Day trades: Controle de perdas

Eu me permito de retransmitir na integra um comentário recebido do Trader Leonardo. Este comentário é muito valioso mesmo! Representa o que 99,99% dos traders inclusivo eu, estão sentindo ultimamente

“Prezado Mestre, boa noite! Tá aí um dia realmente complicado de operar. Minha maiores dificuldades são: 1 – Identificar que estou em um dia ruim; 2 – Quando parar de operar neste dia ruim? Será que é apenas controle de risco, mas e se não for um dia ruim, mas apenas um inicio de pregão ruim? As melhores técnicas, setups e outras ferramentas já temos o domínio, mas saber identificar e ao mesmo tempo parar de operar um “dia Ruim” , isso é realmente difícil !! Acredito que quando tiver essa resposta meu desempenho nos trades vão melhorar bastante! ”

Então vou passar os resultados de minhas reflexões sobre este assunto .
As razão para a gente passar por um dia ruim são :
1-um mercado volátil com baixíssimo volume.
2-problemas pessoais como, falta de concentração mental devido a doença, preocupações com problemas pessoais, cansaço etc..
3- as duas razões juntas ….
Portanto como evitar entrar numa ciranda de perdas ?
Primeiro, evitar trabalhar em dias de baixo volume e alta volatilidade. São dias de perdas seguras… então porque perder tempo e dinheiro. São geralmente vésperas de feriado no Brasil , dias de feriado nos USA ….
Segundo  temos que reconhecer que o mercado atual não é feito para amadores .estamos passando sem duvida  pelo pior mercado que eu presenciei desde que comecei a operar em 2002 .É um mercado extremamente profissional que não permite o mínimo erro .Reconhecer isto , já ajuda em ter mais paciência conosco mesmo e não se desmotivar achando que ” os outros são bons e eu sou ruim “…procuram mensagens de todos aqueles que em Janeiro ultimo mostravam como eram muito bom em ganhar dinheiro …não vão mais achar …acabou !! Ganhar dinheiro quando o mercado esta em forte alta , todo mundo sabe fazer …o duro é fazer dinheiro num mercado como este agora …
Terceiro , quando a gente percebe que nós não estamos muito bem fisicamente e que a gente começa a executar trades perdedores , o melhor a fazer é ir descansar .Uma das coisas que eu faço na parte da manhã antes de começar os trades é escrever numa ficha preparada para isto , se eu estou bem fisicamente , mentalmente , e moralmente …se a ficha não estiver 100% positiva , eu sei que vou ter que redobrar de concentração e principalmente não insistir em fazer trades se estiver dando errado logo no inicio do dia .
Então para voltar a indagação do Leonardo , o que fazer nos dias onde a gente começa a perder dinheiro consistentemente?…
Primeiro tem que reconhecer que estamos num dia ruim. Vou de novo falar do jogo do “Scrabel” que jogo com minha esposa. Para quem não conhece , vou explicar em que consiste o jogo .Trata se de formar palavras num tabuleiro , usando 7 letras tiradas ao acaso num saquinho .Cada letra tem um valor de 1 a 10 , sendo que as consoante valem mais do que as vogais que todas valem só 1 , e que para formar uma palavra a gente precisa de vogais E consoantes .Acontece que certos dias , por alguma razão que eu não sei explicar , a gente só tira consoantes …e por mais que chacoalha o saquinho , um dos jogadores só tira consoantes… E detalhe: a ultima vez que aconteceu comigo, pedi a minha esposa tirar as letras para mim e ela tirou… somente consoantes! Ou seja, qualquer seja o que eu fizer, naquele dia só ira sair errado …
Quando a gente opera em day trade é a mesma coisa.Tem dias onde começa a operar e começa a acumular trades errados… então se afasta de seu computador, relaxa, volta meia hora mais tarde e…continua a perder do mesmo jeito…e se continuar a operar , ira continuar assim o dia inteiro …melhor parar cedo …e a sensação que a gente tem é que o “mercado foi uma droga ” .Acontece que quando a gente analise o que fez durante o dia , de repente percebe que foi você que não entendeu nada do que estava acontecendo…”porque fiquei cego?”. Então o que fazer quando acontece um destes dias? :

a– parar depois de 3 ou 4 trades negativos seguidos… parar para o dia… é o melhor a fazer… eu sei que as vezes é difícil… eu mesmo tenho ainda dificuldade nisto , mas se não parar , a gente entra logo numa sistemática de querer se vingar do mercado e recuperar a perda e isto só nos faz passar do racional ao emocional… e com emoções não da para operar trades : é perda assegurada …
se não conseguir parar , pelo menos observa as seguinte regras :
– fixe-se um limite de perda diária rigorosa que não pode ultrapassar sob nenhum pretexto.Divide este valor em 3. Eu uso geralmente um limite de 10% de perda diária .E 3% de perda limite por trade .Assim eu sei que só tenho 3 trades estopados seguidos para operar .Se meu primeiro stop for de 3% , o trade seguinte eu passo a 2% …e se for estopado mais uma vez , eu cai para 1% , e se for estopado mais uma vez eu só vou entrar com 1 contrato no mini ou com 100 opções .Chegando nisto , meu objetivo não mais ganhar dinheiro mas retornar a trades positivos .Uma vez voltado a trades positivos , eu posso aumentar meu cacife progressivamente …
b-ter um limite de perda por dia rigorosa… e nunca ultrapassar este limite… este hoje em dia eu consigo observar. As vezes, em dia muito volátil a gente atinge logo este limite… se for o caso , cai fora bem rápido… se continuar assim o seu dia vai ser um belo desastre !!
c-Aceitar a ideia que existem dias ruins que serão seguidos de dias bons… portanto que é muito melhor não insistir nos dias ruins .
d– se conscientizar que se a gente não estiver capaz de controlar nossa capacidade em não participar do jogo, então é que ainda não temos o controle emocional necessário para vencer como day trader e é agora este ponto que temos que trabalhar… ou seja tirar o foco do trade para se focalizar na gente, na nossa maneira de viver, de nós comportar com os outros, etc… alguém que perde paciência rápido, terá sérias dificuldades em vencer no day trade.

É o que posso colocar sobre este assunto e espero ter ajudado em alguma coisa.

5 Replies to “Day trades: Controle de perdas”

  1. Ricardo

    Falou tudo…operar sem disciplina e auto-controle faz mal até a saúde no meu caso, arrebanta seu psicológico fazendo nos sentir um lixo. Disciplina e disciplina SEMPRE!!!

    Ricardo

    Responder
  2. Leonardo

    Prezado Mestre, Só consegui ler seu post agora. Achei excelente e com certeza vai me ajudar muitos e a muitos outros Traders também! Muito obrigado e continue com o excelente trabalhe! Forte Abraço!

    Responder
  3. Roger Batte

    Daniel…e acredite …não é fácil continuar a postar …você não imagine a quantidade de mails mal criados que eu recebo de gente que acham que iam ganhar dinheiro fácil e se dão conta que não tenho nenhuma receita pronta…nenhum santo Graal que permite de virar milionário em algumas semanas …se eu tivesse eu já não estaria mais operando …vou continuar mostrando que ganhar dinheiro na bolsa é possível mas não é fácil…precisa se profissionalizar muito para atingir algum resultado consistente e isto não se faz em algumas semanas ….

    Responder

Deixe uma resposta