a 150 reais dependendo da corretora), e limite suas perdas a 10 ou 15% dos 1000 reais por dia, o que já é muito. Não se preocupa em ganhar dinheiro no inicio mas a aprender em não perder. O ganhar vem depois. E se perder estes 1000 reais talvez o melhor seria achar uma fonte de renda que te permita de te sustentar ate conseguir ganhar dinheiro com esta profissão de trader.
      Na WEB encontrará cursos gratuitos de Analise técnica de excelente qualidade. Nas corretoras Clear e Rico , tem salas de trades ao vivo onde o Luiz Rodrigues( Clear ) e o Japatrader( RICO) fazem seus trades ao vivo …ai pode aprender mais rápido. Cada um tem uma técnica diferente mas pouco importa …Você ira se familiarizar mais com o mercado.
      Boa sorte no aprendizado.

      Responder
  3. Reis

    Roger,

    estou começando agora, e tenho uma base em análise técnica. No entanto, tenho visto bastante sobre Tape Reading, e queria me especializar em uma das duas. Sei que são diferentes (gosto de operações SCALPER). Tenho vistos cursos em ambas, e gostaria de investir em mim mesmo, mas tenho dúvidas, ainda.

    Na sua opinião, qual a melhor opção para estudar mais solidamente?

    Responder
    1. Roger B. Batte Resposta do autor

      Reis …não acredito que um método seja melhor que outro. Na realidade depende de suas características emocionais e isto Você só ira descobrir operando pela AT ou pelo TR. Você pode fazer scalpes com os dois métodos. Ou seja o scalpe não é uma especialidade do TR.
      Na realidade , me parece que esta tentando achar certeza onde não tem . Terá que aprender as duas técnicas e se especializar numa das duas quando tiver encontrado sua maneira de operar. Não esquece que a técnica represente menos do que 50% do que precisa saber para ter sucesso em day trades. Os outros 50% são conhecimento de si mesmo , manejo de risco e money management. Se não souber os outros 50% , a técnica não terá muita importância …
      Desculpe de não poder ter orientar melhor.

      Responder
  4. La Bamba

    Olá, Roger
    Muito bom artigo, acima vc mencionou manejo de risco, vc sabe onde encontro uma planilha para day trade, andei vasculhando na net, encontrei planilhas swing trade somente.

    Responder
  5. Harami

    Amigo, com quais plataformas eu consigo conectar vários monitores. No Metatrader 5 eu consigo abrir apenas uma tela do programa, com os gráficos que eu quiser, mas somente consigo exibir esta janela em um dos monitores. Como fazer para selará-los entre os monitores? Obrigado

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Ate onde eu sei , da para esticar a janela nos outros monitores . Selecione a borda da janela e arraste esta borda nos outros monitores. Ai devera ajustar seus gráficos monitor por monitor. Pelo menos quando eu usei o MT5 dava para fazer. Eu utilizo atualmente o ProfitChart da Nelogica . e da para fazer isto . Além disto o Profit permite que Você “libera o seu gráfico da janela . Neste caso da para arrastar o gráfico num outro monitor sem ter que abrir o Profitchart neste outro monitor…mas a maioria dos sistemas permite arrastar a borda do sistema nos outros monitores.

      Responder
  6. Silvano Andrade

    Olá Roger !!

    Você conhece a plataforma PhiCube ?
    Ela não apareceu na relação que você apresentou.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Silvano…eu conheço o sistema Phicub mas não a plataforma…vou me informar e se for o caso eu acrescento na relação.

      Responder
  7. Felipe Melo

    Olá Roger.
    Parabéns pelo site. Não conhecia e me deparei com este artigo que achei muito interessante.

    Mas lendo o artigo continuei com a mesma dúvida de quando iniciei a leitura, “que tipo de computador devo ter para operar?” Mas no sentido de qual configuração mínima meu computador precisa ter, por exemplo i5 ou i7, 4 ou 8 gb ram, estas coisas para eu não ter atraso nas informações e me prejudicar.

    Se me permite perguntar, qual é a configuração do computador que você usa?

    Muito obrigado e parabéns novamente!

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Felipe …não se preocupe tanto com a configuração de seu computador : qualquer computador relativamente recente serve. Parece que sua preocupação é quanto a velocidade operacional: Você tem que ter consciência que em termos de velocidade seu problema sera mais na sua rede internet que deve ser de alta velocidade(pelo menos 20 mega) e na velocidade de roteamento de sua corretora ( deve escolher uma corretora que trabalha bem o day trade, ou seja corretoras de banco para mim não servem).
      A configuração de meu computador é : i3 , 4GB de memoria RAM ( penso em duplicar, mas isto serve tranquilamente), sistema operacional de 64bits , 500 GB no disco rígido e sistema operacional Windows 7 equipado de 4 telas de 21 polegadas ( mas já teve 8…isto é exagero!!) 4 a 6 é mais do que suficiente e 1 tela não é suficiente.

      Responder
      1. Felipe Melo

        Olá Roger. Era essa minha preocupação mesmo mas vc esclareceu muito bem minha pergunta! Obrigado!!

        Desculpa, só mais uma questão. Para ligar os 4 monitores no PC vc colocou uma placa de vídeo com 4 saidas pra vídeo ou vc usou aqueles adaptadores que conseguem ligar o monitor no USB do PC?

        Obrigado novamente!

        Responder
        1. Roger Batté Resposta do autor

          eu uso uma placa de vídeo com 3 saídas e tenho mais 3 saídas na placa mãe o que perfaz 6 saídas potenciais. Mas cheguei a ter uma placa de vídeo com 6 saidas. Um problema que ira encontrar é que cada saída e para uma configuração diferente : VGA, HDMI, etc,,,ai tem que comprar adaptador para acoplar o cabo vindo do monitor . No meu caso tenho que colocar adaptador HDMI para VGA…

          Responder
  8. EDISON REZENDE

    Roger boa tarde,
    Estou fazendo testes, simulação, na plataforma da Clear mas constantemente perde a conecção, lenta e/ou trava dificultando consideravelmente a utilização, isto quando nao atualiza os graficos automaticamente. Nao sei se é devido ao meu notebook ou do sistema mesmo da corretora. Embora me parecendo eficiente para envio de ordens mas perde quanto estas caracteristicas citadas. Me recomendaria uma outra?
    Grato

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Edison, eu uso esta mesma plataforma da Clear há 1 mês e estou satisfeito com ela, mas é uma plataforma “fusquinha”…básico mesmo e Web com todos os problemas das conexões web. Ou seja deve ter uma conexão web de alta capacidade senão não compensa. Não tenho nenhuma plataforma gratuita para te aconselhar, as que eu conheço são piores que esta da Clear.

      Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      nunca usei. Tenho uma conta na Rico mas esta inativa …vou analisar esta plataforma ….realmente não conheço…

      Responder
    2. Roger Batté Resposta do autor

      acabei d dar uma verificada . A Rico Trader é uma plataforma da Nelogica baseada no Profitchart RT. Na realidade é o Profitchart RT aparentemente com algumas opções a menos. A vantagem é que é gratuita para os clientes Rico.

      Responder
  9. osnir

    Gostaria de saber se operar pelo tablet e 4g é rápida o suficiente para o mercado financeiro ( leilão de dólar ) obrigado

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Creio que não terá problema de velocidade …terá problema de falta de informação. Acho que no espaço pequeno de uma tela de tablet dificilmente ira ter as mesmas informações real time do que num computador com 3 ou 4 telas.

      Responder
  10. Vicente Souza

    Boa tarde Roger, excelente seu post! Gostaria de saber se conhece alguma plataforma WEB para operar tape reading? Ou se poderia indicar alguma corretora que seu HB fosse capaz de operar desta maneira.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Vicente , na minha opinião não existe plataforma WEB para tape reading…as duas boas plataformas boas para TR (profitchart e flashtrader) não são WEB. E não sei se terá em algum dia. Plataforma WEB são realmente problemáticas com delay nas atualização e travamento constante. E se Você não tiver uma internet muito boa , ai vira pesadelo. Tentei operar de novo com a plataforma WEB da clear no inicio do ano : simplesmente não da !!!

      Responder
      1. Vicente Souza

        Obrigado pela resposta Roger.

        Operei pelo HB da Futura, e achei que mesmo os books ( agrupado e separado) sendo curtos, é um dos maiores que encontrei, ainda associado a boleta DT facilita a operação. Pena que os Times & Trades deles não é atualizado automaticamente, e vi um delay muito grande no retorno de informações (0.5 s em média) em relação a muitas outras corretores, e essa parte ,como você disse acima, de alguns travamentos. Estou abrindo conta em algumas corretores com bons valores de corretagem e identificando algumas funções dos HBs.

        Tem tambem umas plataformas proprias ( RICO, MODAL e outras) que pretendo testar. Qualquer informação posto aqui e você dá uma verificada para novos posts.

        Responder
        1. Roger Batté Resposta do autor

          Vicente , atualmente eu uso o Modalmais com DM2 para a parte de gráficos e roteamento das ordens. E contratei o Flashtrader pela Clear ao custo de 40 reais/mês. Assim eu tenho uma configuração operacional muito boa por 40 reais. E a corretagem da Modal é de 0,20 reais por ordem e contrato…uma beleza!!

          Responder
  11. Edson Theodoro

    Parabéns pela informação compartilhada com os traders. Comecei fazendo trades com ações no Ibovespa, até com alguns bons lucros. Até que descobri o mercado futuro, a minha reação: como não vi isto antes!!!!!!! Pois bem, só que a entrada neste mercado foi turbulenta, perdi boa parte de capital. Agora melhorei, já parei de perder.rsrsrs Estou há mais de um mês estudando robôs investidores, até já coloquei em conta real, funciona bem. Muito sucesso e agradeço.

    Responder
  12. Julio Cesar Soares de Oliveira

    Boa noite Roger Batté, acredito que até que em fim encontrei um homem sério que fala sobre este tema, parabéns pelo trabalho e sinceridade, sou Pós Graduado em Administração e Finanças e apaixonado por este tema, porém todos nós sabemos que estas formações escolares nos apresentam o mercado e seus player porém não nos ensinam nada sobre como opera-lo. Estou tentando operar a dois meses após muito estudo mais quase desistindo. Cheguei a pensar e acredito que até estou achando que é ilusão, pois simulei vario ganhos e quando passei a operar de verdade parece que a bolsa caças meus stops. Preciso de uma esperança, é possível viver como trader? Tenho R$ 5000,00 reais na conta corretora XP, uso um gráfico gratuito, (kkkkkk)e um notebook. Parece piada mais é sério, sou casado, minha esposa esta tendo paciência em me ver tentado ser trader. Hoje fiz uma aventura operando míni-índice, entrei na operação no rompimento de um suporte por volta das 10h30min, consegui alcançar meu alvo 300 pts abaixo com stop 100 pts acima na resistencia do gráfico de um minuto. Tenho apenas estes R$ 5000,00 em conta, mais o pagamento da minha esposa que são R$ 2000,00 por mês e 9000,00 no tesouro direto presos por 5 anos.

    Você poderia me ajudar? Será que devo parar?

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Julio, se é isto que gosta fazer não desiste. Mas se você entrou nisto só porque parece fácil ganhar dinheiro, não insiste. Mas parece que já entendeu isto.
      Deixa eu te passar algumas dicas operacionais:
      1- Suas chances de ganhar ao entrar num trade é somente de 50%. Portanto tem que pensar da seguinte maneira: qual informação tenho que me permite de achar que vou ter só um pouco mais do que 50% de chance de ganhar. Mas tem que entender que os outros traders profissionais estão pensando assim então eles vão onde sabem que a maioria vai. Assim se um trader profissional tem que comprar uma grande quantidade de títulos ele vai onde a maioria esta vendendo. E onde a maioria esta vendendo? abaixo de um nível de stop ( o raciocínio é igual na alta ). Portanto compras de rompimento de resistências e vendas na perda de um suporte são péssimas operações em 90% dos casos. Só terá sucesso nas fortíssimas tendencias que ninguém segura.
      2- usar um gráfico gratuito ate ai tudo bem. Atualmente eu uso também mas uma única tela acho muito complicado operar. Os trades são rápidos demais para ter tempo de pular de uma periodicidade a outra. Na minha opinião não da para operar assim. Voc~e não tem as informações em tempo real e numa epoca onde os robos estão dominando o mercado suas chances de vencer são diminutas.
      Posso te ajudar mas não sei como…
      Quanto a parar é você quem sabe….

      Responder
  13. Francisco

    Boa noite Roger,otimo post,Parabens!!! Cara eu to iniciando agora nessa ramo de trader sou bem iniciante mesmo pra falar a verdade por hora estou estudando e gostaria de saber qual plataforma vc me recomendaria para iniciar assim que eu tiver uma base de mercado, pode ser até de corretoras mas porem que sejam eficientes tanto quanto as que vc aprensentou aqui ou até uma delas (obs: tenho conta nas corretoras; Clear,Xp,Rico,easyinvest) Obrigado,Abrç.

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      Não tenho uma plataforma em particular para te recomendar.
      Se quiser começar a operar DEMO com analise técnica , posso te recomendar a plataforma Tradezone da Clear (onde Você tem conta). Mas tem a plataforma gratuita da Rico, a Ricotrader que é uma plataforma desenvolvida em associação com a Nelogica.
      Se quiser já operar, pode utilizar uma destas duas que eu citei ( mas eu acho a corretagem deste pessoal um pouco alta). Se quiser ter uma corretagem bem mais em conta com uma excelente plataforma gráfica eu recomendo a Modalmais do banco Modal que tem a vantagem de ser DMA2 (Direct Market acces) e isto por 49 reais por mês se não fizer 49 reais de corretagem. Se fizer , neste caso a plataforma é de graça.
      Atualmente eu uso esta da Modalmais mais a plataforma Flashtrader da Clear para ler os fluxos de ordens (mas opero pela Modalmais). Então tenho um custo de 40 reais por mês de Flashtrader mas com uma corretagem de 0,20 por contrato e operação, e uma velocidade operacional perfeita(por conta do DMA2). Ideal para mim!!

      Responder
  14. João Gandolfi

    Boa Noite Roger

    Existe tambem um fee da BOVESPA de R$ 180,00 ? Você sabe como funciona ?

    Muito Obrigado

    João

    Responder
    1. Roger Batté Resposta do autor

      João, desculpe a demora em responder. Eu não conheço este fee da Bovespa. Eu sabia que a Bovespa tinha uma plataforma de aprendizagem onde se podia operar sem dinheiro e portanto sem assumir riscos. Um tipo de plataforma demo. Mas nunca cheguei a verificar como funcionava.

      Responder

Deixe uma resposta