DIAS DE PERDAS SUCESSIVAS : 3 TÉCNICAS PARA VOCÊ EVITAR ESTE PESADELO

 

desespero do trader na Bolsa

Você já se sentiu assim ?

Aquele frio na barriga e o coração batendo mais forte ?

Você tem certeza que desta vez será diferente …o trade será positivo!! Já esta com 4 trades negativos hoje , mas agora Você tem certeza  esta entrada esta certíssimo e o trade só pode se concluir de maneira positiva. Você inicia o trade e de novo é estopado.

Alguns momentos depois Você repita a sequência mais uma vez e mais uma e mais uma. Mas Você insiste o dia inteiro e feche o dia com uma perda astronômica.

VOCÊ ESTA COM MEDO E DESANIMADO  

desanimo e medo

Não é a primeira vez que isto acontece. Por sinal isto lhe acontece regularmente varias vezes a cada mês e consume todos seus ganhos do mês. Você não entende porque isto acontece e se convence que da próxima vez não ira mais cair nesta ciranda catastrófica.

A próxima vez esta decidido , no terceiro trade negativo ira parar ate o dia seguinte!!

Mas da próxima vez faz três trades negativos , tenta mais um e desta vez o trade é muito bom e apaga a perda acumulada inicial

Sua determinação foi para o brejo!

Alguns dias mais tarde terá nova perda pesada no dia . 

feliz e infeliz

 

Então leia este artigo que ira lhe ajudar a escapar desta situação e melhorar consideravelmente seus resultados financeiros nos Day Trading .

QUAL É A LÓGICA POR TRÁS DESTAS SEQUÊNCIAS DE PERDAS SUCESSIVAS ?

Se Você se reconheceu no cenário acima , então continue lendo este artigo ate o fim e volte nele a cada vez que um dia assim se apresentar. 

Entenda a lógica das perdas sucessivas sem limite.

Nas operações de day trades no mercado de risco , a linha separadora entre o trader e o apostador é muito fina. Num momento Você esta sendo muito racional e no instante seguinte age com total irracionalidade se deixando comandar pelas emoções.

E sabe porque isto acontece ?

Porque nosso cérebro possui duas partes ,  o inconsciente e o consciente , que se completam e não agem de maneira sincronizada. Primeiro nossas decisões são tomadas no inconsciente e só depois aparecem no consciente que da a justificativa racional.

O estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) explica que o ato de decisão se faz em três fases: 

  1. De forma inconsciente seu cérebro toma a decisão do que ira fazer.
  2. Esta decisão é transmitida a seu consciente que transforma esta tomada de decisão em sensação de que Você esta tomando esta decisão de forma racional.
  3. Você age da forma decidida pelo seu cérebro.

Pode constatar que tomamos milhares de decisões inconscientes durante nosso dia que não envolve o consciente , prova que todas as nossas decisões começam no inconsciente. Por exemplo naquele dia que decidiu que ia passear num parque com algum familiar. Seu inconsciente já decidiu que seria esta a sua atividade e associou a esta possibilidade , uma sensação de prazer. Mas no dia previsto, Você percebe que só falta um dia para entregar sua declaração de Imposto de renda e que seria mais prudente adiar sua caminhada para se dedicar a esta tarefa. Porém provavelmente ira passear justificando sua decisão pelo fato de ter que fazer exercício físico, ou que faz tempo que não vê aquela pessoa com quem ira passear. Ou seja seu consciente entrou em conflito com seu inconsciente e provavelmente este segundo ira vencer por mais irracional que é esta decisão, mas fornecendo todas as razões lógicas para apoiar sua decisão.

Algumas destas decisões do dia a dia são simples e exigem pouca energia por parte de nosso cérebro, mas outras como entrar num trade são muito complexas e baseadas em parâmetros mudando constantemente e que fazem que nosso cérebro gasta um volume colossal de energia .

Para limitar nosso consumo de energia, nos utilizamos gatilhos mentais que filtram a nossa tomada de decisão de modo que não tenhamos que fazer todo um trabalho de reflexão a cada uma delas.

NOSSO CÉREBRO AGE DE DUAS FORMAS : RÁPIDA OU DEVAGAR  

cérebro lento e rápido

 

Um estudo descrito no livro Thinking, Fast and Slow mostra que nossa mente age de duas formas: rápida e lenta.

Exemplos : 

  1. quanto faz 10×18,56 ?
  2. quanto dias faltam para chegar ate o fim do ano ? 

A primeira resposta vem rapidamente na sua cabeça, mas para responder á segunda terá que fazer alguns cálculos mais complexos e despender mais tempo e energia.

Assim quando Você esta numa situação onde terá que tomar uma decisão rápida numa situação complexa, sua mente irá simplificar o problema para poder tomar a decisão imediatamente.

Esta filtragem valida nossas escolhas usando diretrizes que nosso cérebro adota para diminuir o esforço ao realizar uma reflexão. Estas diretriz tem o nome de gatilhos mentais.

Continue lendo para conhecer os 3 gatilhos mentais que levam Você a ser desastroso nos trades repetidamente.

GATILHO N°1 : A ANTECIPAÇÃO

” A melhor forma de prever o futuro é cria-lo ” Alan Kay

antecipar lucros

 

 

Os criadores de publicidade sabem usar isto com eficiência: eles tem que criar na sua mente a perspectiva da felicidade ao comprar o produto ou serviço que eles estão apresentando. Como o futuro é incerto , nós nos sentimos confortáveis com boas perspectivas.

Este conceito trazido para o ambiente do trade explique parte da razão pela qual nos podemos iniciar o dia com trades negativos. 

Por alguma razão criamos um cenário do que ira acontecer durante o dia que esta por vir. Este cenário pode vir de uma analise gráfica do mercado, ou da leitura dos noticiários. Na realidade pouco importa a origem. O fato é que criou estas imagens no seu inconsciente e agora este antecipe o prazer do trade vencedor.

Vamos supor que criamos a ideia que o mercado ira subir hoje. O mercado abre e nosso inconsciente procura todas as razões lógicas para validar nossa decisão de comprar. Nosso consciente analise corretamente o momento que é de queda, mas a cada repique temos uma vozinha la no fundo que nos diga: agora vai !! é compra !! Você compra e logo o mercado insiste em cair mais !!!

Isto lhe lembra alguma coisa ??

COMO FUGIR DO GATILHO DA ANTECIPAÇÃO ?

Acabamos de constatar que estas entradas repetidas contra produtivas, estão ligadas a um esquema de antecipação do prazer obtido quando da execução de um trade vencedor dentro de um cenário mentalmente preestabelecido. Adquirindo a consciência que este cenário esta atualmente errado, precisamos mudar ele no nosso inconsciente usando técnicas de modelagem mental como o gerador de novos comportamentos, técnica de neurolinguística.

Eu estou usando esta técnica e esta funcionando bem para mim. Será que não gostaria que funcionasse tão bem para Você também?

Então segue os passos abaixo : 

Passo 1: Decida que você quer ter um novo comportamento ao entrar num trade

Passo 2: Diálogo interno.

Pergunte-se: “O que desejo fazer de forma diferente? Como eu me sentiria se estivesse fazendo um trade realmente vencedor hoje , agora ? imagine a sensação prazerosa ao executar um trade positivo ”

Passo 3: Relaxe.

Deixe as imagens e os sons emergirem. Olhe para cima a direita e veja a si mesmo analisando exatamente e tecnicamente o gráfico na sua frente , sem interferências emocionais e decidir a entrada, o objetivo do trade e o stop-loss somente em função desta leitura. Se isso for difícil, pense em algum trader de referencia que faça isso muito bem e olhe e ouça essa pessoa lhe mostrando como fazer certo em sua imaginação. Finja que é diretor de seu próprio filme. Você deseja fazer com que esse filme seja o melhor possível. Edite-o até que esteja completamente satisfeito.

Passo 4: Associe-se à imagem.

Quanto estiver satisfeito, associe-se à imagem. Agora imagine que está efetivamente fazendo o que viu. Olhe para baixo e acesse o sistema cinestésico. Como se sente? Se não lhe parecer certo, estiver ainda confuso, volte para o passo três e faça ajustes adicionais. Recomeça quantas vezes for necessário para conseguir o objetivo.

Passo 5: Ancore a pista ou gatilho.

Quando estiver satisfeito com seu desempenho de uma perspectiva associada, pense em que pista o lembrará de usar essa nova habilidade no futuro. Ancore-a.

Passo 6: Faça uma ponte ao futuro.

Imagine esta pista disparando. Imagine-se respondendo de sua nova maneira e desfrute da sensação que tem em relação a isso.

É possível que não consiga na primeira tentativa, mas após vários ensaios irá começar a dar resultados e sua felicidade em corrigir este gatilho ira aumentar seu retorno.

GATILHO 2 : A ESCASSEZ

escassez

Por varias vezes ficou com duvida se era para entrar num trade, e deixou de ganhar um bom dinheiro ao ver o dito trade evoluir como tinha previsto. Depois demorou algum tempo para o mercado fazer um movimento igual e Você ficou desesperado de não ter realizado aquele trade.

Faz sentido para Você ?

Nos costumamos dar mais valor ao que é escasso. O pesquisador Daniel Kahneman comprovou que o sentimento de perda é muito mais forte do que o sentimento de ganho , sendo 1,5 a 2,5 maior.

Após ter vivido uma experiencia desta ( deixar passar o trade ), seu inconsciente lhe da ordens imperativa de entrar em trades pouco promissores, para não experimentar mais a dor da escassez.

O QUE FAZER PARA FUGIR DO GATILHO DA ESCASSEZ ?

O que eu faço ao perceber que estou sendo movido por um gatilho deste, é dar um tempo para analisar todas as oportunidades que apareceram nos dois últimos dias. São provavelmente varias dezenas!! E com este numero na cabeça, me convencer de que se deixar passar uma oportunidade, outra logo ira aparecer. Basta ter a paciência de esperar. Enquanto ela não aparecer, saia da frente de seu computador, vá tomar um café, conversar com alguém de sua família ou um amigo. Afinal é uma das vantagens de se fazer Day trade : a flexibilidade. Então aproveita !!

GATILHO 3 : A URGÊNCIA 

urgência nos trades

 

Este gatilho é muito parecido com o da escassez mas é ligado ao tempo e é muito mais danoso porque nos leva mais facilmente a uma condição de alta emocionalidade.

É uma das piores sensações que o ser humano experimenta: a impossibilidade de poder escolher. Depois do momento exato para entrar no trade passar, e única escolha que o trader tem é ficar fora do trade. Como nos odiamos não ter o controle da situação, ficar impotente olhando coisas prazerosas acontecerem bem na nossa frente sem a gente participar, queremos entrar no trade já, sem que todas as condições estejam reunidas. 

Já se sentiu assim ??

Como fugir do gatilho da urgência ?

Ele se caracteriza pelo fato de seu inconsciente ter assumido completamente seu controle. Quando Você esta percebendo que Você quer fazer o trade custar o que custar, que seu coração aumentou substancialmente sua rapidez de batimento, que suas mãos começam a suar, pare imediatamente. Se afaste de seu computador durante uns 15 minutos. Relaxe, Faça alguns exercícios físicos de respiração para reassumir seu controle emocional e tome a decisão de somente reiniciar a operar após ter feito uma nova analise completa da situação. Novamente pode se ajudar com algum exercício de Programação neurolinguística.

CONCLUSÃO 

Para concluir este artigo sobre como eliminar os dias de perdas repetitivas, vale lembrar que nenhuma das técnicas acima serão validas se não souber o que esta fazendo e porque esta fazendo.

Estamos dominados pelas emoções continuamente. Este é nosso pior inimigo nos trades e se Você não se esforçar para corrigir estes gatilhos continuará em ter perdas repetitivas em determinados dias.

Por isto , aqui vão mais algumas dicas :

  1.  Prazer :Não se esqueça que todas as atividades do trade devem ser prazerosas. Se estiver com dor ao operar, não esta curtindo o que esta fazendo, o problema é que talvez Você não esteja gostando do que faz. Neste caso melhor reconsiderar sua atuação como day trader. 
  2.  Relaxe!! Opera relaxado. Se não estiver, não opera. Descansa primeiro. Amanhã é outro dia de boas oportunidades. Boas oportunidades aparecem todos os dias no day trade.
  3.  Não se distraia !! Quando operar, opere. Não é hora de responder a mídias sociais (mails , facebook , tweeter e outros), nem de participar de reuniões, chats e fóruns. Estes dois últimos são Everest de vaidade e portanto destruidores de auto estima. Ver aqui sobre fóruns , chats e outras redes sociais.

Espero que este artigo sobre como evitar dias de perdas sucessivas tenham acrescentado algo para você.

Caso tenha gostado do artigo, compartilhe-o nas redes sociais.

qual é o ponto que mais lhe marcou neste artigo ? escreva nos seus comentários. Vamos adorar saber!

3 Replies to “DIAS DE PERDAS SUCESSIVAS : 3 TÉCNICAS PARA VOCÊ EVITAR ESTE PESADELO”

  1. PabloF

    Show Roger, foi o melhor artigo que já li e bem sintetizado sobre controle emocional aplicada ao trading. Eu desisti de operar manualmente (só se for para brincar mesmo), hj opero apenas com robôs que eu mesmo programo. E no inicio ainda tinha o vício de desligar os robôs qdo achava que o dia seria ruim ou que a operação daria loss, mas isso é uma grande burrada. Acho primordial fazer backtests e seguí-los à risca! Isso aumenta substancialmente a confiança e as chances à nosso favor. Grande abraço.

    Responder
  2. Eduardo Lima

    Olá, Roger.

    Esse artigo é de Maio/2016, logo meu comentário está mais do que atrasado.

    Mesmo assim faço questão de me manifestar mais uma vez: excelente artigo, sobre tema essencial.

    Já nos falamos antes (5-6 meses), quando eu achava que era um principiante.
    Hoje, quando comecei a aprender o quanto ainda falta pra me considerar principiante, seus ensinamentos vieram de encontro justamente ao que estou vivendo no momento: já sei que o mercado é como um cavalo selvagem que não podemos domar, e mesmo assim, todas as vezes que ele passa à minha frente, eu pulo em cima, e tento continuar montado, sem ao menos ter onde segurar.
    Nem preciso falar o que sempre acontece…

    Suas palavras foram um alívio para a dor dos tombos.

    Obrigado, e abraços.

    Responder

Deixe uma resposta