Qual opção escolher para fazer day trades

Qual é a opção certa a ser utilizada numa operação Day Trade : OTM, ATM ou ITM ?
Não existe uma resposta certa pois depende de numerosos critérios.
Primeiro : as regras autorizadas ou impostas por sua corretora
Segundo : a sua tolerância á perdas
Terceiro :  sua esperança ou necessidade de retorno
Quarto : os custos envolvidos
Quinto : o momento da operação
Vou passar a descrever cada item.

 

Primeiro : as regras da corretora
A meu conhecimento existem duas maneiras autorizadas pelas corretoras de operar opções a seco. A mais comum é pelo seu capital disponível na corretora. Neste caso pode comprar ate 100% do seu capital mas pode vender a descoberto somente 25% deste capital. Neste caso é preferível operar opções ATM pois tem um valor em torno de 1, 00 real e a principio tem um potencial de movimentação melhor e a liquidez é total. Portanto a priori, seria a opção que daria a melhor relação potencial/risco.
A segunda maneira autorizada por certas corretoras é a de liberar a operação por quantidade de opções, correspondente ao valor do capital. Neste caso não tem limitação para vender a descoberto. Por exemplo  a corretora libera 10.000 opções para comprar ou vender a descoberto, qualquer seja o valor da opção. Assim pode comprar ou vender 10.000 opções a 1,00 real ou 3,00 real (alavancado) ou a 0,20 reais ( sub-alavancado). Neste caso, operar opções ATM seria a melhor solução já que não trabalharia alavancado e operar opções OTM não tem sentido por levar a trabalhar com uma parte ínfima do capital disponível : sem interesse. Mas em mercado em tendência forte operar alavancado pode se tornar muito interessante mas evidentemente muito mais arriscado : não tem almoço grátis!!

 

Segundo : a tolerância a perdas
Operar opções ITM é muitas vezes mais arriscado porque pode sofrer de falta de liquidez, e neste nível o valor da opção estando mais elevado, podemos perder ate 3 ou 4 % por falta de liquidez e sendo alavancado isto pode representar um belo rombo no seu capital!
Operar opções OTM é altamente arriscado. Uma opção a 0,20 perde 5% a cada centavo perdido!!
Novamente operar opções ATM é a melhor solução em termos de risco.

 

Terceiro : a esperança de retorno
Ai complica! Qualquer que seja suas expectativas, a esperança de retorno muda de um strike ao outro e em função do tempo restante ate o vencimento.
Por exemplo, operar uma opção OTM a 1 mês do vcto pode ser uma fria. Mas operar a mesma opção a 3 dias do vencimento e em mercado fortemente altista pode dar pulposos lucros… Neste aspecto não há regras.

 

Quarto : os custos envolvidos
Este item é principalmente relevante por quem opera com corretagem pela tabela Bovespa. Neste caso o valor operado pode influenciar fortemente o resultado. Portanto, neste caso operar opções muito ITM pode se tornar inviável. Sob este ângulo operar opções OTM pode ser mais vantajoso.

 

Quinto : o momento da operação
Operar uma opçõe OTM a 1 mês do vencimento não é muito razoável mas a alguns dias do vencimento pode se revelar muito interessante. De mesmo, vender um opção muito ITM em mercado de baixa a alguns dias do vencimento pode dar polpudos lucros. Para levar o tempo em conta da melhor maneira possível, nada melhor do que conhecer perfeitamente os ciclos do papel, a natureza das opções e a natureza do mercado para poder não cometer erros.

 

Em resumo
Se juntar todos os itens acima, é fácil ver que na maioria das vezes, a melhor escolha é operar opções ATM… são estas que oferecem quase sempre a melhor relação beneficio / risco. Mas não é uma regra. Dependendo do que pretende fazer e quais são suas expectativas relativas ao mercado pode chegar a ser mais interessante trabalhar com uma opção OTM ou ITM…

 

Atualmente (penúltima semana antes do vencimento da série J de 2010 ), estou trabalhando com a Valej46 e a PetroJ24. Mas se o mercado continuar a subir semana que vem posso passar a operar a ValeJ48… Como opero por quantidade de opções, prefiro operar opções com valores em torno de 1,50 a 2,50, pois neste caso uma pequena variação de preço em % me da maior retorno absoluto… mas é também mais arriscado!
Se eu fosse trabalhar com valores monetários, eu estaria trabalhando com a ValeJ48 ou talvez 50 pois ia me dar maior numero de opções e portanto maior rentabilidade por % de variação… depende de cada um e de suas realidades …

 

2 Replies to “Qual opção escolher para fazer day trades”

  1. Flexões

    Roger,

    boa noite. Antes de mais nada, gostaria de te parabenizar pelo excelente blog, com conteúdos bem interessantes e elucidativos.
    Gostaria de saber qual corretora você trabalha? Não são todas que permitem operar com opções a descoberto.
    E também, vi que utiliza uma planilha em Excel com dados de mercado. Me parece que você linka os dados via DDE (certo?). Onde consegue estes dados diretamente (participação de investidores estrangeiros, por exemplo).
    Obrigado.

    Responder
  2. R. Batte

    a minha corretora é a Interfloat …mas muitas corretoras permitem sim , mas geralmente poe um limite do tipo : pode vender ate um quarto do capital depositado na corretora …a Interfloat libera por quantidade de opções. Se tiver 10.000 reais te permite de vender 10.000 opçoes de 2,50 reais ou de 0,20 …você escolhe mas não podera vender mais de 10.000 …isto inibe os trabalhos muito mais arriscados com opções OTM de baixissimo valor …
    Quanto a planilha que eu coloco todo dia , não é linkada não …eu copio todos os dados cada dia …ja faz uns 5 anos …leva uns 40 mn cada dia mas vale a pena para saber como anda o mercado do dia e permite de olhar para o mais longo prazo…por exemplo podemos ver pelo movimento dos bonds que daqui a uns 3 ou 4 meses teremos provavelmente um forte movimento de queda …é provavel historicamente …isto não quer dizer que vai acontecer , mas não custa nada ficar alerta …e antes disto não estou esperando forte mvto de queda …correção sim , mas queda não …é fundamental para o Day trader saber em que agua esta navegando , senão vai levar bordoada de graça….

    Responder

Deixe uma resposta