DAY TRADERS NA BOLSA: OS 5 TIPOS PARA VOCÊ SE IDENTIFICAR

Já expliquei que não gosto participar de fórum e outras reuniões quando estou operando. Há dois motivos para isto. O primeiro é que a maioria destes fóruns são puras competição de vaidade… e isto faz mal aos trades… o segundo é que a realidade de cada um é de cada um e que em função disto cada um tem uma maneira diferente de reagir a determinados eventos.
Eu vou descrever abaixo, os diversos tipos de day traders que já encontrei e a realidade de cada um.
Esta lista não é exaustiva e não tem como objetivo de ridicularizar ou de vangloriar um tipo de trader ou outro mas tão somente de tentar ressaltar a importância da situação de cada um para a qualidade de seus trades em função de sua situação particular.

Para começar eu vou descrever aquela experiencia da viga para quem não leu ainda.

EXERCÍCIOS NA VIGA
Imagine uma viga de concreto de 100 metros de comprimento, 80 centímetros de altura e 50 de largura. Esta no chão… peço que cada um suba nela numa ponta e vai ate a outra ponta. Toda pessoa normalmente constituída ira fazer isto sem problema e muitos irão ate fazer cambalhotas em cima.
Agora vamos colocar esta viga entre dois pontos distantes a 100 metros de altura e vou pedir a cada um de novo de fazer a mesma coisa. Entenderam?… o que mudou ? Não a viga, mas a percepção que agora passou a ter do risco envolvido.
Vou portanto descrever cada tipo de trader em função desta percepção do risco que cada um tem em função de suas realidades.

Tipo 1 : o Day trader investidor

investidores
É o trader que tem uma fonte de renda estável, alto capital na conta bancaria mas quer remunerar o capital dele a uma taxa superior ao que o mercado oferece. Ele usa talvez ate 10% de seu capital para operar e faz algumas operações por semana no índice futuro (Bovespa ou dólar). Para este trader a viga esta no chão. Não tem nenhuma pressão psicológica e seu nível de acerto é provavelmente o mais alto. Se errar e fizer um trade negativo, ele nem chega a ficar chateado…não conhece o medo e não entende como os outros possam ter medo …
Na realidade este day trader é um investidor arrojado cujo a única preocupação é a remuneração do capital. É uma visão totalmente diferente de quem quer viver de operar. O problema é quando alguns destes traders querem dar lições de como fazer para quem não esta nesta categoria. Ele pode chegar ate a ser muito arrogante nas suas colocações e tratar quem não estiver nas mesmas condições, com muito desprezo. Se encontrar uma pessoa desta, vir as costas e esqueça.

Tipo 2 : o Day trader tranquilo

trader tranquila
É o day trader que tem uma boa fonte de renda e alguma disponibilidade de tempo para “arredondar ” sua renda. Não tem cargo de família, é jovem, mora ainda com os pais e conseguiu de alguma maneira juntar um pequeno capital (tipo 20 ou 30.000 reais).
Este trader tem a viga dele a uns 2 metros de altura. Se tropeçar sabe que pode se machucar, mas nada que possa apavorar. Perder dinheiro chateia ele mas não chega a prejudicar …o nível de acerto dele é bom. E ele também não entende como outros podem errar tanto…

Tipo 3 : O day trader preocupado

trader preocupado
Este trader tem uma outra fonte de renda, é casado, com filhos para sustentar, mas quer aumentar sua renda usando sua disponibilidade de tempo  operando o mercado. Geralmente tem pouco capital e perder uma pequena parte dele o deixa bastante inconformado.
Alguns destes traders entenderam que tem que ter uma boa administração de seus trades, sabendo cortar logo as perdas e deixando correr os lucros …mas a maioria esta perdendo dinheiro porque nunca chegam a ser profissionais. Levam esta atividade como uma oportunidade de fazer dinheiro fácil… e só perdem…
Estes traders, colocaram sua viga a 20 metros de altura, mas operam com rede de proteção e cinto de segurança…o nível de acerto dele já é mais baixo, o que o deixa inconformado …

Tipo 4 : o Day trader muito preocupado.

trader apavorado
é o Trader que vive ou pretende viver desta atividade.Tem família para sustentar e geralmente pouco capital (de 3.000 a 50.000 reais ). Menos capital tem, mais preocupado esta. Leva esta atividade muito a sério, já fez muitos cursos de AT, geralmente perde dinheiro por falta de manejo de risco e trade management. Para a maioria destes traders, consideram que o fato de perder dinheiro vem do fato de não terem encontrado o Set up perfeito que funciona sempre ou pelo menos 80% das vezes.
A maioria deles vivem estressado, angustiados e perdem dinheiro.
Uma minoria entendeu que o controle emocional é fundamental e que para atingir a tranquilidade operacional precisa ter um rigoroso controle de risco, um rigoroso controle do management do trade, ter um objetivo de ganho diário e parar quando atingido. Eles sabem que irão conseguir ganhar somente o que o mercado estará disposto a dar para eles. O nível de acerto deles é relativamente baixo, mas para quem conseguiu se tornar realmente profissional é altamente lucrativo. E mais dinheiro ganha, mais se aproxima do trader tipo 1.

Tipo 5 : o Day trader aloprado

trader desesperado
É o trader que esta endividado, tem família para sustentar, não tem outra fonte de renda e uns 500 reais para operar. Quer ganhar 2000 por mês sem ter nenhuma ou pouca preparação e fica muito bravo com todo mundo quando não ganha isto…claro que perde logo seus 500 reais, corre emprestar mais a quem possa dar para ele e perde de novo.
Este trader é como alguém que colocou uma viga no topo das duas torres do World Trade Center no dia 11 de Setembro fatídico e esta no meio da viga, sem qualquer tipo de proteção, já com um dos dois aviões tendo atingido seu alvo e perguntando se deve continuar para direita ou para esquerda… alguém duvida do desfecho da historia?
Se alguém esta lendo isto e esta nesta situação, recomendo que faça o seguinte :
Encerra a sua conta na corretora, recupera o que sobra de dinheiro e vá cuidar de resolver sua situação fora da Bolsa… não tem solução aqui para sua situação… lamento…

Porque não tem solução? Porquê o fato de trabalhar com um capital que não pode perder, leva Você a entrar numa espiral emocional que te coloca num cassino e não na Bolsa. Todos seus trades vão se tornar emocionais. E só ira acrescentar perdas a mais perdas.

CONCLUSÃO 

Quando alguém nas redes sociais quer fazer bonito e começa a se vangloriar de seus ganhos e debochar de quem não esta ganhando, lembre se que Você não sabe qual é a realidade dele e portanto não há porque se sentir inferior. Geralmente quem se vangloria desta maneira é:

  • ou aquele sujeito que perde regularmente mas desta vez fez um belo trade e vem mostrar o quanto ele é bom.
  • Ou aquele que não arriscou nada e portanto não ganhou nada em percentagem de capital.

2 Replies to “DAY TRADERS NA BOLSA: OS 5 TIPOS PARA VOCÊ SE IDENTIFICAR”

Deixe uma resposta