Como operar em dias congestionados

 

O Marcos me pergunta como ficar de fora de dias congestionados como o de ontem e como saber que é um dia assim.

A maneira mais simples de saber é perdendo dinheiro. Assim: você  vê uma oportunidade pelo seu set up, entra corretamente e é imediatamente estopado. Espera um pouco, e finalmente o mercado te mostra uma nova oportunidade de entrar, muito clara, sem ambiguidade nenhuma, você entra e é de novo estopado. Se realmente fez tudo certinho, então é porque o mercado não vai a lugar nenhum e o melhor é ficar de fora, ou comprar quando caiu e vender quando subiu.
Você pode checar isto olhando a posição relativa das médias. Se elas estão todas juntas é que o mercado não consegue mais pegar uma direção.
Precisa entender como são formados os preços. Uma tendência é criada pela força relativa de um lado (comprador ou vendedor) maior do que o outro. Os grandes traders, não atuam em função de tendências, mas por médias. Quando querem comprar, compram quando o preço esta caindo e vendem quando o preço esta subindo. Então suas sucessivas compras ou vendas fazem os preços oscilarem com maior ou menor velocidade, e criam assim zig zag maiores ou menores nos tempos gráficos diversos. Estas médias de compras e vendas deles são representadas pelas médias. Portanto quando um preço se afasta de uma média, uma das partes está descontente e irá fazer de tudo para trazer o preço nesta média, porque é nesta média que ele quer comprar ou vender. Assim a gente percebe uma tendência, comparando uma média a uma outra. Portanto se todas as médias estão juntas, quer dizer que o mercado chegou a um consenso de compra e venda naquele momento e está satisfeito com este consenso. Somente um evento muito forte pode quebrar este consenso, o que é pouco provável acontecer durante um dia. Geralmente, somente um gape de abertura no dia seguinte irá quebrá-lo… Mas naquele dia não há o que esperar do mercado a não ser uma congestão mais ou menos ampla dependendo do afastamento das médias. Vamos observar os 3 gráficos do MINI, ValeB43 e PetrB24, ontem: podemos ver que todas as médias estão juntas, e juntamente com o PPE, no caso da Vale e do Mini. Portanto, nestes dois papéis qualquer evolução numa direção era pouco provável. E portanto não havia nada para fazer. No caso da Petrb24, as médias estavam um pouco mais afastadas, e permitiu dois pequenos trechos de tendência. Mas o melhor neste caso era ficar de fora, pois só deu para  perceber estes dois movimentos após terem acontecidos .
Coloco abaixo os gráficos dos três papéis, após ter retirado os preços. Só deixei as médias e o PPE para ficar mais claro.

 

 

 

3 Replies to “Como operar em dias congestionados”

  1. Felipe Graton

    Roger, seu blog esta otimo em conteudo, sou cursante de economia na federal de uberlandia e espero que voce continue postando por muito tempo, pois tem sido uma fonte mto grande de aprendizado pra eu que quero inicar nos investimentos na bolsa. E se possivel, responda uma pergunta minha: pra quem ta comecando, alguma restricao quanto ao tipo de analise? pois eu gostaria de comecar com analise tecnica e se possivel em day trades, porem nao conseguiria mais de 3mil de capital inicial, obrigado

    Responder
  2. Roger Batte

    Felipe …se quiser ser day trader , não tem escolha : terá que começar pela Analise Técnica.
    Quanto ao capital de 3000 reais , eu acho que o tamanho é ótimo…de 2 a 5000 reais para começar.Mas tem que ter consciência que pode perder a maior parte deste capital , ou mesmo tudo….dependendo de como ira começar….

    Responder

Deixe uma resposta