Análise Técnica : Inversão de mercado

Pronto… em vários artigos vou passar a descrever este sistema que é a conclusão de todo que venho fazendo desde o mês de Setembro passado para conseguir vencer neste mercado .
Primeiro precisamos entender melhor o que esta acontecendo na pratica no intraday .
Aqui no Brasil , desde fim de 2010 a Bolsa mudou substancialmente de natureza ..De 2002 a 2010 , o mercado era dividido entre : 40% pessoas físicas / uns 35% os institucionais brasileiros ( grandes fundos ) / uns 17% investidores estrangeiros e o resto dividido entre bancos e outros investidores …
Era um mercado pouco profissionalizado onde os verdadeiros profissionais faziam a festa escorchando as PF´s. Era fácil!!

A partir de 2011 as PF´s foram deixando o mercado rapidamente enquanto os investidores estrangeiros pegaram o lugar deles .Agora temos esta repartição : PF´s 14% /institucionais 33% /investidores estrangeiros  42% / bancos 7% …e o volume de dinheiro disponível na Bolsa deve ter caído pela metade mas não o volume negociado por dia .Como isto é possível ? simples : como não há mais investidores entrando e saindo do mercado , este não tem mais tendência , pois são estes investidores que criam tendência .Então sobra aos grandes traders girar varias vezes o capital disponível durante o dia para ganhar dinheiro .Ou seja não estamos mais num mercado de investidores mas sim de traders cujo a ação é puramente especulação de curto prazo .O problema é que contrariamente a o que muito querem acreditar, eles não se entendem : não há possibilidade da Merryll Linch se entender com o UBS ou o CS que também não tem interesse em se entender com o Morgan Stanley ou o Deutsch Bank. Então é guerra !!!

 

Todo dia , um grupo destas corretoras decidem que vão empurrar o mercado para cima …mas o outro grupo quer o oposto ..então passam uma boa parte da manhã brigando para ver quem ira ceder o primeiro.E aquele que ceder terá que fazer muito rápido para fechar sua oposição e não perder muito dinheiro.São os momentos de alta forte ou queda forte no intraday que acontece a qualquer momento. Assim na sexta feira, a LIQUIDEZ derrubou o mercado logo na abertura porque tinha decidido que ia vender sua posição comprada para passar o fim de semana mais “aliviada “…e assim matou o dia .Na segunda a Ativa não parou de comprar o dia inteiro ate os outros cederem no final da tarde .Ai o preço disparou para cima . Ontem , como o mercado internacional estava travado não aconteceu nada pois ninguém quis assumir nada …e nestes dias ninguém deixa o preço evoluir de um lado …fica este mercado completamente parado.

 

Pronto!!  e agora como nós as PF´s,  podemos agir em mercado totalmente imprevisível assim ?  Como não perder dinheiro e ganhar algum?

Antigamente (uns 2 anos atrás) dava para ver o mercado acumular ou distribuir e depois ir no sentido previsível . Agora é quase impossível.  Então como vencer ?

 

Para mim só tem 2 possibilidades : ou você aposta baseado em certos conceitos como expansão e retração de Fibonaci ou outro sistema qualquer… mas ai tem que ter um sistema de proteção de capital muito bem amarado e monney management afiado… o que a esmagadora maioria das PF´s não tem por falta de capital…

 

Ou então se vira para ficar o tempo todo no mercado mas de tal maneira a não perder dinheiro e estar dentro do movimento bom que acontece a qualquer momento imprevisível …
Durante meses trabalhei com a primeira hipótese e percebi que ainda precisava de um mínimo de tendência e previsibilidade…

Finalmente optei recentemente para a segunda opção e visivelmente é esta que funciona em qualquer mercado .Porém nos leva a comer muito capim para ter uma única moita de grama suculenta… ou seja nós leva a fazer muitos trades que no final não levam a nada para fazer um trade bom que nós faz ganhar muito dinheiro… e haja paciência!!!!
Vou passar a descrever este sistema nos próximos artigos…

 

 

2 Replies to “Análise Técnica : Inversão de mercado”

  1. MrHyde74

    Excelente o seu comentário Sr Roger. Esta é exatamente a maneira que tenho observado o mercado!

    Sobre isto, faço inclusive uma analogia: O mercado brasileiro era como o Pantanal na época das cheias. Vegetação abundante, grandes e gordas boiadas e vários rios infestados de piranhas e jacarés.

    Quando o fazendeiro precisava atravessar um destes rios com a boiada, mandava na frente aqueles bois velhos, doentes e magros para serem devorados e daí atravessava o rio sem ser incomodado com o resto da boiada. O fazendeiro, as piranhas e os jacarés ficavam satisfeitos, a boiada forte e sadia passava e aqueles mais fracos viravam "estatística". Existe até aquela expressão, "boi de piranha", que se aplicava bem as pessoas físicas na bolsa nesta época.

    Porém, veio a seca e a boiada minguou e adoeceu e morreu de sede, os rios foram secando e viraram córregos, os fazendeiros já não prosperavam mais… Mas as piranhas e os jacarés, por serem muito resistentes e não terem outra opção, continuaram nos mesmos lugares.

    E o rio acabou virando uma grande poça, onde piranhas e jacarés se devoram, num ritual diário de canibalização, rezando para que volte a época das cheias! E não poupam nada que se aventure a chegar perto desta poça… Antes comiam bois inteiros, agora traçam ratos, insetos e até sombra!

    Não está fácil operar neste mercado!

    Adorei ler seus textos, um amigo me recomendou e disse que eu ia reconhecer muito de minha opinião por aqui. Muito bacana, parabéns!

    Responder

Deixe uma resposta