SOBRE OS HORARIOS E DIAS DE TRABALHO

O mercado anda em função daqueles que o fazem: os traders. Estes são pessoas humanas que precisam se alimentar e descansar. Portanto nada de mais normal que o ritmo dos dias seja ditado em função da presença deles no mercado. Eles têm um horário de trabalho que é interrompido pelo almoço, aqui e nos USA de quem o mercado brasileiro depende. Teremos assim horários nobres onde o volume de negócios é alto, horários fracos e horários onde o volume é tão baixo que é melhor não perder tempo e dinheiro.

A tarde que é sem dúvida o pior momento do dia para se fazer trades. Neste horário vazio, quem opera são os robôs das tesourarias que movimentam grandes volumes pelo horário, mas com pequenas variações. Fazem girar o dinheiro escalpando alguns centavos de cada vez. No caso das opções, podem levantar o preço de 4 ou 5 centavos, para empurrar de 6 para baixo, levantar +5, jogar -6 e assim por diante. Quem olhar o gráfico de 1 minuto poderá ver os preços pulando para cima e para baixo e as barras de volumes quase inexistentes. NÃO OPEREM ESTES HORÁRIOS …SÃO IMPRATICÁVEIS !!

E se quiser operar porque não resiste, entenda que precisa ficar completamente alheio a qualquer raciocínio. A única coisa que funciona é : caiu? compre! Subiu? venda! se por infelicidade sua, tentar aplicar as regras da Análise técnica como pivot, médias e indicadores, só vai perder dinheiro!!
Estou colocando abaixo um quadro onde aparecem estes horários nobres, fracos e inviáveis para os horários de Inverno / Verão do Brasil e dos USA. Observem e se adaptem …

Quanto aos melhores dias para se operar, dias também existem regras : vésperas de feriado, dia de jogo de futebol da copa do mundo, sextas-feiras à tarde, dias de importante decisão no mercado (taxa de juros nos USA por exemplo), são dias de fraco volume e portanto sujeito á ação dos robôs das tesourarias. Se operar num dia desses, faça-o com baixo volume. Reduza suas posições, porque a probabilidade de perder dinheiro é altíssima. O melhor é ir passear… fazer outra coisa.

 

Por fim, à cada dia deve ficar atento aos horários de publicação de forte indicadores nos USA. Geralmente para o Day trader, são momentos de forte movimento no mercado e portanto momentos ideais para serem estopados… se protejam e se possível não fiquem posicionados nestes horários. Na minha análise diária do mercado eu coloco estes horários…observem!

 

Deixe uma resposta